Trilha de Segurança do Trabalho
Acesse abaixo, em cada competência, sua descrição, temas, modalidades e as primeiras opções de aprendizagem.
E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação e Normativos de Segurança no Trabalho e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação e Normativos de Segurança no Trabalho (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos federais e estaduais) para consolidar suas análises, registros e ações preventivas de maneira segura e assertiva.
Principais Temas:
– Normas Regulamentadoras 1, 3, 4, 5, 6, 9, 10, 11, 12, 13, 15, 16, 17, 18, 20, 21, 23, 24, 26, 33, 35 (Portaria 3.214/78)
– Conteúdo especial sobre NR29 – Saúde e Segurança no Trabalho Portuário
– Normas de Procedimento Técnico (NPTs do CBMPR)
– NHO – Normas de Higiene Ocupacional (Fundacentro)
– Instruções Normativas INSS (PPP)
– Instruções normativas sobre o eSocial
Modalidades e duração:
Presencial:
– Grupo de estudo com vários setores;
– Pesquisas sobre jurisprudência do setor de segurança;
À distância:
– Cursos em EAD;
– Vídeoaulas.
Média duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho
E1. Domina processos de controle e fiscalização, além das normas, leis e procedimentos de segurança do trabalho nos níveis federal, estadual e municipal, assim como os parâmetros da OIT, IMO, OMS e MTE, atualizando os procedimentos internos.
E2. Atua de forma a prevenir acidentes de trabalho, incêndios e outros tipos de riscos, orientando os demais setores e estando apto a socorrer quando necessário.
E3. Implementa e dissemina o uso de ferramentas e boas práticas de gestão da segurança.
Principais Temas:
– Regulamento do Sistema de Gestão Integrado – Saúde e Segurança do Trabalho da APPA (OS 173/2020)
– Procedimentos Operacionais de Saúde e Segurança do Trabalho da APPA
– Metodologia de investigação de acidentes do trabalho e implementação de ações para evitar reincidência
– Plano de Ação de Emergência (PAE/PCE)
– Plano de Ajuda Mútua (PAM)
– Ferramentas de abordagem Comportamental
– Análise preliminar de riscos e permissões especiais para trabalhos de risco
– Fiscalização focada na resolução imediata de problemas operacionais
– Gestão de indicadores de SST
– Ferramentas do sistema de gestão de SST da APPA
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Simulação e estudo de caso
À distância:
– Cursos em EAD
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.portaleducacao.com.br/curso-online-administracao-seguranca-no-trabalho/p
E1. Demonstra conhecimento e realiza o devido acompanhamento do cumprimento do PCMSO, incluindo cronograma de exames e campanhas de maneira organizada e abrangente.
E2. Realiza o monitoramento preventivo de saúde e acompanhamento dos funcionários quanto aos riscos ocupacionais de maneira organizada e abrangente.
E3. Planeja e orienta adequadamente os funcionários quanto a ergonomia, bem-estar e qualidade de vida no trabalho conduzindo projetos e ações para seu aprimoramento contínuo.
Principais Temas:
– Norma Regulamentadora NR-7 (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional)
– Conteúdos direcionados à gestão ocupacional e controle dos atestados de saúde ocupacional
– Programa de Proteção Auditiva (PPR)
– Programa de Proteção Respiratória (PCA)
– Conteúdo sobre campanhas de prevenção de saúde
– Conteúdo sobre mapeamento de doenças pré-existentes, possíveis agravos à saúde e medidas preventivas
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/gestao-de-seguranca-e-saude-no-trabalho-50-horas/
https://www.udemy.com/course/saude-e-seguranca-no-trabalho/
E1. Adota postura colaborativa e cooperativa com a equipe de trabalho, compartilhando informações e conhecimento nas atividades e desafios diários.
E2. Respeita os colegas de sua equipe e demais colaboradores e superiores.
E3. Ajuda os colegas em suas atividades e procura auxílio quando necessário, aproveitando assim as expertises de cada membro da equipe.
Principais Temas:
– Colaboração;
– Divisão do trabalho;
– Transparência;
– Empatia;
– Gestão de conflitos;
– Grupos x equipes coesas;
– Disponibilidade em ajudar;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência;
– Tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Como lidar com equipes heterogêneas;
– Coesão e atingimento de metas coletivas
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração.
