Trilha de Projetos de Engenharia
Acesse abaixo, em cada competência, sua descrição, temas, modalidades e as primeiras opções de aprendizagem.
E1. Analisa documentos, informações e dados com atenção à qualidade, precisão e confiabilidade, propondo recomendações coerentes.
E2. Utiliza perspectiva crítica e questionadora, mas construtiva, com o intuito de contribuir para o sucesso dos trabalhos.
E3. Propõe ideias ou complementações onde julga necessário, de maneira assertiva.
Principais temas:
– Técnicas de interpretação e análise de dados;
– Técnicas de cenários;
– Análise de séries históricas e correlações;
– Filtro de dados e data analytics;
– Observação, foco e discernimento;
– Técnicas de síntese, geração de relatórios e representações gráficas;
– Análise crítica e investigativa;
– Autogerenciamento.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– EAD;
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/analise-viabilidade-excel/
https://www.udemy.com/course/eap-estrutura-analitica-de-um-projeto/
E1. Desempenha suas atividades com atenção aos detalhes dos procedimentos, padrões e relatórios da área.
E2. Monitora e revisa seu trabalho, de forma a evitar erros.
E3. Demonstra foco e concentração no trabalho a ser executado, independente de estímulos externos.
Principais temas:
– Procedimentos operacionais padrão – POPs;
– Detalhismo;
– Atenção Concentrada vs Atenção Difusa;
– Normas internas;
– Organização do trabalho;
– Processos, procedimentos e controles;
– Controle de qualidade e revisão do trabalho;
– Técnicas de revisão de texto e planilhas.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Jogos de equipes.
Curta duração
Sugestão de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/curso-basico-de-atencao-plena-mindfulness/
E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação de Licitações e Contratos e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação de Licitações e Contratos (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos) para consolidar suas análises de processos de aquisições de maneira segura e assertiva.
Principais temas:
– Elaboração de Termo de Referência e Composições de Serviços, voltados para a Lei 13.303.
– Elaboração de pesquisa de preços com fornecedores e prestadores de serviços
– Elaboração de orçamentos conforme modelos SICRO/SINAPI
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Visita técnica;
– Grupo de estudos.
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/186/ https://www.udemy.com/course/licitacoes-e-contratos/
https://www.udemy.com/course/licitacoespublicas/
https://www.udemy.com/course/licitacaodocumentoshabilitacao/
E1. Atua na elaboração do orçamento/custos das obras e projetos desenvolvidos pela unidade com a precisão e detalhamento necessários.
E2. Especifica a viabilidade orçamentária e os termos de referência necessários para sua realização, segundo os padrões da unidade e os procedimentos institucionais de requisitos para licitação e contratação.
Principais temas:
– Orçamentos padrão SICRO-DNIT
– Orçamentos padrão SINAPI
Modalidades e duração:
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração.
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Compreende as dificuldades de maneira equilibrada, não se prendendo ao problema, mas sim buscando múltiplas formas de solução.
E2. Estrutura o contexto, a definição do problema, as alternativas de solução e seus impactos para todos os envolvidos antes de direcionar a ação.
E3. Procura demonstrar atitude positiva e analisar situações adversas com temperança.
Principais temas:
– Comunicação: o emissor, a mensagem, o receptor, diferenças de interpretação, suas consequências e os cuidados necessários;
– A comunicação formal e informal
– Credibilidade, relevância, significado e atratividade;
– Cultura organizacional e estilo gerencial: conhecendo os pontos críticos;
– A comunicação verbal, escrita e visual – técnicas adequadas, erros mais comuns e como evitá-los;
– Canais de comunicação tradicionais e as mídias sociais;
– Comunicando-se em situações de conflito: como lidar com pessoas em estados de comportamento alterados – Rapport;
– Técnicas de redação;
– Técnicas para falar em público (oratória).
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;
– Dinâmica de grupo;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD
– Leitura de livros, documentos e relatórios da área de atuação.
Média duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/comunicacao-oral-escrita-linguagem-corporal-completo/
https://www.udemy.com/course/comunicacao-consciente-aprenda-a-comunicar-de-verdade/
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1300/?area=3
E1. Apresenta posicionamento coerente com as normas, procedimentos legais e os códigos de ética e conduta da Portos do Paraná.
