Trilha de Negócios Portuários

Acesse abaixo, em cada competência, sua descrição, temas, modalidades e as primeiras opções de aprendizagem.

Descrição:

E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação e Normas Portuárias e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação e Normas Portuárias (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos internacionais, federais e estaduais) para consolidar suas análises, registros e ações preventivas de maneira segura e assertiva.
E3. Demonstra familiaridade com os regimes alfandegários, a linguagem técnica, certificações portuárias e os procedimentos das autoridades portuária, marítima, aduaneira, agropecuária, sanitária, segurança portuária, receita estadual e federal.

 

 

Principais Temas:

– Normas da Autoridade Marítima – NORMAM
– Normas Gerais da APPA
– Normas Internacionais para canais e portos (IMO)
– Regulamentos para navegação (PIANC, etc.)
– Normas de atracação e Navegação do Porto
– ABNT
– Normas de Fiscalização importação e exportação (receita federal)

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.

Média duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

(a inserir)

Descrição:

E1. Apresenta o domínio necessário do idioma inglês para a realização de suas atividades.
E2. Aplica os conhecimentos sobre o idioma inglês de forma clara e assertiva considerando a linguagem técnica específica, escrita, leitura e interpretação, conforme os padrões, processos e procedimentos de seu setor.

 

 

Principais Temas:

– Inglês técnico
– Leitura de documentos em inglês
– Técnicas de conversação
– Apoio de Profissional da área

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas;
– Aplicativos.

Média duração/Longa

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/inglesextremo/

https://www.udemy.com/course/ingles-instrumental/

Descrição:

E1. Conhece todos os serviços que são oferecidos aos clientes, tanto os da Portos do Paraná quanto os dos concorrentes, suas vantagens, desvantagens, funcionalidades, custos e posicionamento no mercado.
E2. Identifica cenários nacionais, de comércio exterior e oportunidades de negócios de forma assertiva e objetiva, criando estratégias comerciais adequadas para a rentabilização Portos do Paraná.
E3. Pesquisa, desenvolve e executa ações para prospecção e manutenção de clientes de forma sistemática e estruturada com vistas a manter e ampliar o marketshare da Portos do Paraná.

 

 

Principais Temas:

– Estratégia de negociação
– Ferramentas de gestão
– Táticas de acompanhamento de processos comerciais
– Vendas corporativas de serviços portuários
– Técnicas comerciais
– Planejamento de vendas
– Procedimentos negociais e comerciais.
– Estratégica comercial visando Turismo

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
– Visitas técnicas;

À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.

Média duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

(a inserir)

Descrição:

E1. Elabora textos, documentos e relatórios precisos e coerentes utilizando-se da linguagem técnica e objetiva.
E2. Consolida e sintetiza informações de forma estruturada na redação dos documentos.
E3. Segue padrões de redação e formatação estabelecidos com precisão gramatical, coesão e coerência, buscando manter ou aprimorar a qualidade dos documentos elaborados em sua unidade.

 

 

Principais Temas:

– Formatação de documentos e padronização
– Estilos de linguagem
– Coesão, coerência e argumentação
– Síntese e concisão redacional
– Principais aspectos da acurácia gramatical
– Terminologia técnica da área
– Análise do contexto, triagem dos aspectos relevantes, consolidação de ideias e clareza de apresentação de fundamentos

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:
– Cursos em EAD

Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/452/

Descrição:

E1.Demonstra capacidade de conduzir o relacionamento institucional com órgãos governamentais, agências reguladoras, empresas, associações de classe, mídia e demais instituições de maneira segura e adequada, visando estabelecer parcerias para iniciativas estratégicas e políticas públicas para a Portos do Paraná.
E2. Age preventivamente em situações de instabilidade para manter o equilíbrio das relações com os stakeholders.

 

 

Principais Temas:

– Transparência;
– Gestão de conflitos;
– Sustentabilidade;
– Conhecimento sobre os impactos das atividades da Companhia na região;
– Diálogo constante;
– Conhecimento das necessidades específicas da comunidade local;
– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes (clientes, prefeitura, órgãos do estado, órgãos federais, empregados, sindicato, OGMO)

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos.

À distância:
– EAD.

