Trilha da Segurança Portuária
Acesse abaixo, em cada competência, sua descrição, temas, modalidades e as primeiras opções de aprendizagem.
Descrição:
E1. Analisa os dados pertinentes à sua unidade ou ao Porto como um todo, buscando inter-relações úteis para gerar relatórios, análises integradas, recomendações e ações pertinentes.
E2. Identifica necessidades de ajustes em processos operacionais, propondo melhorias, investimentos e mitigação de riscos.
Principais Temas:
– Conhecimento na ferramenta BI (power bi, microstrategy, sql server);
– Criação de dashboards;
– Estatística;
– Análise de dados;
– Análise de requisitos;
– Capacidade de interferência.
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Média duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/406/
https://www.udemy.com/course/analise-de-dados-microsoft-excel/
https://www.udemy.com/course/power-bi-completo-do-basico-ao-avancado/
https://www.udemy.com/course/power-bi-primeiros-passos-aos-primeiros-dashboards/
https://www.udemy.com/course/power-bi-e-excel-saiba-construir-dashboards-incriveis/
Descrição:
E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação e Normas de Segurança Patrimonial e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação e Normas de Segurança Patrimonial (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos federais e estaduais) para consolidar suas análises, registros e ações preventivas de maneira segura e assertiva.
Principais Temas:
– Código internacional para proteção de navios e instalações portuárias (ISPS/CODE);
– Identificação de explosivos e produtos afins;
Normas e procedimentos para segurança patrimonial;
SICTOS – cadastramento de veículos e pessoas.- Código internacional para proteção de navios e instalações portuárias (ISPS/CODE); – Identificação de explosivos e produtos afins; Normas e procedimentos para segurança patrimonial; SICTOS – cadastramento de veículos e pessoas.
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Média duração
Sugestões de aprendizagem:
Descrição:
E1. Analisa situações e eventos com objetividade e celeridade para aplicar as medidas necessárias conforme os procedimentos e normas estabelecidas, comunicando as ocorrências às instâncias adequadas.
E2. Atua em emergências orientando procedimentos de primeiros socorros, combate a incêndios ou repreensão de ilícitos conforme a normatização do setor, dentro de seu limite de atuação, de maneira segura e efetiva.
Principais Temas:
– Gerenciamento de Crises
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Estudo de caso;
– Dinâmica de grupo;
– Jogos de equipes.
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
(a inserir)
Descrição:
E1. Programa as atividades de segurança portuária com atenção aos detalhes e riscos inerentes, seguindo os procedimentos, normativos e melhores práticas para garantir a segurança e prevenção de risco de ocorrências.
E2. Coordena a execução das atividades de segurança, rondas, pontos de checagem e demais procedimentos, reportando ocorrências às autoridades com agilidade e clareza.
Principais Temas:
– Regulamentação da ANTAQ;
– Normativa ANTAQ 3274;
– Regulamento interno;
– Padrões e convenções portuárias internacionais.
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Média duração
Sugestões de aprendizagem:
(a inserir)
Descrição:
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos dos sistemas de segurança para realizar adequadamente os controles pertinentes à sua área de atuação, gerando informações relevantes para subsidiar decisões internas de segurança portuária.
E2. Realiza atividades de vigilância portuária buscando coibir, prevenir e identificar ocorrências, garantindo aptidão física e técnica necessária para os procedimentos operacionais padrão sempre que necessário.
Principais Temas:
– Norma de exploração;
– Normas internas;
– Procedimentos operacionais padrões portuários;
– Norma de fiscalização;
– Programa de desenvolvimento portuário (PDP);
– Tipos de cargas;
– Tipos de equipamentos ideais para cada tipo de operação.
– Definição de regras de SLA de acordo como nível do serviço (bônus e multas);
– Adequação da produtividade.
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
(a inserir)
Descrição:
E1. Demonstra controle emocional para melhor lidar com as dificuldades inerentes ao trabalho, mesmo em situações sob pressão.
E2. Relaciona-se técnica e profissionalmente com seus interlocutores sem deixar-se envolver emocionalmente.
Principais Temas:
– Inteligência emocional;
– Gestão de conflitos;
– Autoconhecimento;
– Controle emocional;
– Gerenciamento do stress;
– Profissionalismo.
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Coaching;
– Grupos de simulação e vivências comportamentais;
– Mentoring do gestor imediato.