E2. Atua com ética, respeito, transparência e profissionalismo na execução de trabalhos e projetos, inclusive quanto à assiduidade, pontualidade e cumprimento de prazos.
E3. Mantém a devida impessoalidade, discrição e sigilo sobre as informações e acontecimentos sensíveis ao ambiente de trabalho.
Principais temas:
– Código de Ética;
– Inteligência emocional;
– Cumprimento de normas e procedimentos internos;
– Confiança;
– Sigilo;
– Profissionalismo;
– Disciplina;
– Bom senso;
– Transparência;
– Compromisso com o trabalho.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e vivências comportamentais;
– Mentoria do gestor imediato.
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/conceitos-basicos-de-compliance/
https://www.udemy.com/course/compliance-fundamentos-e-vantagens/
E1. Apresenta o domínio necessário de Gestão de Contratos para o trabalho que desenvolve em seu setor.
E2. Aplica seus conhecimentos em Gestão de Contratos para elaboração dos termos e especificações contratuais e observa o cumprimento das cláusulas estabelecidas e legislação pertinente nas etapas de fiscalização, avaliação do desempenho do contratado, acompanhamento da execução do contrato dentro do planejamento preestabelecido, encerramento do contrato, dentre outros.
Principais temas:
– Transparência;
– Análise geral/planejamento;
– Comunicação, Ética, Eficácia;
– Normas internas de compras e licitações, bem como legislações estaduais e federais;
– Elaboração de TR (termo de referência);
– Validação de NF;
-Acompanhamento/gestão do contrato;
– Procedimentos de declarações (check lists);
– Elaboração de instrumento de contratação;
– Controle de contratos de produtos e de serviços;
– Fiscalização de contrato;
– Avaliação do desempenho do contratado;
– Encerramento de contratos;
– Rescisão de contratos;
– Prestação de contas.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Grupo de estudo com vários setores;
– Dinâmica de grupo;
À distância:
– Cursos em EAD;
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/introducao-a-administracao-de-contratos/
https://www.udemy.com/course/como-redigir-um-contrato-social-de-empresas/
E1. Apresenta o domínio necessário sobre os conceitos de Gestão de Projetos quanto a escopo, prazos, custos, riscos, pessoas, stakeholders, qualidade, comunicação e metodologias ágeis, dentre outros.
E2. Aplica adequadamente seus conhecimentos para mobilizar recursos técnicos, financeiros e humanos, verificar desvios e promover a realização de projetos bem-sucedidos e alinhados à estratégia organizacional.
E3. Apresenta o domínio necessário dos recursos de softwares de Gestão de Projetos.
Principais temas:
– Softwares de gerenciamento de projetos (Ex.: Microsoft Project)
– A tríplice restrição;
– Metodologias PMI;
– Metodologias ágeis no gerenciamento de projetos;
– Gestão da comunicação;
– Criação de dashboards para projetos;
– Gestão de reuniões;
– Gestão de prioridades;
– Planejamento das etapas;
– Conhecimento das normativas internas e externas;
– Princípios de visão estratégica.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva dialogada;
– Treinamento on the job com outros colaboradores.
À distância:
– EAD
– Videoaulas
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/328/?area=8
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/104/
https://www.udemy.com/course/planejamento-gestao-de-projetos-tradicional-pmi-completo/
https://www.udemy.com/course/gestao-riscos-projetos-planejamento/
E1. Orienta as pessoas para darem o melhor de si, com vistas ao atingimento dos objetivos e à obtenção de resultados em seus processos de trabalho.
E2. Demonstra habilidade em fornecer e receber feedback, assim como gerenciar o desempenho e desenvolvimento da equipe.
E3. Promove o potencial dos membros da equipe com oportunidades e desafios, delegando tarefas e fomentando a disseminação de conhecimentos.
Principais temas:
– Habilidades fundamentais de Liderança
– Estilos de Liderança
– Liderança Transformacional e Leader-Member Exchange (LMX)
– Gestão de Equipes para Resultados
– Técnicas de orientação e comunicação não-violenta
– Inteligência emocional;
– Colaboração;
– Tolerância;
– Técnicas de Feedback e reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Delegação de atividades;
– Engajamento;
– Estabelecimento, monitoramento e suporte ao atingimento de metas;
– Entusiasmo;
– Técnicas de Motivação.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching;
– Reuniões de resultados setoriais.
À distância:
– EAD;
– Livros sobre liderança.