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

(a inserir)

Descrição:

E1. Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita, utilizando linguagem adequada a cada ambiente e tipo de público-alvo.
E2. Sabe ouvir ativamente, buscando compreender o contexto e dar o encaminhamento devido.
E3. Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas.

 

 

Principais Temas:

– Comunicação: o emissor, a mensagem, o receptor, diferenças de interpretação, suas consequências e os cuidados necessários;
– A comunicação formal e informal
– Credibilidade, relevância, significado e atratividade;
– Cultura organizacional e estilo gerencial: conhecendo os pontos críticos;
– A comunicação verbal, escrita e visual – técnicas adequadas, erros mais comuns e como evitá-los;
– Canais de comunicação tradicionais e as mídias sociais;
– Comunicando-se em situações de conflito: como lidar com pessoas em estados de comportamento alterados – Rapport;
– Técnicas de redação;
– Técnicas para falar em público (oratória)

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;
– Dinâmica de grupo;
– Mentoria do gestor imediato.

À distância:
– EAD
– Leitura de livros, documentos e relatórios da área de atuação

Média duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/comunicacao-oral-escrita-linguagem-corporal-completo/

https://www.udemy.com/course/comunicacao-consciente-aprenda-a-comunicar-de-verdade/

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1300/?area=3

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1181/?area=3

Descrição:

E1. Apresenta posicionamento coerente com as normas, procedimentos legais e os códigos de ética e conduta da Portos do Paraná.
E2. Atua com ética, respeito, transparência e profissionalismo na execução de trabalhos e projetos, inclusive quanto à assiduidade, pontualidade e cumprimento de prazos.
E3. Mantém a devida impessoalidade, discrição e sigilo sobre as informações e acontecimentos sensíveis ao ambiente de trabalho.

 

 

Principais Temas:

– Código de Ética;
– Inteligência emocional;
– Cumprimento de normas e procedimentos internos;
– Confiança;
– Sigilo;
– Profissionalismo;
– Disciplina;
– Bom senso;
– Transparência;
– Compromisso com o trabalho.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e vivências comportamentais;
– Mentoria do gestor imediato.

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/conceitos-basicos-de-compliance/

https://www.udemy.com/course/compliance-fundamentos-e-vantagens/

Descrição:

E1. Atua com empenho, iniciativa e agilidade no atendimento a demandas e na solução de problemas.
E2. Visualiza oportunidades de melhoria, propõe e aplica ajustes nos processos de trabalho.
E3. Demonstra responsabilidade para antecipar-se e mitigar erros, problemas ou riscos visíveis.

 

 

Principais Temas:

– Ética e os princípios do servidor / empregado público
– Administração do tempo: como lidar com demandas simultâneas, prazos e qualidade
– Antecipando riscos, resolvendo problemas e ganhando tempo
– Iniciativa e inovação no trabalho
– As virtudes e a satisfação pessoal do empregado público

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual;
– Mentoria do gestor imediato;
– Aula expositiva dialogada;

À distância:
– EAD

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/colaboracao-criando-equipes-de-alto-desempenho/

https://www.udemy.com/course/gestao-de-tempo/

https://www.udemy.com/course/design-thinking-possivel/

Descrição:

E1. Adota postura colaborativa e cooperativa com a equipe de trabalho, compartilhando informações e conhecimento nas atividades e desafios diários.
E2. Respeita os colegas de sua equipe e demais colaboradores e superiores.
E3. Ajuda os colegas em suas atividades e procura auxílio quando necessário, aproveitando assim as expertises de cada membro da equipe.

 

 

Principais Temas:

– Colaboração;
– Divisão do trabalho;
– Transparência;
– Empatia;
– Gestão de conflitos;
– Grupos x equipes coesas;
– Disponibilidade em ajudar;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência;
– Tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Como lidar com equipes heterogêneas;
– Coesão e atingimento de metas coletivas.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.

À distância:
– EAD com interação entre os alunos.

Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/gestao-projetos-pequenas-equipes/

https://www.udemy.com/course/curso-de-inteligencia-emocional-para-trabalhar-em-equipe/

Descrição:

E1. Analisa documentos, informações e dados com atenção à qualidade, precisão e confiabilidade, propondo recomendações coerentes.
E2. Utiliza perspectiva crítica e questionadora, mas construtiva, com o intuito de contribuir para o sucesso dos trabalhos.
E3. Propõe ideias ou complementações onde julga necessário, de maneira assertiva.

 

 

Principais Temas:

– Técnicas de interpretação e análise de dados;
– Técnicas de cenários;
– Análise de séries históricas e correlações;
– Filtro de dados e data analytics;
– Observação, foco e discernimento;
– Técnicas de síntese, geração de relatórios e representações gráficas;
– Análise crítica e investigativa;
– Autogerenciamento.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:
– EAD;

Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/analise-viabilidade-excel/

https://www.udemy.com/course/eap-estrutura-analitica-de-um-projeto/

Descrição:

E1. Antecipa-se e supera desafios, define corretamente as prioridades, propõe ações e executa suas atividades concretizando as metas estabelecidas.
E2. Busca conhecimento que agregue a realização das suas atividades, atuando com segurança e exatidão, garantindo bons resultados.

 

 

Principais Temas:

– Estabelecimento de metas;
– Alinhamento de objetivos;
– Administração do tempo;
– Engajamento;
– Diagnóstico de cenários;
– Cumprimento de metas;
– Proatividade;
– Técnicas de priorização (80/20), importância, impacto urgência;
– Plano de ação assertivo.

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Coaching;
– Treinamento on the job com outros colaboradores (colegas);

À distância:
– EAD
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas, análise de casos;

Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/333/?area=8

https://www.udemy.com/course/lideranca-com-foco-em-resultados/

Descrição:

E1. Coloca o cliente em primeiro lugar, sem comprometer os interesses comerciais, atendendo às demandas e resolvendo intercorrências adequadamente.
E2. Identifica a necessidade do cliente de forma clara e objetiva, atuando para a garantia da sua satisfação, apresentando propostas que gerem valor ao cliente e à Portos do Paraná.

 

 

Principais Temas:

– Atenção ao cliente;
– Técnicas de relacionamento com clientes;
– Conhecimento das necessidades do cliente;
– Soluções para atendimento das demandas;
– Conhecimento do negócio da empresa;
– Conhecimento do negócio do cliente;
– Foco no cumprimento de prazos;
– Cortesia e cordialidade.

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Coaching;
– Treinamento on the job com outros colaboradores.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos.

À distância:
– EAD

Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/curso-de-customer-success-o-sucesso-do-cliente-como-foco/

https://www.udemy.com/course/excelencia-do-atendimento-ao-cliente/

Descrição:

E1. Reage de forma positiva às mudanças e adversidades, adaptando-se a novos contextos profissionais e mantendo um desempenho eficiente.
E2. Utiliza a diversidade de tarefas como uma oportunidade de desenvolvimento profissional, identificando e avaliando as alternativas capazes de resolver problemas e atingir resultados.
E3. Demonstra flexibilidade para modificar o plano de ação e alocação de recursos quando necessário de forma consciente, estruturada e fundamentada.

 

 

Principais Temas:

– Autoconhecimento;
– Adaptabilidade;
– Inteligência emocional;
– Autocrítica;
– Relacionamento e integração com a equipe;
– Ferramentas e técnicas de gestão da mudança;
– Flexibilidade em contextos adversos.

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.

À distância:
– EAD com interação entre os alunos.

Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/equipes-alta-performance/

https://www.udemy.com/course/adaptabilidade-profissional/

E1. Observa o cumprimento das cláusulas estabelecidas nos Contratos e legislação pertinente nas etapas de fiscalização.
E2. Avalia o desempenho do contratado, acompanhando a execução do contrato dentro do planejamento preestabelecido, podendo notificar o Contratado em caso de irregularidade, inclusive sugerindo rescisão contratual, dentre outros.
E3. Analisa e propõem a incorporação do Patrimônio ao erário Público, tratando da reversibilidade dos bens ao final do contrato.