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
(a inserir)
Descrição:
E1. Analisa riscos possíveis em relação à sua unidade ou à organização como um todo, procurando as estratégias mais seguras para atingir resultados esperados.
E2. Planeja e articula informações e pessoas para mitigar riscos e evitar sua reincidência.
E3. Realiza o gerenciamento da matriz de riscos, seguindo procedimentos e normas previstas para evitar problemas ou disfunções.
Principais Temas:
– Planejamento e gerenciamento do risco;
– Identificação do risco;
– Análise qualitativa;
– Análise quantitativa;
– Atividades de controle;
– Elaboração de documentação;
– Atuação na solução/mitigação;
– Normas técnicas (ISO 31000);
– Informação e comunicação;
– Monitoramento.
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva dialogada;
– Treinamento on the job com outros colaboradores.
À distância:
– EAD
– Vídeoaulas
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/gestao-riscos-projetos-planejamento/
https://www.udemy.com/course/coso-gestao-de-risco-corporativo/
https://www.udemy.com/course/aplicacao-da-gestao-de-riscos-e-oportunidades/
https://www.udemy.com/course/gestao-de-riscos-iso-310002018/
Descrição:
E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação Penal e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação Penal (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos federais e estaduais) para fundamentar sua atuação de maneira segura e assertiva.
Principais Temas:
– Legislação penal aplicável ao ambiente portuário
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Grupo de estudo com vários setores;
– Pesquisas sobre jurisprudência do setor de segurança;
À distância:
– Cursos em EAD;
– Vídeoaulas.
Média duração
Sugestões de aprendizagem:
(a inserir)
Descrição:
E1. Apresenta o domínio necessário do idioma inglês para a realização de suas atividades.
E2. Aplica os conhecimentos sobre o idioma inglês de forma clara e assertiva considerando a linguagem técnica específica, escrita, leitura e interpretação, conforme os padrões, processos e procedimentos de seu setor.
Principais Temas:
– Inglês técnico/portuário
– Leitura de documentos em inglês
– Técnicas de conversação
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas;
– Aplicativos.
Média duração/Longa
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/inglesextremo/
https://www.udemy.com/course/ingles-instrumental/
Descrição:
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do sistema CFTV para realizar os controles pertinentes à sua área de atuação.
E2. Gera o cruzamento de informações relevantes, sempre que necessário, de maneira precisa para subsidiar decisões internas de segurança.
E3. Segue a metodologia de utilização do sistema, compatível com o procedimento interno, para comunicar atos suspeitos ou ocorrências que requeiram ação imediata e registro de histórico.
Principais Temas:
– Sistema de Gestão Integrada para Controle de Acessos e CFTV
– Metodologia de análise de imagens
– Equipamentos de CFTV
– Normas e procedimentos para CCO/CFTV
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
(a inserir)
Descrição:
E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Controle de Acesso para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Controle de Acesso para monitoramento, bloqueio e acesso de pessoas, veículos e equipamentos, garantindo a extração de informações relevantes à segurança.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais Temas:
– Sistema de Gestão Integrada para Controle de Acessos e CFTV
– GUAPOR
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
(a inserir)
Descrição:
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de planilhas eletrônicas.
E2. Utiliza adequadamente o software de planilhas eletrônicas com destreza para elaborar planilhas, permitindo inserir, organizar, cruzar, consultar dados e gerar gráficos e relatórios consolidados.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais Temas:
– Elaboração de gráficos no Excel;
– Elaboração de planilhas dinâmicas, macros;
– Estruturar, configurar as planilhas;
– Conhecimento em fórmulas: do básico ao avançado;
– Conhecimento em banco de dados;
– Conhecimento em ferramentas de dashboard;
– Conhecimento em access para gerenciamento de banco de dados.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/884/?area=2
https://www.udemy.com/course/microsoft-excel-completo-de-a-a-z/
Descrição:
E1. Orienta as pessoas para darem o melhor de si, com vistas ao atingimento dos objetivos e à obtenção de resultados em seus processos de trabalho.
E2. Demonstra habilidade em fornecer e receber feedback, assim como gerenciar o desempenho e desenvolvimento da equipe.
E3. Promove o potencial dos membros da equipe com oportunidades e desafios, delegando tarefas e fomentando a disseminação de conhecimentos.