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-pessoas/
https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-equipes/
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/373/
E1. Planeja e prioriza suas atividades antecipadamente, elaborando lista de tarefas, pautas de reuniões, agenda de compromissos e processos sob sua responsabilidade.
E2. Executa suas atividades de acordo com as prioridades, prazos, normas e procedimentos definidos.
E3. É assertivo nas suas colocações, administrando e otimizando o tempo em suas demandas.
Principais temas:
– Definições de padrões a serem cumpridos;
– Organização das tarefas de forma racional;
– Priorização da qualidade na execução;
– Controle de prazos;
– Controle de agendas;
– Controle de documentos e arquivos;
– Administração do tempo.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
À distância:
– EAD.
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/produtividade-e-gestao-do-tempo-k/
E1. Elabora projetos de instalações civis com precisão, seguindo as normas técnicas de engenharia civil, conforme o tipo de projeto.
E2. Especifica a viabilidade orçamentária e os termos de referência necessários para sua realização de forma assertiva e coerente.
Principais temas:
– Pavimentações (rígido e asfalto)
– Obras rodoviárias
– Obras ferroviárias – Movimentos de terra (escavações)
– Derivações de materiais de construção
– Içamento de cargas
– Análises de estruturas
– Estruturas metálicas
– Edificações
– Cobertura
– Elementos de fundação
– Projeto Estrutural
– Instalações Hidráulicas prediais
– Instalações elétricas prediais
– Infra de acostagem (cabeços de amarração, dolfins, cais, defensas)
– Designs e interiores
– ISPS CODE
– Telefonia e Lógica
– Combate e Prevenção a Incêndio.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Analisa e desenvolve projetos de instalações elétricas alta, média e baixa tensão, seguindo as normas técnicas conforme o tipo de projeto.
E2. Desenvolve a viabilidade orçamentária e os termos de referência necessários para sua realização de forma assertiva e coerente.
Principais temas:
– Instalações elétricas
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Analisa e desenvolve projetos de instalações mecânicas com precisão, seguindo as normas técnicas conforme o tipo de projeto.
E2. Desenvolve a viabilidade orçamentária e os termos de referência necessários para sua realização de forma assertiva e coerente.
Principais temas:
– Transportadores de correias
– Shiploaders
– Sistemas de tombadores
– Sistemas de pesagem
– Sistemas de moegas e armazenagem
– Pipes racks
– Sistemas de Bombeamento
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Média duração/Longa
Sugestões de Apredizagem:
(a inserir)
E1. Analisa demandas e especifica serviços e contratos de dragagem, seguindo as normas técnicas nacionais e internacionais, incluindo a viabilidade orçamentária e os termos de referência necessários para sua realização.
E2. Monitora a adequação da batimetria dos acessos aquaviários para navegação e acostagem portuária conforme as referências técnicas de navegação e hidrografia aplicáveis ao porto, mantendo-se atualizado.
Principais temas:
– Termos técnicos na área Marítima
– Procedimentos da Marinha
– Oceanografia e/ou processos litorâneos (marés e correntes)
– Tipos de draga e sua utilização
– Tipos de levantamentos hidrográficos e formas básicas de sua execução
– Tipos e características dos navios que aportam, existentes e em desenvolvimento.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Média duração/Longa
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Analisa e desenvolve projetos de instalações e manutenções de sinalização e balizamento náutico, seguindo as normas técnicas nacionais e internacionais conforme o tipo de projeto, incluindo a viabilidade orçamentária e os termos de referência necessários para sua realização.
E2. Monitora a adequação da sinalização e balizamento conforme as referências cartográficas, de navegação e hidrografia aplicáveis ao porto, mantendo-se atualizado.
Principais temas:
– Tipos de sinalização náutica e sua utilização
– Instalações físicas de acostagem e dos canais de navegação do porto
– cartografia e navegação
– carta náutica
– Atendimento as Normas específicas da Capitania dos Portos/Marinha
– AIS/VTMIS
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Elabora projetos de engenharia (instalações portuárias, vias e acessos, edificações, expansões etc.) com precisão, seguindo normas técnicas e boas práticas, hidrografia, normas da Marinha do Brasil e Capitania dos Portos, oceanografia, geoprocessamento e cartografia, conforme o tipo de projeto.
E2. Especifica a viabilidade orçamentária e os termos de referência necessários para sua realização de forma assertiva e coerente.
