Trilha de Ambientação de Novos Funcionários
Acesse abaixo, em cada competência, sua descrição, temas, modalidades e as primeiras opções de aprendizagem.
E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação e Normas Portuárias e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação e Normas Portuárias (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos internacionais, federais e estaduais) para consolidar suas análises, registros e ações preventivas de maneira segura e assertiva.
E3. Demonstra familiaridade com os regimes alfandegários, a linguagem técnica, certificações portuárias e os procedimentos das autoridades portuária, marítima, aduaneira, agropecuária, sanitária, segurança portuária, receita estadual e federal.
Principais Temas:
– Normas da Autoridade Marítima – NORMAM
– Normas Gerais da APPA
– Normas Internacionais para canais e portos (IMO)
– Regulamentos para navegação (PIANC, etc.)
– Normas de atracação e Navegação do Porto
– ABNT
– Normas de Fiscalização importação e exportação (receita federal)
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Média duração
Sugestões de aprendizagem:
(a inserir)
E1. Adota postura colaborativa e cooperativa com a equipe de trabalho, compartilhando informações e conhecimento nas atividades e desafios diários.
E2. Respeita os colegas de sua equipe e demais colaboradores e superiores.
E3. Ajuda os colegas em suas atividades e procura auxílio quando necessário, aproveitando assim as expertises de cada membro da equipe.
Principais Temas:
– Colaboração;
– Divisão do trabalho;
– Transparência;
– Empatia;
– Gestão de conflitos;
– Grupos x equipes coesas;
– Disponibilidade em ajudar;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência;
– Tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Como lidar com equipes heterogêneas;
– Coesão e atingimento de metas coletivas
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração.
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/gestao-projetos-pequenas-equipes/
https://www.udemy.com/course/curso-de-inteligencia-emocional-para-trabalhar-em-equipe/
E1. Demonstra pleno conhecimento da interação com instâncias de governança, os órgãos de controle, agências reguladoras e órgãos de fiscalização, permitindo atuar com segurança no atendimento às normas e padrões requeridos.
E2. Antecipa-se utilizando ferramentas de planejamento na preparação de relatórios e documentos para atender a fiscalizações, regularizações ou solicitações de forma a manter o fluxo normal de operações na Portos do Paraná.
Principais Temas:
– Plataforma de interligação com Órgão de Controle e Governança
– Segurança integrada
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Compreende as dificuldades de maneira equilibrada, não se prendendo ao problema, mas sim buscando múltiplas formas de solução.
E2. Estrutura o contexto, a definição do problema, as alternativas de solução e seus impactos para todos os envolvidos antes de direcionar a ação.
E3. Procura demonstrar atitude positiva e analisar situações adversas com temperança.
Principais Temas:
– Análise de processo decisório, alternativas, causas e consequências, caminho crítico, riscos (árvore de decisão, diagrama de Ishikawa, 5 porquês);
– Técnicas de resolução de problemas baseados em informação;
– Análise sistêmica;
– Gestão de conflitos;
– Planos de ação;
– Comunicação de soluções e agenda positiva.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e análises de casos;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD
– Leitura de livros sobre análises de casos
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/analise-e-solucao-de-problemas-com-8d/
E1. Domina os processos de controle operacional, seguindo os procedimentos e normas em suas atividades diárias com precisão.
E2. Efetua o controle operacional de forma adequada, monitorando a logística do Porto, os processos de planejamento e autorizações de atracação, a sequência de berço de atracação dos navios break bulk conforme as normas e procedimentos de logística de pátio.
E3. Acompanha adequadamente a ocupação, definindo especificações e prioridades de forma eficiente para garantir o melhor fluxo logístico.
Principais temas:
– Carga e Descarga de Navios
– Carga on Line
– APPA WEB
– Análise das pranchas operacionais
– Programação de Navios
– Execução da Programação
– Planejamento de fluxos e rotas
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
– Visitas Técnicas;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Média duração
Sugestões de aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação de Empresas Públicas e Órgãos Reguladores e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação de Empresas Públicas (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos) para consolidar suas análises e registros de maneira segura e assertiva.
Principais Temas:
– Lei 13.303/2016 (Estatais)
– Regulamentação da ANTAQ;
– Normativa ANTAQ 3274;
– Regulamento interno;
– Padrões e convenções portuárias internacionais.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
E1. Antecipa-se e supera desafios, define corretamente as prioridades, propõe ações e executa suas atividades concretizando as metas estabelecidas.
E2. Busca conhecimento que agregue a realização das suas atividades, atuando com segurança e exatidão, garantindo bons resultados.
Principais Temas:
– Estabelecimento de metas;
– Alinhamento de objetivos;
– Administração do tempo;
– Engajamento;
– Diagnóstico de cenários;
– Cumprimento de metas;
– Proatividade;
– Técnicas de priorização (80/20), importância, impacto urgência;
– Plano de ação assertivo.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Coaching;
– Treinamento on the job com outros colaboradores (colegas);
À distância:
– EAD
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas, análise de casos;
Curta duração.