 

Principais Temas:

– Fiscalizar cumprimento das obrigações contratuais
– Avaliação do desempenho do contratado
– Procedimentos de notificação, suspensão, advertência, multas por descumprimentos, previsíveis em Contrato
– Encerramento de contratos
– Rescisão de contratos
– Aplicativo de fiscalização (já solicitado a Celepar) nos mesmos moldes do Aplicativo de Não Conformidade da Diretoria de Operações

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Grupo de estudos;

À distância:
– Curso em EAD;

Curta duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/340/

 

 

Descrição:

E1. Analisa os dados pertinentes à sua unidade ou ao Porto como um todo, buscando inter-relações úteis para gerar relatórios, análises integradas, recomendações e ações pertinentes.
E2. Identifica necessidades de ajustes em processos operacionais, propondo melhorias, investimentos e mitigação de riscos.

 

 

Principais Temas:

– Big Data
– Coleta, análise e interpretação de dados
– Business Intelligence (BI)
– Alimentação de informações

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.

Média duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/406/

https://www.udemy.com/course/analise-de-dados-microsoft-excel/

https://www.udemy.com/course/power-bi-completo-do-basico-ao-avancado/

https://www.udemy.com/course/power-bi-primeiros-passos-aos-primeiros-dashboards/

https://www.udemy.com/course/power-bi-e-excel-saiba-construir-dashboards-incriveis/

E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação de Empresas Públicas e Órgãos Reguladores e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação de Empresas Públicas (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos) para consolidar suas análises e registros de maneira segura e assertiva.

Principais Temas:

– Lei 13.303/2016 (Estatais)
– Regulamentação da ANTAQ;
– Normativa ANTAQ 3274;
– Regulamento interno;
– Padrões e convenções portuárias internacionais.

Modalidades e duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.

Curta duração

Sugestões de Aprendizagem:

https://www1.tce.pr.gov.br/conteudo/online-a-nova-lei-das-estatais-lei-13303-16-curso-online/307952/area/59

Descrição:

E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Tratamento e Análise de Dados para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Tratamento e Análise de Dados para organizar, tratar, analisar e extrair informações relevantes a partir de grandes conjuntos de dados (Business Intelligence).
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

 

Principais Temas:

– Power BI: Obtenção de dados, criação de modelos, criação de dashboard e histórias
– BI Celepar: Explorar dados e gerar relatórios
– Data Analysis
– Excel: Criação e exploração de dados.
– Data Visualization: Criação de painéis e infográficos visuais.

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução/Celepar);

À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/406/

https://www.udemy.com/course/analise-de-dados-microsoft-excel/

https://www.udemy.com/course/power-bi-completo-do-basico-ao-avancado/

https://www.udemy.com/course/power-bi-primeiros-passos-aos-primeiros-dashboards/

https://www.udemy.com/course/power-bi-e-excel-saiba-construir-dashboards-incriveis/

Descrição:

 

 

 

Principais Temas:

  •  

 

 

Modalidades e Duração:

 

 

 

Sugestões de aprendizagem:

(a inserir)

Descrição:

 

 

 

Principais Temas:

  •  

 

 

Modalidades e Duração:

 

 

 

Sugestões de aprendizagem:

(a inserir)

Descrição:

E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de edição de texto.
E2. Utiliza adequadamente o software de edição de texto com destreza para elaborar, alterar e formatar textos, quadros ou imagens em relatórios.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

 

Principais Temas:

– Digitação de textos;
– Redação e formatação de textos;
– Diagramação de textos: Formatação de documentos, referências, tabelas, figuras, diagramas, sumários, seções, layout, margens, parágrafos, espaçamentos, capa/contracapa, paginação, cabeçalho/rodapé, marca d’água, impressão, exportação em pdf.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:
– EAD

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/microsoft-word-office-365/

https://www.udemy.com/course/curso-word-completo/

https://www.udemy.com/course/curso-de-word-2019-basico-e-avancado/

Descrição:

E1. Promove um ambiente agradável para o trabalho.
E2. Reconhece o valor das relações interpessoais, sabe elogiar, dar feedbacks, apoiar, agradecer e manter empatia com as pessoas que fazem parte do meio interno e externo (fornecedores, clientes e demais órgãos do estado).
E3. Demonstra satisfação, tolerância e disponibilidade no trato com os colegas e superiores.