Principais Temas:
– Habilidades fundamentais de Liderança
– Estilos de Liderança
– Liderança Transformacional e Leader-Member Exchange (LMX)
– Gestão de Equipes para Resultados
– Técnicas de orientação e comunicação não-violenta
– Inteligência emocional;
– Colaboração;
– Tolerância;
– Técnicas de Feedback e reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Delegação de atividades;
– Engajamento;
– Estabelecimento, monitoramento e suporte ao atingimento de metas;
– Entusiasmo;
– Técnicas de Motivação.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching;
– Reuniões de resultados setoriais.
À distância:
– EAD;
– Livros sobre liderança.
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-pessoas/
https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-equipes/
Descrição:
E1. Administra adequadamente divergências, antagonismos de interesses, ideias e posicionamentos.
E2. Demonstra habilidade para articular parcerias internas e externas visando ao alcance de resultados mutuamente benéficos.
E3. Consegue dialogar com colaboradores e superiores em situações de conflito, buscando a conciliação.
Principais Temas:
– Estilos de negociação;
– Negociação ganha-ganha;
– Apresentação do valor agregado dos serviços;
– Técnicas de persuasão;
– Empatia;
– Gerenciamento de conflitos;
– BATNA (best alternative to a negotiated agreement);
– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes em ambiente político;
– O estabelecimento de parcerias estratégicas
– Como transitar pelas diferentes esferas do poder público estadual com desenvoltura.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching;
– Reuniões de resultados setoriais.
À distância:
– EAD;
– Livros sobre liderança.
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/neuroconciliacao-e-gestao-de-conflitos/
Descrição:
E1. Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita, utilizando linguagem adequada a cada ambiente e tipo de público-alvo.
E2. Sabe ouvir ativamente, buscando compreender o contexto e dar o encaminhamento devido.
E3. Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas.
Principais Temas:
– Comunicação: o emissor, a mensagem, o receptor, diferenças de interpretação, suas consequências e os cuidados necessários;
– A comunicação formal e informal
– Credibilidade, relevância, significado e atratividade;
– Cultura organizacional e estilo gerencial: conhecendo os pontos críticos;
– A comunicação verbal, escrita e visual – técnicas adequadas, erros mais comuns e como evitá-los;
– Canais de comunicação tradicionais e as mídias sociais;
– Comunicando-se em situações de conflito: como lidar com pessoas em estados de comportamento alterados – Rapport;
– Técnicas de redação;
– Técnicas para falar em público (oratória)
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;
– Dinâmica de grupo;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD
– Leitura de livros, documentos e relatórios da área de atuação
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/comunicacao-oral-escrita-linguagem-corporal-completo/
https://www.udemy.com/course/comunicacao-consciente-aprenda-a-comunicar-de-verdade/
Descrição:
E1. Apresenta posicionamento coerente com as normas, procedimentos legais e os códigos de ética e conduta da Portos do Paraná.
E2. Atua com ética, respeito, transparência e profissionalismo na execução de trabalhos e projetos, inclusive quanto à assiduidade, pontualidade e cumprimento de prazos.
E3. Mantém a devida impessoalidade, discrição e sigilo sobre as informações e acontecimentos sensíveis ao ambiente de trabalho.
Principais Temas:
– Código de Ética;
– Inteligência emocional;
– Cumprimento de normas e procedimentos internos;
– Confiança;
– Sigilo;
– Profissionalismo;
– Disciplina;
– Bom senso;
– Transparência;
– Compromisso com o trabalho.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e vivências comportamentais;
– Mentoria do gestor imediato.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/conceitos-basicos-de-compliance/
https://www.udemy.com/course/compliance-fundamentos-e-vantagens/
Descrição:
E1. Atua com empenho, iniciativa e agilidade no atendimento a demandas e na solução de problemas.
E2. Visualiza oportunidades de melhoria, propõe e aplica ajustes nos processos de trabalho.
E3. Demonstra responsabilidade para antecipar-se e mitigar erros, problemas ou riscos visíveis.
Principais Temas:
– Ética e os princípios do servidor / empregado público
– Administração do tempo: como lidar com demandas simultâneas, prazos e qualidade
– Antecipando riscos, resolvendo problemas e ganhando tempo
– Iniciativa e inovação no trabalho
– As virtudes e a satisfação pessoal do empregado público
Modalidades e duração:
Presencial:
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual;
– Mentoria do gestor imediato;
– Aula expositiva dialogada;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/colaboracao-criando-equipes-de-alto-desempenho/
Descrição:
E1. Promove um ambiente agradável para o trabalho.