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/333/?area=8
https://www.udemy.com/course/lideranca-com-foco-em-resultados/
E1. Planeja e prioriza suas atividades antecipadamente, elaborando lista de tarefas, pautas de reuniões, agenda de compromissos e processos sob sua responsabilidade.
E2. Executa suas atividades de acordo com as prioridades, prazos, normas e procedimentos definidos.
E3. É assertivo nas suas colocações, administrando e otimizando o tempo em suas demandas.
Principais Temas:
– Definições de padrões a serem cumpridos;
– Organização das tarefas de forma racional;
– Priorização da qualidade na execução;
– Controle de prazos;
– Controle de agendas;
– Controle de documentos e arquivos;
– Administração do tempo.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
À distância:
– EAD.
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/produtividade-e-gestao-do-tempo-k/
E1. Elabora textos, documentos e relatórios precisos e coerentes utilizando-se da linguagem técnica e objetiva.
E2. Consolida e sintetiza informações de forma estruturada na redação dos documentos.
E3. Segue padrões de redação e formatação estabelecidos com precisão gramatical, coesão e coerência, buscando manter ou aprimorar a qualidade dos documentos elaborados em sua unidade.
Principais Temas:
– Formatação de documentos e padronização
– Estilos de linguagem
– Coesão, coerência e argumentação
– Síntese e concisão redacional
– Principais aspectos da acurácia gramatical
– Terminologia técnica da área
– Análise do contexto, triagem dos aspectos relevantes, consolidação de ideias e clareza de apresentação de fundamentos.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– Cursos em EAD
Curta duração.
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
E1. Promove um ambiente agradável para o trabalho.
E2. Reconhece o valor das relações interpessoais, sabe elogiar, dar feedbacks, apoiar, agradecer e manter empatia com as pessoas que fazem parte do meio interno e externo (fornecedores, clientes e demais órgãos do estado).
E3. Demonstra satisfação, tolerância e disponibilidade no trato com os colegas e superiores.
Principais Temas:
– Empatia;
– Cortesia;
– Disponibilidade em ajudar;
– Colaboração;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência e tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas, feedback e comunicação interpessoal;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Escuta ativa;
– Respeito;
– Humildade..
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
E1. É capaz de visualizar o cenário completo, analisando o contexto, processos e pessoas envolvidas para promover uma atuação integrada.
E2. Avalia não apenas a sua necessidade imediata, mas o impacto e as consequências que sua decisão vai gerar para todas as outras áreas.
Primeiros Temas:
– A Cadeia de Valor da Companhia;
– Visão panorâmica dos serviços e instalações;
– Processos, interconexões e impactos entre setores;
– Integração das equipes;
– Indicadores e metas estratégicos e setoriais;
– Interrelação de projetos e programas;
– A conexão do ambiente interno e externo;
– Disseminação do conhecimento;
– Comunicação interna e externa nos diferentes níveis hierárquicos.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching
À distância:
– Vídeos instrucionais sobre a atuação integrada da Appa
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
E1. Analisa riscos possíveis em relação à sua unidade ou à organização como um todo, procurando as estratégias mais seguras para atingir resultados esperados.
E2. Planeja e articula informações e pessoas para mitigar riscos e evitar sua reincidência.
E3. Realiza o gerenciamento da matriz de riscos, seguindo procedimentos e normas previstas para evitar problemas ou disfunções.
Principais Temas:
– Planejamento e gerenciamento do risco;
– Identificação do risco;
– Metodologia Coso;
– Análise qualitativa;
– Análise quantitativa;
– Atividades de controle;
– Elaboração de documentação;
– Atuação na solução/mitigação;
– Normas técnicas (ISO 31000);
– Informação e comunicação;
– Monitoramento de riscos.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva dialogada;
– Treinamento on the job com outros colaboradores.
À distância:
– EAD
– Vídeoaulas
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/gestao-riscos-projetos-planejamento/
https://www.udemy.com/course/coso-gestao-de-risco-corporativo/
https://www.udemy.com/course/aplicacao-da-gestao-de-riscos-e-oportunidades/
https://www.udemy.com/course/gestao-de-riscos-iso-310002018/
E1. Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita, utilizando linguagem adequada a cada ambiente e tipo de público-alvo.
E2. Sabe ouvir ativamente, buscando compreender o contexto e dar o encaminhamento devido.
E3. Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas.
Principais Temas:
– Comunicação: o emissor, a mensagem, o receptor, diferenças de interpretação, suas consequências e os cuidados necessários;
– A comunicação formal e informal
– Credibilidade, relevância, significado e atratividade;
– Cultura organizacional e estilo gerencial: conhecendo os pontos críticos;
– A comunicação verbal, escrita e visual – técnicas adequadas, erros mais comuns e como evitá-los;
– Canais de comunicação tradicionais e as mídias sociais;
– Comunicando-se em situações de conflito: como lidar com pessoas em estados de comportamento alterados – Rapport;
– Técnicas de redação;
– Técnicas para falar em público (oratória)
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;
– Dinâmica de grupo;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD
– Leitura de livros, documentos e relatórios da área de atuação
Média duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
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E1. Administra adequadamente divergências, antagonismos de interesses, ideias e posicionamentos.