 

 

Principais Temas:

– Empatia;
– Cortesia;
– Disponibilidade em ajudar;
– Colaboração;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência e tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas, feedback e comunicação interpessoal;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Escuta ativa;
– Respeito;
– Humildade.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.

À distância:
– EAD com interação entre os alunos.

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/840/?area=3

https://www.udemy.com/course/desenvolvimento-pessoal-e-interpessoal/

Descrição:

E1. Apresenta-se disposto a aprender novas técnicas, tecnologias ou conhecimentos relevantes ao seu trabalho, buscando a melhoria das atividades do setor.
E2. Pesquisa novas alternativas, fontes de informação e melhores práticas para aprimorar seu trabalho e manter-se atualizado(a).
E3. Busca constantemente sua atualização profissional, com ganhos de conhecimento que agreguem valor à sua área de atuação.

 

 

Principais Temas:

– Administração do tempo
– Técnicas de fixação de conteúdo
– Instrutoria interna (aprender ensinando)
– Pesquisa, aplicação, autoavaliação continuada

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:
– Curso em EAD;

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/autogestao-para-o-sucesso/

Descrição:

E1. Explora novas ideias que agreguem valor na realização das atividades, garantindo bons resultados.

E2. Propõe aprimoramentos significativos dos serviços, métodos, processos, práticas organizacionais, gerando avanços para a Portos do Paraná.

 

 

Principais temas:

– Benchmarking;

– Visão analítica de sistemas e novas ferramentas;

– Técnicas de gestão de processos;

– Ferramentas de geração e gestão de ideias;

– Brainstorming;

– Visitas técnicas;

– Ferramentas de desenvolvimento de cultura de inovação.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

– Visitas técnicas;

À distância:

– Curso em EAD;

– Vídeoaulas.

Média duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/gestao-da-inovacao/

https://www.udemy.com/course/design-thinking-praticas-e-ferramentas-para-gerar-inovacao/

https://www.udemy.com/course/criatividade-e-inovacao/

Descrição:

E1. Orienta as pessoas para darem o melhor de si, com vistas ao atingimento dos objetivos e à obtenção de resultados em seus processos de trabalho.
E2. Demonstra habilidade em fornecer e receber feedback, assim como gerenciar o desempenho e desenvolvimento da equipe.
E3. Promove o potencial dos membros da equipe com oportunidades e desafios, delegando tarefas e fomentando a disseminação de conhecimentos.

 

 

Principais Temas:

– Habilidades fundamentais de Liderança
– Estilos de Liderança
– Liderança Transformacional e Leader-Member Exchange (LMX)
– Gestão de Equipes para Resultados
– Técnicas de orientação e comunicação não-violenta
– Inteligência emocional;
– Colaboração;
– Tolerância;
– Técnicas de Feedback e reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Delegação de atividades;
– Engajamento;
– Estabelecimento, monitoramento e suporte ao atingimento de metas;
– Entusiasmo;
– Técnicas de Motivação.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching;
– Reuniões de resultados setoriais.

À distância:
– EAD;
– Livros sobre liderança.

Média duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-pessoas/

https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-equipes/

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/373/

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/871/?area=7

Descrição:

 

 

 

Principais Temas:

  •  

 

 

Modalidades e Duração:

 

 

 

Sugestões de aprendizagem:

(a inserir)

Descrição:

E1. É capaz de visualizar o cenário completo, analisando o contexto, processos e pessoas envolvidas para promover uma atuação integrada.
E2. Avalia não apenas a sua necessidade imediata, mas o impacto e as consequências que sua decisão vai gerar para todas as outras áreas.

 

 

Principais Temas:

– A Cadeia de Valor da Companhia;
– Visão panorâmica dos serviços e instalações;
– Processos, interconexões e impactos entre setores;
– Integração das equipes;
– Indicadores e metas estratégicos e setoriais;
– Interrelação de projetos e programas;
– A conexão do ambiente interno e externo;
– Disseminação do conhecimento;
– Comunicação interna e externa nos diferentes níveis hierárquicos.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching

À distância:
– Vídeos instrucionais sobre a atuação integrada da Appa

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/visao-sistemica-de-negocios/

Descrição:

E1. Apresenta o domínio necessário sobre os conceitos de Gestão de Projetos quanto a escopo, prazos, custos, riscos, pessoas, stakeholders, qualidade, comunicação e metodologias ágeis, dentre outros.
E2. Aplica adequadamente seus conhecimentos para mobilizar recursos técnicos, financeiros e humanos, verificar desvios e promover a realização de projetos bem-sucedidos e alinhados à estratégia organizacional.
E3. Apresenta o domínio necessário dos recursos de softwares de Gestão de Projetos.