E2. Reconhece o valor das relações interpessoais, sabe elogiar, dar feedbacks, apoiar, agradecer e manter empatia com as pessoas que fazem parte do meio interno e externo (fornecedores, clientes e demais órgãos do estado).
E3. Demonstra satisfação, tolerância e disponibilidade no trato com os colegas e superiores.
Principais Temas:
– Empatia;
– Cortesia;
– Disponibilidade em ajudar;
– Colaboração;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência e tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas, feedback e comunicação interpessoal;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Escuta ativa;
– Respeito;
– Humildade.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/840/?area=3
https://www.udemy.com/course/desenvolvimento-pessoal-e-interpessoal/
Descrição:
E1. Adota postura colaborativa e cooperativa com a equipe de trabalho, compartilhando informações e conhecimento nas atividades e desafios diários.
E2. Respeita os colegas de sua equipe e demais colaboradores e superiores.
E3. Ajuda os colegas em suas atividades e procura auxílio quando necessário, aproveitando assim as expertises de cada membro da equipe.
Principais Temas:
– Colaboração;
– Divisão do trabalho;
– Transparência;
– Empatia;
– Gestão de conflitos;
– Grupos x equipes coesas;
– Disponibilidade em ajudar;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência;
– Tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Como lidar com equipes heterogêneas;
– Coesão e atingimento de metas coletivas.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/gestao-projetos-pequenas-equipes/
https://www.udemy.com/course/curso-de-inteligencia-emocional-para-trabalhar-em-equipe/
Descrição:
E1. Desempenha suas atividades com atenção aos detalhes dos procedimentos, padrões e relatórios da área.
E2. Monitora e revisa seu trabalho, de forma a evitar erros.
E3. Demonstra foco e concentração no trabalho a ser executado, independente de estímulos externos.
Principais Temas:
– Procedimentos operacionais padrão – POPs;
– Detalhismo;
– Atenção Concentrada vs Atenção Difusa;
– Normas internas;
– Organização do trabalho;
– Processos, procedimentos e controles;
– Controle de qualidade e revisão do trabalho;
– Técnicas de revisão de texto e planilhas.
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Jogos de equipes.
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/curso-basico-de-atencao-plena-mindfulness/
Descrição:
E1. Apresenta-se disposto a aprender novas técnicas, tecnologias ou conhecimentos relevantes ao seu trabalho, buscando a melhoria das atividades do setor.
E2. Pesquisa novas alternativas, fontes de informação e melhores práticas para aprimorar seu trabalho e manter-se atualizado(a).
E3. Busca constantemente sua atualização profissional, com ganhos de conhecimento que agreguem valor à sua área de atuação.
Principais Temas:
– Administração do tempo
– Técnicas de fixação de conteúdo
– Instrutoria interna (aprender ensinando)
– Pesquisa, aplicação, autoavaliação continuada
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
Descrição:
E1. Compreende as dificuldades de maneira equilibrada, não se prendendo ao problema, mas sim buscando múltiplas formas de solução.
E2. Estrutura o contexto, a definição do problema, as alternativas de solução e seus impactos para todos os envolvidos antes de direcionar a ação.
E3. Procura demonstrar atitude positiva e analisar situações adversas com temperança.
Principais Temas:
– Análise de processo decisório, alternativas, causas e consequências, caminho crítico, riscos (árvore de decisão, diagrama de Ishikawa, 5 porquês);
– Técnicas de resolução de problemas baseados em informação;
– Análise sistêmica;
– Gestão de conflitos;
– Planos de ação;
– Comunicação de soluções e agenda positiva.
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e análises de casos;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD
– Leitura de livros sobre análises de casos
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/analise-e-solucao-de-problemas-com-8d/
Descrição:
E1. Planeja e prioriza suas atividades antecipadamente, elaborando lista de tarefas, pautas de reuniões, agenda de compromissos e processos sob sua responsabilidade.
E2. Executa suas atividades de acordo com as prioridades, prazos, normas e procedimentos definidos.
E3. É assertivo nas suas colocações, administrando e otimizando o tempo em suas demandas.
Principais Temas:
– Definições de padrões a serem cumpridos;
– Organização das tarefas de forma racional;
– Priorização da qualidade na execução;
– Controle de prazos;
– Controle de agendas;
– Controle de documentos e arquivos;
– Administração do tempo.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
À distância:
– EAD.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/produtividade-e-gestao-do-tempo-k/
Descrição:
E1. Elabora textos, documentos e relatórios precisos e coerentes utilizando-se da linguagem técnica e objetiva.