Principais temas:
– Elaboração de orçamentos
– Composições de custos unitários
– BDI (Bonificações e Despesas Indiretas)
– Encargos sociais para a contratação de obras e serviços
– Elaboração de Termo de Referência
– Capacitação para elaboração de Matriz de risco
– Atualização das leis que regem contratações públicas
– Fiscalização de contratos de engenharia.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Média duração/Longa
Sugestões de Aprendizagem:
https://pt.coursera.org/learn/bim-from-sketch-to-digital-twin
E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Aquisição e Processamento de dados Batimétricos para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Aquisição e Processamento de dados Batimétricos para realizar cálculos de volumes de dragagem e monitoramento das batimetrias.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Capacitação em Hypack
– Capacitação pacotes Auto desk (civil 3D, infraworks, navisworks, revit, etc.)
– Caris Hips & Sips
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva (ex: pelo fornecedor da solução);
À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. É capaz de visualizar o cenário completo, analisando o contexto, processos e pessoas envolvidas para promover uma atuação integrada.
E2. Avalia não apenas a sua necessidade imediata, mas o impacto e as consequências que sua decisão vai gerar para todas as outras áreas.
Principais temas:
– A Cadeia de Valor da Companhia;
– Visão panorâmica dos serviços e instalações;
– Processos, interconexões e impactos entre setores;
– Integração das equipes;
– Indicadores e metas estratégicos e setoriais;
– Interrelação de projetos e programas;
– A conexão do ambiente interno e externo;
– Disseminação do conhecimento;
– Comunicação interna e externa nos diferentes níveis hierárquicos.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching
À distância:
– Vídeos instrucionais sobre a atuação integrada da Appa.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
E1. Analisa os dados pertinentes à sua unidade ou ao Porto como um todo, buscando inter-relações úteis para gerar relatórios, análises integradas, recomendações e ações pertinentes.
E2. Identifica necessidades de ajustes em processos operacionais, propondo melhorias, investimentos e mitigação de riscos.
Principais temas:
– Big Data
– Coleta, análise e interpretação de dados
– Business Intelligence (BI) – SAP
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
-Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Média duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/406/
https://www.udemy.com/course/analise-de-dados-microsoft-excel/
https://www.udemy.com/course/power-bi-completo-do-basico-ao-avancado/
https://www.udemy.com/course/power-bi-primeiros-passos-aos-primeiros-dashboards/
https://www.udemy.com/course/power-bi-e-excel-saiba-construir-dashboards-incriveis
E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação de Empresas Públicas e Órgãos Reguladores e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação de Empresas Públicas (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos) para consolidar suas análises e registros de maneira segura e assertiva.
Principais temas:
– Legislações vigentes aplicação 13303
– Conhecimento de normas da ANTAQ;
– Metodologia de acompanhamento as normas.
– Lei 13.303/2016 (Estatais)
– Normativa ANTAQ 3274;
– Regulamento interno;
– Padrões e convenções portuárias internacionais.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação e Normas Portuárias e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação e Normas Portuárias (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos internacionais, federais e estaduais) para consolidar suas análises, registros e ações preventivas de maneira segura e assertiva.
E3. Demonstra familiaridade com os regimes alfandegários, a linguagem técnica, certificações portuárias e os procedimentos das autoridades portuária, marítima, aduaneira, agropecuária, sanitária, segurança portuária, receita estadual e federal.
Principais temas:
– Normas da Autoridade Marítima – NORMAM
– Normas Gerais da APPA
– Normas Internacionais para canais e portos (IMO)
– Regulamentos para navegação (PIANC, etc.)
– Normas de atracação e Navegação do Porto
– ABNT
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta-se disposto a aprender novas técnicas, tecnologias ou conhecimentos relevantes ao seu trabalho, buscando a melhoria das atividades do setor.
E2. Pesquisa novas alternativas, fontes de informação e melhores práticas para aprimorar seu trabalho e manter-se atualizado(a).
E3. Busca constantemente sua atualização profissional, com ganhos de conhecimento que agreguem valor à sua área de atuação.
Principais temas:
– Administração do tempo
– Técnicas de fixação de conteúdo
– Instrutoria interna (aprender ensinando)
– Pesquisa, aplicação, autoavaliação continuada.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/autogestao-para-o-sucesso/
E1. Apresenta o domínio necessário em cálculos e análises numéricas.