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/gestao-projetos-pequenas-equipes/
https://www.udemy.com/course/curso-de-inteligencia-emocional-para-trabalhar-em-equipe/
E1. Compreende as dificuldades de maneira equilibrada, não se prendendo ao problema, mas sim buscando múltiplas formas de solução.
E2. Estrutura o contexto, a definição do problema, as alternativas de solução e seus impactos para todos os envolvidos antes de direcionar a ação.
E3. Procura demonstrar atitude positiva e analisar situações adversas com temperança.
Principais Temas:
– Análise de processo decisório, alternativas, causas e consequências, caminho crítico, riscos (árvore de decisão, diagrama de Ishikawa, 5 porquês);
– Técnicas de resolução de problemas baseados em informação;
– Análise sistêmica;
– Gestão de conflitos;
– Planos de ação;
– Comunicação de soluções e agenda positiva.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e análises de casos;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD
– Leitura de livros sobre análises de casos
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/analise-e-solucao-de-problemas-com-8d/
E1. Apresenta posicionamento coerente com as normas, procedimentos legais e os códigos de ética e conduta da Portos do Paraná.
E2. Atua com ética, respeito, transparência e profissionalismo na execução de trabalhos e projetos, inclusive quanto à assiduidade, pontualidade e cumprimento de prazos.
E3. Mantém a devida impessoalidade, discrição e sigilo sobre as informações e acontecimentos sensíveis ao ambiente de trabalho.
Principais Temas:
– Código de Ética;
– Inteligência emocional;
– Cumprimento de normas e procedimentos internos;
– Confiança;
– Sigilo;
– Profissionalismo;
– Disciplina;
– Bom senso;
– Transparência;
– Compromisso com o trabalho.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e vivências comportamentais;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
EAD.
Curta duração.
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
E1. Antecipa-se e supera desafios, define corretamente as prioridades, propõe ações e executa suas atividades concretizando as metas estabelecidas.
E2. Busca conhecimento que agregue a realização das suas atividades, atuando com segurança e exatidão, garantindo bons resultados.
Principais Temas:
– Estabelecimento de metas;
– Alinhamento de objetivos;
– Administração do tempo;
– Engajamento;
– Diagnóstico de cenários;
– Cumprimento de metas;
– Proatividade;
– Técnicas de priorização (80/20), importância, impacto urgência;
– Plano de ação assertivo.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Coaching;
– Treinamento on the job com outros colaboradores (colegas);
À distância:
– EAD
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas, análise de casos;
Curta duração.
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/333/?area=8
https://www.udemy.com/course/lideranca-com-foco-em-resultados/
E1. Elabora textos, documentos e relatórios precisos e coerentes utilizando-se da linguagem técnica e objetiva.
E2. Consolida e sintetiza informações de forma estruturada na redação dos documentos.
E3. Segue padrões de redação e formatação estabelecidos com precisão gramatical, coesão e coerência, buscando manter ou aprimorar a qualidade dos documentos elaborados em sua unidade.
Principais Temas:
– Formatação de documentos e padronização
– Estilos de linguagem
– Coesão, coerência e argumentação
– Síntese e concisão redacional
– Principais aspectos da acurácia gramatical
– Terminologia técnica da área
– Análise do contexto, triagem dos aspectos relevantes, consolidação de ideias e clareza de apresentação de fundamentos.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– Cursos em EAD
Curta duração.
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Controle Interno para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Controle Interno para lançamento e gerenciamento de informações sobre: ocorrências, desvios comportamentais e não conformidades, fiscalizações, informações de acesso, riscos e indicadores.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais Temas:
– Sistema Senior (módulo de SST, bloqueio de acesso de pessoas)
– Sistema APPAWEB (arrendamento, programação de navios, bloqueios de veículos, gerenciamento de SEV)
– Sistema porto sem papel (aprovação de cargas perigosas)
– Sistema e-protocolo (movimentação de protocolos/processos dentro da empresa pública)
– Sistema GMS (gerenciador de estoques, cadastro de produtos)
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva (ex: pelo fornecedor da solução);
À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação de Empresas Públicas e Órgãos Reguladores e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação de Empresas Públicas (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos) para consolidar suas análises e registros de maneira segura e assertiva.
