Trilha de Preparação para a Aposentadoria
Acesse abaixo, em cada competência, sua descrição, temas, modalidades e as primeiras opções de aprendizagem.
E1. Analisa projeções financeiras e propostas de investimento de forma segura e tempestiva, realizando a leitura de cenários e identificando pontos chave que minimizem riscos.
E2. Gera relatórios bem estruturados e concisos para subsidiar decisões considerando o impacto de curto, médio e longo prazo, nas dimensões financeira, de risco e rentabilidade.
Principais temas:
– Conhecimento análise de mercado;
– Conhecimento dos produtos e serviços oferecidos no mercado de investimentos;
– Análises de mercado de acordo com as Políticas de investimentos da APPA;
– Metodologia de análise de investimento;
– Modelos de relatórios aplicáveis.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Grupo de estudos.
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/analise-financeira-de-negocios/
https://www.udemy.com/course/matematica-financeira-e-analise-de-investimentos/
https://www.udemy.com/course/python-para-financas-investimentos-analise-de-dados/
E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação Previdenciária e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação Previdenciária (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos) para consolidar suas análises e registros de maneira segura e assertiva.
Principais Temas:
– Legislação previdenciária;
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Grupo de estudo;
À distância:
– Cursos em EAD;
– Vídeoaulas.
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/beneficios-previdenciarios/
https://www.udemy.com/course/legislacao-trabalhista-departamento-pessoal/
E1. Promove um ambiente agradável para o trabalho.
E2. Reconhece o valor das relações interpessoais, sabe elogiar, dar feedbacks, apoiar, agradecer e manter empatia com as pessoas que fazem parte do meio interno e externo (fornecedores, clientes e demais órgãos do estado).
E3. Demonstra satisfação, tolerância e disponibilidade no trato com os colegas e superiores.
Principais temas:
– Empatia;
– Cortesia;
– Disponibilidade em ajudar;
– Colaboração;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência e tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas, feedback e comunicação interpessoal;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Escuta ativa;
– Respeito;
– Humildade.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração.
Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/840/?area=3
https://www.udemy.com/course/desenvolvimento-pessoal-e-interpessoal/
E1. Planeja e prioriza suas atividades antecipadamente, elaborando lista de tarefas, pautas de reuniões, agenda de compromissos e processos sob sua responsabilidade.
E2. Executa suas atividades de acordo com as prioridades, prazos, normas e procedimentos definidos.
E3. É assertivo nas suas colocações, administrando e otimizando o tempo em suas demandas.
Principais temas:
– Definições de padrões a serem cumpridos;
– Organização das tarefas de forma racional;
– Priorização da qualidade na execução;
– Controle de prazos;
– Controle de agendas;
– Controle de documentos e arquivos;
– Administração do tempo.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
À distância:
– EAD.
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/produtividade-e-gestao-do-tempo-k/
E1. Administra adequadamente divergências, antagonismos de interesses, ideias e posicionamentos.
E2. Demonstra habilidade para articular parcerias internas e externas visando ao alcance de resultados mutuamente benéficos.
E3. Consegue dialogar com colaboradores e superiores em situações de conflito, buscando a conciliação.
Principais temas:
– Estilos de negociação;
– Negociação ganha-ganha;
– Apresentação do valor agregado dos serviços;
– Técnicas de persuasão;
– Empatia;
– Gerenciamento de conflitos;
– BATNA (best alternative to a negotiated agreement);
– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes em ambiente político;
– O estabelecimento de parcerias estratégicas
– Como transitar pelas diferentes esferas do poder público estadual com desenvoltura.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Grupos de estudos.
À distância:
– EAD.
Curta duração
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Grupos de estudos.
À distância:
– EAD.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/neuroconciliacao-e-gestao-de-conflitos/
https://www.udemy.com/course/gestao-de-conflito/
https://www.udemy.com/course/neuroconciliacao-e-gestao-de-conflitos/
https://www.udemy.com/course/gestao-de-conflito/
E1. Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita, utilizando linguagem adequada a cada ambiente e tipo de público-alvo.
E2. Sabe ouvir ativamente, buscando compreender o contexto e dar o encaminhamento devido.
E3. Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas.
Principais temas:
– Comunicação: o emissor, a mensagem, o receptor, diferenças de interpretação, suas consequências e os cuidados necessários;
– A comunicação formal e informal
– Credibilidade, relevância, significado e atratividade;
– Cultura organizacional e estilo gerencial: conhecendo os pontos críticos;
– A comunicação verbal, escrita e visual – técnicas adequadas, erros mais comuns e como evitá-los;
– Canais de comunicação tradicionais e as mídias sociais;
– Comunicando-se em situações de conflito: como lidar com pessoas em estados de comportamento alterados – Rapport;
– Técnicas de redação;
– Técnicas para falar em público (oratória)
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;
– Dinâmica de grupo;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD
– Leitura de livros, documentos e relatórios da área de atuação.
Média duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/comunicacao-oral-escrita-linguagem-corporal-completo/
https://www.udemy.com/course/comunicacao-consciente-aprenda-a-comunicar-de-verdade/
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1300/?area=3
