Trilha de Preparação para a Aposentadoria

Acesse abaixo, em cada competência, sua descrição, temas, modalidades e as primeiras opções de aprendizagem.

E1. Analisa projeções financeiras e propostas de investimento de forma segura e tempestiva, realizando a leitura de cenários e identificando pontos chave que minimizem riscos.

E2. Gera relatórios bem estruturados e concisos para subsidiar decisões considerando o impacto de curto, médio e longo prazo, nas dimensões financeira, de risco e rentabilidade.

 

Principais temas:

 

– Conhecimento análise de mercado;

– Conhecimento dos produtos e serviços oferecidos no mercado de investimentos;

– Análises de mercado de acordo com as Políticas de investimentos da APPA;

– Metodologia de análise de investimento;

– Modelos de relatórios aplicáveis.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

– Grupo de estudos.

À distância:

– Curso em EAD;

– Videoaulas.

 

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/analise-financeira-de-negocios/

 

https://www.udemy.com/course/matematica-financeira-e-analise-de-investimentos/

 

https://www.udemy.com/course/python-para-financas-investimentos-analise-de-dados/

E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação Previdenciária e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação Previdenciária (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos) para consolidar suas análises e registros de maneira segura e assertiva.

 

Principais Temas:

– Legislação previdenciária;

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Grupo de estudo;

À distância:
– Cursos em EAD;
– Vídeoaulas.

Curta duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/beneficios-previdenciarios/

https://www.udemy.com/course/legislacao-trabalhista-departamento-pessoal/

 

E1. Promove um ambiente agradável para o trabalho.

E2. Reconhece o valor das relações interpessoais, sabe elogiar, dar feedbacks, apoiar, agradecer e manter empatia com as pessoas que fazem parte do meio interno e externo (fornecedores, clientes e demais órgãos do estado).

E3. Demonstra satisfação, tolerância e disponibilidade no trato com os colegas e superiores.

 

Principais temas:

 

– Empatia;

– Cortesia;

– Disponibilidade em ajudar;

– Colaboração;

– Compartilhamento de conhecimento;

– Paciência e tolerância;

– Reconhecimento do trabalho das pessoas, feedback e comunicação interpessoal;

– Entendimento do mindset das pessoas;

– Escuta ativa;

– Respeito;

– Humildade.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.

– Mentoria do gestor imediato.

À distância:

– EAD com interação entre os alunos.

Curta duração.

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/840/?area=3

 

https://www.udemy.com/course/desenvolvimento-pessoal-e-interpessoal/

E1. Planeja e prioriza suas atividades antecipadamente, elaborando lista de tarefas, pautas de reuniões, agenda de compromissos e processos sob sua responsabilidade.

E2. Executa suas atividades de acordo com as prioridades, prazos, normas e procedimentos definidos.

E3. É assertivo nas suas colocações, administrando e otimizando o tempo em suas demandas.

 

Principais temas:

 

– Definições de padrões a serem cumpridos;

– Organização das tarefas de forma racional;

– Priorização da qualidade na execução;

– Controle de prazos;

– Controle de agendas;

– Controle de documentos e arquivos;

– Administração do tempo.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

À distância:

– EAD.

Curta duração

 

Sugestões de aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/produtividade-e-gestao-do-tempo-k/

E1. Administra adequadamente divergências, antagonismos de interesses, ideias e posicionamentos.

E2. Demonstra habilidade para articular parcerias internas e externas visando ao alcance de resultados mutuamente benéficos.

E3. Consegue dialogar com colaboradores e superiores em situações de conflito, buscando a conciliação.

Principais temas:

– Estilos de negociação;

– Negociação ganha-ganha;

– Apresentação do valor agregado dos serviços;

– Técnicas de persuasão;

– Empatia;

– Gerenciamento de conflitos;

– BATNA (best alternative to a negotiated agreement);

– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes em ambiente político;

– O estabelecimento de parcerias estratégicas

– Como transitar pelas diferentes esferas do poder público estadual com desenvoltura.

Modalidades e duração:

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.

– Grupos de estudos.

À distância:

– EAD.

Curta duração

Modalidades e duração:

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.

– Grupos de estudos.

À distância:

– EAD.

Curta duração

Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/neuroconciliacao-e-gestao-de-conflitos/

https://www.udemy.com/course/gestao-de-conflito/

https://www.udemy.com/course/neuroconciliacao-e-gestao-de-conflitos/

https://www.udemy.com/course/gestao-de-conflito/

 

https://pt.coursera.org/learn/negociacao

E1. Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita, utilizando linguagem adequada a cada ambiente e tipo de público-alvo.

E2. Sabe ouvir ativamente, buscando compreender o contexto e dar o encaminhamento devido.

E3. Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas.

 

Principais temas:

 

– Comunicação: o emissor, a mensagem, o receptor, diferenças de interpretação, suas consequências e os cuidados necessários;

– A comunicação formal e informal

– Credibilidade, relevância, significado e atratividade;

– Cultura organizacional e estilo gerencial: conhecendo os pontos críticos;

– A comunicação verbal, escrita e visual – técnicas adequadas, erros mais comuns e como evitá-los;

– Canais de comunicação tradicionais e as mídias sociais;

– Comunicando-se em situações de conflito: como lidar com pessoas em estados de comportamento alterados – Rapport;

– Técnicas de redação;

– Técnicas para falar em público (oratória)

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;

– Dinâmica de grupo;

– Mentoria do gestor imediato.

À distância:

– EAD

– Leitura de livros, documentos e relatórios da área de atuação.

Média duração

 

Sugestões de aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/comunicacao-oral-escrita-linguagem-corporal-completo/

 

https://www.udemy.com/course/comunicacao-consciente-aprenda-a-comunicar-de-verdade/

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1300/?area=3

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1181/?area=3

Sugestões de cursos e materiais de aprendizagem

Sugira ao lado cursos ou materiais de aprendizagem relacionando à respectiva competência e Trilha para a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas analisar e incorporar