E2. Realiza análises numéricas com precisão e atenção aos resultados.
Principais temas:
– Raciocínio lógico
– Análise numérica
– Introdução à lógica matemática;
– Cálculos matemáticos básicos;
– Cálculos matemáticos avançados aplicados à tributação;
– Cálculos matemáticos avançados aplicados à gestão interna
– Cálculos matemáticos utilizando MS Excel;
– Calculadora financeira.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/matematica-aplicada/
https://www.udemy.com/course/matematica-para-data-science-pre-calculo/
https://www.udemy.com/course/matematica-e-raciocinio-logico-para-concursos/
https://www.udemy.com/course/estatistica-para-ciencia-de-dados-machine-learning/
https://www.udemy.com/course/contabilidade-tributaria-para-advogados-e-administradores/
E1. Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita, utilizando linguagem adequada a cada ambiente e tipo de público-alvo.
E2. Sabe ouvir ativamente, buscando compreender o contexto e dar o encaminhamento devido.
E3. Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas.
Principais temas:
– Comunicação: o emissor, a mensagem, o receptor, diferenças de interpretação, suas consequências e os cuidados necessários;
– A comunicação formal e informal
– Credibilidade, relevância, significado e atratividade;
– Cultura organizacional e estilo gerencial: conhecendo os pontos críticos;
– A comunicação verbal, escrita e visual – técnicas adequadas, erros mais comuns e como evitá-los;
– Canais de comunicação tradicionais e as mídias sociais;
– Comunicando-se em situações de conflito: como lidar com pessoas em estados de comportamento alterados – Rapport;
– Técnicas de redação;
– Técnicas para falar em público (oratória).
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;
– Dinâmica de grupo;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD
– Leitura de livros, documentos e relatórios da área de atuação.
Média duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/comunicacao-oral-escrita-linguagem-corporal-completo/
https://www.udemy.com/course/comunicacao-consciente-aprenda-a-comunicar-de-verdade/
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1300/?area=3
E1. Antecipa-se e supera desafios, define corretamente as prioridades, propõe ações e executa suas atividades concretizando as metas estabelecidas.
E2. Busca conhecimento que agregue a realização das suas atividades, atuando com segurança e exatidão, garantindo bons resultados.
Principais temas:
– Estabelecimento de metas;
– Alinhamento de objetivos;
– Administração do tempo;
– Engajamento;
– Diagnóstico de cenários;
– Cumprimento de metas;
– Proatividade;
– Técnicas de priorização (80/20), importância, impacto urgência;
– Plano de ação assertivo.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Coaching;
– Treinamento on the job com outros colaboradores (colegas);
À distância:
– EAD
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas, análise de casos;
Curta duração.
Sugestões de aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/333/?area=8
https://www.udemy.com/course/lideranca-com-foco-em-resultados/
E1. Analisa riscos possíveis em relação à sua unidade ou à organização como um todo, procurando as estratégias mais seguras para atingir resultados esperados.
E2. Planeja e articula informações e pessoas para mitigar riscos e evitar sua reincidência.
E3. Realiza o gerenciamento da matriz de riscos, seguindo procedimentos e normas previstas para evitar problemas ou disfunções.
Principais temas:
– Planejamento e gerenciamento do risco;
– Identificação do risco;
– Análise qualitativa;
– Análise quantitativa;
– Atividades de controle;
– Elaboração de documentação;
– Atuação na solução/mitigação;
– Normas técnicas (ISO 31000);
– Informação e comunicação;
– Monitoramento.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva dialogada;
– Treinamento on the job com outros colaboradores.
À distância:
– EAD
– Vídeoaulas
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/gestao-riscos-projetos-planejamento/
https://www.udemy.com/course/coso-gestao-de-risco-corporativo/
https://www.udemy.com/course/aplicacao-da-gestao-de-riscos-e-oportunidades/
https://www.udemy.com/course/gestao-de-riscos-iso-310002018/
E1. Explora novas ideias que agreguem valor na realização das atividades, garantindo bons resultados.
E2. Propõe aprimoramentos significativos dos serviços, métodos, processos, práticas organizacionais, gerando avanços para a Portos do Paraná.