E2. Consolida e sintetiza informações de forma estruturada na redação dos documentos.
E3. Segue padrões de redação e formatação estabelecidos com precisão gramatical, coesão e coerência, buscando manter ou aprimorar a qualidade dos documentos elaborados em sua unidade.
Principais Temas:
– Formatação de documentos e padronização
– Estilos de linguagem
– Coesão, coerência e argumentação
– Síntese e concisão redacional
– Principais aspectos da acurácia gramatical
– Terminologia técnica da área
– Análise do contexto, triagem dos aspectos relevantes, consolidação de ideias e clareza de apresentação de fundamentos
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– Cursos em EAD
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
Descrição:
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de apresentações.
E2. Utiliza adequadamente o software de apresentações com destreza para resumir informações e apresentá-las de maneira concisa e adequada graficamente.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais Temas:
– Elaboração de apresentações;
– Formação de slides;
– Animações e automações;
– Hiperlinks, áudio e vídeo.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/curso-de-powerpoint-do-basico-ao-avancado/
https://www.udemy.com/course/decole-sua-carreira-crie-apresentacoes-profissionais-no-powerpoint/
Descrição:
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de edição de texto.
E2. Utiliza adequadamente o software de edição de texto com destreza para elaborar, alterar e formatar textos, quadros ou imagens em relatórios.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais Temas:
– Digitação de textos;
– Redação e formatação de textos;
– Diagramação de textos: Formatação de documentos, referências, tabelas, figuras, diagramas, sumários, seções, layout, margens, parágrafos, espaçamentos, capa/contracapa, paginação, cabeçalho/rodapé, marca d’água, impressão, exportação em pdf.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/microsoft-word-office-365/
https://www.udemy.com/course/curso-word-completo/
https://www.udemy.com/course/curso-de-word-2019-basico-e-avancado/
Descrição:
E1. É capaz de visualizar o cenário completo, analisando o contexto, processos e pessoas envolvidas para promover uma atuação integrada.
E2. Avalia não apenas a sua necessidade imediata, mas o impacto e as consequências que sua decisão vai gerar para todas as outras áreas.
Principais Temas:
– A Cadeia de Valor da Companhia;
– Visão panorâmica dos serviços e instalações;
– Processos, interconexões e impactos entre setores;
– Integração das equipes;
– Indicadores e metas estratégicos e setoriais;
– Interrelação de projetos e programas;
– A conexão do ambiente interno e externo;
– Disseminação do conhecimento;
– Comunicação interna e externa nos diferentes níveis hierárquicos.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching
À distância:
– Vídeos instrucionais sobre a atuação integrada da Appa
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
Descrição:
E1. Analisa documentos, informações e dados com atenção à qualidade, precisão e confiabilidade, propondo recomendações coerentes.
E2. Utiliza perspectiva crítica e questionadora, mas construtiva, com o intuito de contribuir para o sucesso dos trabalhos.
E3. Propõe ideias ou complementações onde julga necessário, de maneira assertiva.
Principais Temas:
– Técnicas de interpretação e análise de dados;
– Técnicas de cenários;
– Análise de séries históricas e correlações;
– Filtro de dados e data analytics;
– Observação, foco e discernimento;
– Técnicas de síntese, geração de relatórios e representações gráficas;
– Análise crítica e investigativa;
– Autogerenciamento.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– EAD;
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/analise-viabilidade-excel/
https://www.udemy.com/course/eap-estrutura-analitica-de-um-projeto/
Descrição:
E1. Reage de forma positiva às mudanças e adversidades, adaptando-se a novos contextos profissionais e mantendo um desempenho eficiente.
E2. Utiliza a diversidade de tarefas como uma oportunidade de desenvolvimento profissional, identificando e avaliando as alternativas capazes de resolver problemas e atingir resultados.
E3. Demonstra flexibilidade para modificar o plano de ação e alocação de recursos quando necessário de forma consciente, estruturada e fundamentada.
Principais Temas:
– Autoconhecimento;
– Adaptabilidade;
– Inteligência emocional;
– Autocrítica;
– Relacionamento e integração com a equipe;
– Ferramentas e técnicas de gestão da mudança;
– Flexibilidade em contextos adversos.
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