Principais Temas:
– Peças administrativas/processuais junto aos órgãos de fiscalização (IBAMA, IAT, TCE/PR etc.);
– Leis dos Portos (12.815)
– Lei de compras para empresas públicas (13.303)
– Conhecimento de normas da ANTAQ;
– Metodologia de acompanhamento as normas.
– Lei 13.303/2016 (Estatais)
– Normativa ANTAQ 3274;
– Regulamento interno;
– Padrões e convenções portuárias internacionais.
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
E1. Atua com empenho, iniciativa e agilidade no atendimento a demandas e na solução de problemas.
E2. Visualiza oportunidades de melhoria, propõe e aplica ajustes nos processos de trabalho.
E3. Demonstra responsabilidade para antecipar-se e mitigar erros, problemas ou riscos visíveis.
Principais Temas:
– Ética e os princípios do servidor / empregado público
– Administração do tempo: como lidar com demandas simultâneas, prazos e qualidade
– Antecipando riscos, resolvendo problemas e ganhando tempo
– Iniciativa e inovação no trabalho
– As virtudes e a satisfação pessoal do empregado público.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual;
– Mentoria do gestor imediato;
– Aula expositiva dialogada;
À distância:
– EAD
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/colaboracao-criando-equipes-de-alto-desempenho/
E1. Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita, utilizando linguagem adequada a cada ambiente e tipo de público-alvo.
E2. Sabe ouvir ativamente, buscando compreender o contexto e dar o encaminhamento devido.
E3. Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas.
Principais Temas:
– Comunicação: o emissor, a mensagem, o receptor, diferenças de interpretação, suas consequências e os cuidados necessários;
– A comunicação formal e informal
– Credibilidade, relevância, significado e atratividade;
– Cultura organizacional e estilo gerencial: conhecendo os pontos críticos;
– A comunicação verbal, escrita e visual – técnicas adequadas, erros mais comuns e como evitá-los;
– Canais de comunicação tradicionais e as mídias sociais;
– Comunicando-se em situações de conflito: como lidar com pessoas em estados de comportamento alterados – Rapport;
– Técnicas de redação;
– Técnicas para falar em público (oratória)
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;
– Dinâmica de grupo;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD
– Leitura de livros, documentos e relatórios da área de atuação
Média duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/comunicacao-oral-escrita-linguagem-corporal-completo/
https://www.udemy.com/course/comunicacao-consciente-aprenda-a-comunicar-de-verdade/
E1. Reage de forma positiva às mudanças e adversidades, adaptando-se a novos contextos profissionais e mantendo um desempenho eficiente.
E2. Utiliza a diversidade de tarefas como uma oportunidade de desenvolvimento profissional, identificando e avaliando as alternativas capazes de resolver problemas e atingir resultados.
E3. Demonstra flexibilidade para modificar o plano de ação e alocação de recursos quando necessário de forma consciente, estruturada e fundamentada.
Principais Temas:
– Autoconhecimento;
– Adaptabilidade;
– Inteligência emocional;
– Autocrítica;
– Relacionamento e integração com a equipe;
– Ferramentas e técnicas de gestão da mudança;
– Flexibilidade em contextos adversos.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.portaleducacao.com.br/curso-online-lideranca-resiliencia-com-eduardo-carmello/p
E1. É capaz de visualizar o cenário completo, analisando o contexto, processos e pessoas envolvidas para promover uma atuação integrada.
E2. Avalia não apenas a sua necessidade imediata, mas o impacto e as consequências que sua decisão vai gerar para todas as outras áreas.
Primeiros Temas:
– A Cadeia de Valor da Companhia;
– Visão panorâmica dos serviços e instalações;
– Processos, interconexões e impactos entre setores;
– Integração das equipes;
– Indicadores e metas estratégicos e setoriais;
– Interrelação de projetos e programas;
– A conexão do ambiente interno e externo;
– Disseminação do conhecimento;
– Comunicação interna e externa nos diferentes níveis hierárquicos.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching
À distância:
– Vídeos instrucionais sobre a atuação integrada da Appa
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
E1. Administra adequadamente divergências, antagonismos de interesses, ideias e posicionamentos.