Principais temas:
– Benchmarking;
– Visão analítica de sistemas e novas ferramentas;
– Técnicas de gestão de processos;
– Ferramentas de geração e gestão de ideias;
– Brainstorming;
– Visitas técnicas;
– Ferramentas de desenvolvimento de cultura de inovação.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
– Visitas técnicas;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Média duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/gestao-da-inovacao/
https://www.udemy.com/course/design-thinking-praticas-e-ferramentas-para-gerar-inovacao/
E1. Promove um ambiente agradável para o trabalho.
E2. Reconhece o valor das relações interpessoais, sabe elogiar, dar feedbacks, apoiar, agradecer e manter empatia com as pessoas que fazem parte do meio interno e externo (fornecedores, clientes e demais órgãos do estado).
E3. Demonstra satisfação, tolerância e disponibilidade no trato com os colegas e superiores.
Principais temas:
– Empatia;
– Cortesia;
– Disponibilidade em ajudar;
– Colaboração;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência e tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas, feedback e comunicação interpessoal;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Escuta ativa;
– Respeito;
– Humildade.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/840/?area=3
https://www.udemy.com/course/desenvolvimento-pessoal-e-interpessoal/
E1.Demonstra capacidade de conduzir o relacionamento institucional com órgãos governamentais, agências reguladoras, empresas, associações de classe, mídia e demais instituições de maneira segura e adequada, visando estabelecer parcerias para iniciativas estratégicas e políticas públicas para a Portos do Paraná.
E2. Age preventivamente em situações de instabilidade para manter o equilíbrio das relações com os stakeholders.
Principais temas:
– Transparência;
– Gestão de conflitos;
– Sustentabilidade;
– Conhecimento sobre os impactos das atividades da Companhia na região; – Diálogo constante; – Conhecimento das necessidades específicas da comunidade local;
– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes (clientes, prefeitura, órgãos do estado, órgãos federais, empregados, sindicato, OGMO).
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos.
À distância:
– EAD.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Reage de forma positiva às mudanças e adversidades, adaptando-se a novos contextos profissionais e mantendo um desempenho eficiente.
E2. Utiliza a diversidade de tarefas como uma oportunidade de desenvolvimento profissional, identificando e avaliando as alternativas capazes de resolver problemas e atingir resultados.
E3. Demonstra flexibilidade para modificar o plano de ação e alocação de recursos quando necessário de forma consciente, estruturada e fundamentada.
Principais temas:
– Autoconhecimento;
– Adaptabilidade;
– Inteligência emocional;
– Autocrítica;
– Relacionamento e integração com a equipe;
– Ferramentas e técnicas de gestão da mudança;
– Flexibilidade em contextos adversos.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/equipes-alta-performance/
E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Hidrografia para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Hidrografia para realizar os estudos e levantamentos relevantes sobre a área costeira, marés, rios e demais elementos hidrográficos da região.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Capacitação em Hypack
– Capacitação pacotes Auto desk (civil 3D, infraworks, navisworks, revit, etc.)
– Caris Hips & Sips
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução);
À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Modelagem de Informações da Construção (BIM) para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Modelagem de Informações da Construção (BIM) para criação de modelos 3D ou maquetes digitais a partir da integração e compartilhamento de dados de projetos e obras.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Software de desenhos (AutoCAD) – AUTODESK – (em treinamento)
– Civil 3D
– Revit
– Navisworks
– Infraworks
– Sketchup
– Renderização
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores (conhecimento e manuseio do POWER BI);
– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução);
À distância:
– Curso em EAD. (AutoCAD e Sketchup)
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Tramitação de Documentos para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Tramitação de Documentos para cadastro, numeração, gerenciamento e arquivamento de documentos.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– E-protocolo
– Integração de sistemas APPA
– Capacitação sobre os softwares utilizados pela APPA (GMS, Seniors, APPA WEB, etc.)
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução);
À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário das técnicas e ferramentas de desenho técnico para elaborar layouts operacionais, estruturas e instalações.
E2. Utiliza, com destreza, técnicas e ferramentas para criação de soluções espaciais e de infraestrutura adequadas à Portos do Paraná.
Principais temas:
– Software de desenhos (AutoCAD) – AUTODESK – (em treinamento)
– Revit
– Navisworks
– Infraworks
– Sketchup
– Renderização
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução);
À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de edição de texto.