 

 

Principais Temas:

– Parcerias Público Privadas
– Comissão de Gerenciamento de Projetos, com participação de todas as áreas
– A tríplice restrição;
– Metodologias PMI;
– Metodologias ágeis no gerenciamento de projetos;
– Gestão da comunicação;
– Criação de dashboards para projetos;
– Gestão de reuniões;
– Gestão de prioridades;
– Planejamento das etapas;
– Conhecimento das normativas internas e externas;
– Princípios de visão estratégica.

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Aula expositiva dialogada;
– Treinamento on the job com outros colaboradores.

À distância:
– EAD
– Videoaulas

Média duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/328/?area=8

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/104/

https://www.udemy.com/course/planejamento-gestao-de-projetos-tradicional-pmi-completo/

https://www.udemy.com/course/gestao-riscos-projetos-planejamento/

Descrição:

E1. Planeja e prioriza suas atividades antecipadamente, elaborando lista de tarefas, pautas de reuniões, agenda de compromissos e processos sob sua responsabilidade.
E2. Executa suas atividades de acordo com as prioridades, prazos, normas e procedimentos definidos.
E3. É assertivo nas suas colocações, administrando e otimizando o tempo em suas demandas.

 

 

Principais Temas:

– Definições de padrões a serem cumpridos;
– Organização das tarefas de forma racional;
– Priorização da qualidade na execução;
– Controle de prazos;
– Controle de agendas;
– Controle de documentos e arquivos;
– Administração do tempo.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

À distância:
– EAD.

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/produtividade-e-gestao-do-tempo-k/

Descrição:

E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de apresentações.
E2. Utiliza adequadamente o software de apresentações com destreza para resumir informações e apresentá-las de maneira concisa e adequada graficamente.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

 

Principais Temas:

– Elaboração de apresentações;
– Formação de slides;
– Animações e automações;
– Hiperlinks, áudio e vídeo.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:
– EAD

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/curso-de-powerpoint-do-basico-ao-avancado/

https://www.udemy.com/course/decole-sua-carreira-crie-apresentacoes-profissionais-no-powerpoint/

Descrição:

E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de planilhas eletrônicas.
E2. Utiliza adequadamente o software de planilhas eletrônicas com destreza para elaborar planilhas, permitindo inserir, organizar, cruzar, consultar dados e gerar gráficos e relatórios consolidados.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

 

Principais Temas:

– Elaboração de gráficos no Excel;
– Elaboração de planilhas dinâmicas, macros;
– Estruturar, configurar as planilhas;
– Conhecimento em fórmulas: do básico ao avançado;
– Conhecimento em banco de dados;
– Conhecimento em ferramentas de dashboard;
– Conhecimento em access para gerenciamento de banco de dados.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:
– EAD

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/884/?area=2

https://www.udemy.com/course/microsoft-excel-completo-de-a-a-z/

https://www.udemy.com/course/excel_essencial/

https://www.udemy.com/course/excel-completo-/

Descrição:

E1. Demonstra pleno conhecimento da interação com instâncias de governança, os órgãos de controle, agências reguladoras e órgãos de fiscalização, permitindo atuar com segurança no atendimento às normas e padrões requeridos.
E2. Antecipa-se utilizando ferramentas de planejamento na preparação de relatórios e documentos para atender a fiscalizações, regularizações ou solicitações de forma a manter o fluxo normal de operações na Portos do Paraná.

 

 

Principais Temas:

– Plataforma de interligação com Órgão de Controle e Governança
– Segurança integrada

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

(a inserir)

Sugestões de cursos e materiais de aprendizagem

Sugira ao lado cursos ou materiais de aprendizagem relacionando à respectiva competência e Trilha para a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas analisar e incorporar