E2. Demonstra habilidade para articular parcerias internas e externas visando ao alcance de resultados mutuamente benéficos.
E3. Consegue dialogar com colaboradores e superiores em situações de conflito, buscando a conciliação.
Principais Temas:
– Estilos de negociação;
– Negociação ganha-ganha;
– Apresentação do valor agregado dos serviços;
– Técnicas de persuasão;
– Empatia;
– Gerenciamento de conflitos;
– BATNA (best alternative to a negotiated agreement);
– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes em ambiente político;
– O estabelecimento de parcerias estratégicas
– Como transitar pelas diferentes esferas do poder público estadual com desenvoltura.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Grupos de estudos.
À distância:
– EAD.
Curta duração.
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/neuroconciliacao-e-gestao-de-conflitos/
E1. Orienta as pessoas para darem o melhor de si, com vistas ao atingimento dos objetivos e à obtenção de resultados em seus processos de trabalho.
E2. Demonstra habilidade em fornecer e receber feedback, assim como gerenciar o desempenho e desenvolvimento da equipe.
E3. Promove o potencial dos membros da equipe com oportunidades e desafios, delegando tarefas e fomentando a disseminação de conhecimentos.
Principais Temas:
– Habilidades fundamentais de Liderança
– Estilos de Liderança
– Liderança Transformacional e Leader-Member Exchange (LMX)
– Gestão de Equipes para Resultados
– Técnicas de orientação e comunicação não-violenta
– Inteligência emocional;
– Colaboração;
– Tolerância;
– Técnicas de Feedback e reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Delegação de atividades;
– Engajamento;
– Estabelecimento, monitoramento e suporte ao atingimento de metas;
– Entusiasmo;
– Técnicas de Motivação.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching;
– Reuniões de resultados setoriais.
À distância:
– EAD;
– Livros sobre liderança.
Média duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-pessoas/
https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-equipes/
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/385/
E1. Promove um ambiente agradável para o trabalho.
E2. Reconhece o valor das relações interpessoais, sabe elogiar, dar feedbacks, apoiar, agradecer e manter empatia com as pessoas que fazem parte do meio interno e externo (fornecedores, clientes e demais órgãos do estado).
E3. Demonstra satisfação, tolerância e disponibilidade no trato com os colegas e superiores.
Principais Temas:
– Empatia;
– Cortesia;
– Disponibilidade em ajudar;
– Colaboração;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência e tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas, feedback e comunicação interpessoal;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Escuta ativa;
– Respeito;
– Humildade..
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de edição de texto.
E2. Utiliza adequadamente o software de edição de texto com destreza para elaborar, alterar e formatar textos, quadros ou imagens em relatórios.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais Temas:
– Digitação de textos;
– Redação e formatação de textos;
– Diagramação de textos: Formatação de documentos, referências, tabelas, figuras, diagramas, sumários, seções, layout, margens, parágrafos, espaçamentos, capa/contracapa, paginação, cabeçalho/rodapé, marca d’água, impressão, exportação em pdf.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração.
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de planilhas eletrônicas.
E2. Utiliza adequadamente o software de planilhas eletrônicas com destreza para elaborar planilhas, permitindo inserir, organizar, cruzar, consultar dados e gerar gráficos e relatórios consolidados.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais Temas:
– Elaboração de gráficos no Excel;
– Elaboração de planilhas dinâmicas, macros;
– Estruturar, configurar as planilhas;
– Elaboração de fórmulas: do básico ao avançado;
– Conhecimento em banco de dados;
– Ferramentas para para gerenciamento de banco de dados.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/884/?area=2
https://www.udemy.com/course/microsoft-excel-completo-de-a-a-z/
https://www.udemy.com/course/excel_essencial/https://www.udemy.com/course/excel-completo-/
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de apresentações.
E2. Utiliza adequadamente o software de apresentações com destreza para resumir informações e apresentá-las de maneira concisa e adequada graficamente.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais Temas:
– Elaboração de apresentações;
– Formação de slides;
– Animações e automações;
– Hiperlinks, áudio e vídeo.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/curso-de-powerpoint-do-basico-ao-avancado/
https://www.udemy.com/course/decole-sua-carreira-crie-apresentacoes-profissionais-no-powerpoint/