E2. Utiliza adequadamente o software de edição de texto com destreza para elaborar, alterar e formatar textos, quadros ou imagens em relatórios.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Digitação de textos;
– Redação e formatação de textos;
– Diagramação de textos: Formatação de documentos, referências, tabelas, figuras, diagramas, sumários, seções, layout, margens, parágrafos, espaçamentos, capa/contracapa, paginação, cabeçalho/rodapé, marca d’água, impressão, exportação em pdf.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/microsoft-word-office-365/
https://www.udemy.com/course/curso-word-completo/
https://www.udemy.com/course/curso-de-word-2019-basico-e-avancado/
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de planilhas eletrônicas.
E2. Utiliza adequadamente o software de planilhas eletrônicas com destreza para elaborar planilhas, permitindo inserir, organizar, cruzar, consultar dados e gerar gráficos e relatórios consolidados.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Elaboração de gráficos no Excel;
– Elaboração de planilhas dinâmicas, macros;
– Estruturar, configurar as planilhas;
– Conhecimento em fórmulas: do básico ao avançado;
– Conhecimento em banco de dados;
– Conhecimento em ferramentas de dashboard;
– Conhecimento em access para gerenciamento de banco de dados.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/884/?area=2
https://www.udemy.com/course/microsoft-excel-completo-de-a-a-z/
https://www.udemy.com/course/excel_essencial/
E1. Adota postura colaborativa e cooperativa com a equipe de trabalho, compartilhando informações e conhecimento nas atividades e desafios diários.
E2. Respeita os colegas de sua equipe e demais colaboradores e superiores.
E3. Ajuda os colegas em suas atividades e procura auxílio quando necessário, aproveitando assim as expertises de cada membro da equipe.
Principais temas:
– Colaboração;
– Divisão do trabalho;
– Transparência;
– Empatia;
– Gestão de conflitos;
– Grupos x equipes coesas;
– Disponibilidade em ajudar;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência;
– Tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Como lidar com equipes heterogêneas;
– Coesão e atingimento de metas coletivas.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/gestao-projetos-pequenas-equipes/
https://www.udemy.com/course/curso-de-inteligencia-emocional-para-trabalhar-em-equipe
E1. Apresenta conhecimento suficiente da Legislação e Normas Ambientais e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação e Normas Ambientais para consolidar suas análises e registros de maneira segura e assertiva, seguindo os procedimentos preestabelecidos pela Diretoria de Meio-Ambiente e Presidência da Portos do Paraná.
Principais temas:
– Normas sanitárias;
– Normas ISO (14000; 9000 e 45000);
– Norma ISO 31000;
– Normas internas e SGI da APPA
– Legislação Ambiental (IBAMA, CONAMA, ICMBIO, MMA e IAT).
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Grupo de estudos com várioas setores;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário sobre softwares específicos de Georreferenciamento para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Georreferenciamento para analisar a disposição/utilização das áreas da poligonal portuária e adjacentes para monitorar e coletar dados pertinentes às atividades desenvolvidas pela unidade.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Capacitação Google Earth – identificação de áreas,
– Georreferenciamento, Capacitação Arqgis, elaboração de mapas.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva (ex: pelo fornecedor da solução);
À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de apresentações.
E2. Utiliza adequadamente o software de apresentações com destreza para resumir informações e apresentá-las de maneira concisa e adequada graficamente.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Elaboração de apresentações;
– Formação de slides;
– Animações e automações;
– Hiperlinks, áudio e vídeo.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/curso-de-powerpoint-do-basico-ao-avancado/
https://www.udemy.com/course/decole-sua-carreira-crie-apresentacoes-profissionais-no-powerpoint/
E1. Demonstra pleno conhecimento da interação com instâncias de governança, os órgãos de controle, agências reguladoras e órgãos de fiscalização, permitindo atuar com segurança no atendimento às normas e padrões requeridos.
E2. Antecipa-se utilizando ferramentas de planejamento na preparação de relatórios e documentos para atender a fiscalizações, regularizações ou solicitações de forma a manter o fluxo normal de operações na Portos do Paraná.
Principais temas:
– Instruções normativas dos órgãos;
– Legislação aduaneira;
– Legislação ANVISA, IBAMA para cargas de exportação e importação;
– ANTAQ;
– RDC 72/2009
– ANVISA;
– ANTAQ 2190/2011
– PBA – Plano básico ambiental (IBAMA)
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