E2. Demonstra habilidade para articular parcerias internas e externas visando ao alcance de resultados mutuamente benéficos.
E3. Consegue dialogar com colaboradores e superiores em situações de conflito, buscando a conciliação.
Principais Temas:
– Estilos de negociação;
– Negociação ganha-ganha;
– Apresentação do valor agregado dos serviços;
– Técnicas de persuasão;
– Empatia;
– Gerenciamento de conflitos;
– BATNA (best alternative to a negotiated agreement);
– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes em ambiente político;
– O estabelecimento de parcerias estratégicas
– Como transitar pelas diferentes esferas do poder público estadual com desenvoltura.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Grupos de estudos.
À distância:
– EAD.
Curta duração.
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/neuroconciliacao-e-gestao-de-conflitos/
https://www.udemy.com/course/gestao-de-conflito/
E1. Apresenta posicionamento coerente com as normas, procedimentos legais e os códigos de ética e conduta da Portos do Paraná.
E2. Atua com ética, respeito, transparência e profissionalismo na execução de trabalhos e projetos, inclusive quanto à assiduidade, pontualidade e cumprimento de prazos.
E3. Mantém a devida impessoalidade, discrição e sigilo sobre as informações e acontecimentos sensíveis ao ambiente de trabalho.
Principais Temas:
– Código de Ética;
– Inteligência emocional;
– Cumprimento de normas e procedimentos internos;
– Confiança;
– Sigilo;
– Profissionalismo;
– Disciplina;
– Bom senso;
– Transparência;
– Compromisso com o trabalho.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e vivências comportamentais;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
EAD.
Curta duração.
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
E1. Analisa os dados pertinentes à sua unidade ou ao Porto como um todo, buscando inter-relações úteis para gerar relatórios, análises integradas, recomendações e ações pertinentes.
E2. Identifica necessidades de ajustes em processos operacionais, propondo melhorias, investimentos e mitigação de riscos.
Principais Temas:
– Conhecimentos dos programas ambientais e condicionantes executados pelas Licenças de Operação dos Portos do Paraná;
– Conhecimento do Plano de Controle Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental dos Portos do Paraná e suas atualizações;
– Redação de pareceres técnicos;
– Interpretação de dados ambientais.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Média duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/406/
https://www.udemy.com/course/analise-de-dados-microsoft-excel/
https://www.udemy.com/course/power-bi-completo-do-basico-ao-avancado/
https://www.udemy.com/course/power-bi-primeiros-passos-aos-primeiros-dashboards/
https://www.udemy.com/course/power-bi-e-excel-saiba-construir-dashboards-incriveis/
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de edição de texto.
E2. Utiliza adequadamente o software de edição de texto com destreza para elaborar, alterar e formatar textos, quadros ou imagens em relatórios.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais Temas:
– Digitação de textos;
– Redação e formatação de textos;
– Diagramação de textos: Formatação de documentos, referências, tabelas, figuras, diagramas, sumários, seções, layout, margens, parágrafos, espaçamentos, capa/contracapa, paginação, cabeçalho/rodapé, marca d’água, impressão, exportação em pdf.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração.
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Tramitação de Documentos para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Tramitação de Documentos para cadastro, numeração, gerenciamento e arquivamento de documentos.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais Temas:
– Gerenciamento de planilhas das autorizações ambientais das empresas dos serviços de apoio portuário gerenciados pela Diretoria de Meio Ambiente;
– Gerenciamento das planilhas dos planos de trabalho das empresas autorizadas pelo Diretoria de Meio Ambiente;
– Gerenciamento das planilhas de prestação de contas dos serviços autorizadas pela Diretoria de Meio Ambiente;
– Conhecimento do EPROTOCOLO do Estado do Paraná e suas atualizações para inserção e assinatura de documentos;
– Ferramentas e novas alternativas para controle e gerenciamento de documentos;
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução);
À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de planilhas eletrônicas.
E2. Utiliza adequadamente o software de planilhas eletrônicas com destreza para elaborar planilhas, permitindo inserir, organizar, cruzar, consultar dados e gerar gráficos e relatórios consolidados.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais Temas:
– Elaboração de gráficos no Excel;
– Elaboração de planilhas dinâmicas, macros;
– Estruturar, configurar as planilhas;
– Elaboração de fórmulas: do básico ao avançado;
– Conhecimento em banco de dados;
– Ferramentas para para gerenciamento de banco de dados.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/884/?area=2
https://www.udemy.com/course/microsoft-excel-completo-de-a-a-z/
https://www.udemy.com/course/excel_essencial/https://www.udemy.com/course/excel-completo-/
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de apresentações.
E2. Utiliza adequadamente o software de apresentações com destreza para resumir informações e apresentá-las de maneira concisa e adequada graficamente.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais Temas:
– Elaboração de apresentações;
– Formação de slides;
– Animações e automações;
– Hiperlinks, áudio e vídeo.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/curso-de-powerpoint-do-basico-ao-avancado/
https://www.udemy.com/course/decole-sua-carreira-crie-apresentacoes-profissionais-no-powerpoint/
