Trilha da Operação
Acesse abaixo, em cada competência, sua descrição, temas, modalidades e as primeiras opções de aprendizagem.
E1. Domina os processos de controle operacional, seguindo os procedimentos e normas em suas atividades diárias com precisão.
E2. Efetua o controle operacional de forma adequada, monitorando a logística do Porto, os processos de planejamento e autorizações de atracação, a sequência de berço de atracação dos navios break bulk conforme as normas e procedimentos de logística de pátio.
E3. Acompanha adequadamente a ocupação, definindo especificações e prioridades de forma eficiente para garantir o melhor fluxo logístico.
Principais temas:
– Carga e Descarga de Navios
– Carga on Line
– APPA WEB
– Análise das pranchas operacionais
– Programação de Navios
– Execução da Programação
– Planejamento de fluxos e rotas
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
– Visitas Técnicas;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Média duração
Sugestões de aprendizagem:
(a inserir)
E1. Analisa os dados pertinentes à sua unidade ou ao Porto como um todo, buscando inter-relações úteis para gerar relatórios, análises integradas, recomendações e ações pertinentes.
E2. Identifica necessidades de ajustes em processos operacionais, propondo melhorias, investimentos e mitigação de riscos.
Principais Temas:
– Big Data
– Coleta, análise e interpretação de dados
– Business Intelligence (BI)
– SAP
– Noções em estatística
– Análise de desempenho
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Média duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/406/
https://pt.coursera.org/specializations/gcp-data-machine-learning-br
E1. Demonstra conhecimento sobre a operação do Porto e suas diversas unidades de maneira suficiente para embasar seu trabalho com segurança, envolvendo os fluxos de navios, caminhões e demais veículos, tempos e movimentos, tipos de cargas e particularidades de movimentação e armazenagem, maquinário e equipamentos envolvidos.
E2. Conecta seu trabalho aos demais fluxos da Portos do Paraná de maneira clara, compreendendo suas interrelações e impactos.
Principais Temas:
– Procedimentos operacionais padrões portuários
– Tipos de cargas
– Tipos de equipamentos ideais para cada tipo de operação
– Armazenagem
– Informação de Carga
– Análise de impacto das operações
– Controle das vias de acesso
– Gestão do pátio de triagem
– Gestão do desempenho dos terminais na descarga e embarque
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://ead.sestsenat.org.br/cursos/administracao-de-terminais-portuarios/
https://pt.coursera.org/specializations/supply-chain-management
E1. Orienta as pessoas para darem o melhor de si, com vistas ao atingimento dos objetivos e à obtenção de resultados em seus processos de trabalho.
E2. Demonstra habilidade em fornecer e receber feedback, assim como gerenciar o desempenho e desenvolvimento da equipe.
E3. Promove o potencial dos membros da equipe com oportunidades e desafios, delegando tarefas e fomentando a disseminação de conhecimentos.
Principais Temas:
– Habilidades fundamentais de Liderança
– Estilos de Liderança
– Liderança Transformacional e Leader-Member Exchange (LMX)
– Gestão de Equipes para Resultados
– Técnicas de orientação e comunicação não-violenta
– Inteligência emocional;
– Colaboração;
– Tolerância;
– Técnicas de Feedback e reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Delegação de atividades;
– Engajamento;
– Estabelecimento, monitoramento e suporte ao atingimento de metas;
– Entusiasmo;
– Técnicas de Motivação.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching;
– Reuniões de resultados setoriais.
À distância:
– EAD;
– Livros sobre liderança.
Média duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-pessoas/
https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-equipes/
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/385/
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/299
E1. Domina os procedimentos de controle de registro de mercadorias, seguindo os procedimentos e normas em suas atividades diárias com precisão.
E2. Efetua os controles e registros de mercadorias de forma adequada, considerando a logística portuária, o controle de notas fiscais e documentação conforme documento de transporte, o atendimento às normas aduaneiras, vistorias, entrada e saída e registros de cargas e mercadorias nos modais rodoviário, ferroviário e marítimo para carga conteinerizada / carga solta / granéis sólidos / granéis líquidos.
Principais Temas:
– Relatórios de movimentação de mercadoria
– Comércio Exterior
– Noções em logística
– Carga on Line
– APPA WEB
– SCOA
– Informação de Carga
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
À Distância:
– EAD
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Gestão Portuária para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Gestão Portuária para realizar o gerenciamento logístico e de controle de comércio exterior/aduaneiro na Portos do Paraná.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais Temas:
– Sistemas operacionais de múltipla integração de terminais, vigentes e planejadas, nas áreas de exportação, importação e recebimento rodoferroviário, de granéis sólidos e líquidos
– Carga on line
– APPA WEB
– SCOA
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução);
À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação
Média duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Atua com empenho, iniciativa e agilidade no atendimento a demandas e na solução de problemas.
E2. Visualiza oportunidades de melhoria, propõe e aplica ajustes nos processos de trabalho.
E3. Demonstra responsabilidade para antecipar-se e mitigar erros, problemas ou riscos visíveis.
Principais Temas:
– Ética e os princípios do servidor / empregado público
– Administração do tempo: como lidar com demandas simultâneas, prazos e qualidade
– Antecipando riscos, resolvendo problemas e ganhando tempo
– Iniciativa e inovação no trabalho
– As virtudes e a satisfação pessoal do empregado público.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual;
– Mentoria do gestor imediato;
– Aula expositiva dialogada;
À distância:
– EAD
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/colaboracao-criando-equipes-de-alto-desempenho/
E1. Adota postura colaborativa e cooperativa com a equipe de trabalho, compartilhando informações e conhecimento nas atividades e desafios diários.
E2. Respeita os colegas de sua equipe e demais colaboradores e superiores.
E3. Ajuda os colegas em suas atividades e procura auxílio quando necessário, aproveitando assim as expertises de cada membro da equipe.
Principais Temas:
– Colaboração;
– Divisão do trabalho;
– Transparência;
– Empatia;
– Gestão de conflitos;
– Grupos x equipes coesas;
– Disponibilidade em ajudar;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência;
– Tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Como lidar com equipes heterogêneas;
– Coesão e atingimento de metas coletivas
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração.
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/gestao-projetos-pequenas-equipes/
https://www.udemy.com/course/curso-de-inteligencia-emocional-para-trabalhar-em-equipe/
E1. Compreende as dificuldades de maneira equilibrada, não se prendendo ao problema, mas sim buscando múltiplas formas de solução.
E2. Estrutura o contexto, a definição do problema, as alternativas de solução e seus impactos para todos os envolvidos antes de direcionar a ação.
E3. Procura demonstrar atitude positiva e analisar situações adversas com temperança.
Principais Temas:
– Análise de processo decisório, alternativas, causas e consequências, caminho crítico, riscos (árvore de decisão, diagrama de Ishikawa, 5 porquês);
– Técnicas de resolução de problemas baseados em informação;
– Análise sistêmica;
– Gestão de conflitos;
– Planos de ação;
– Comunicação de soluções e agenda positiva.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e análises de casos;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD
– Leitura de livros sobre análises de casos
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/analise-e-solucao-de-problemas-com-8d/
E1. Antecipa-se e supera desafios, define corretamente as prioridades, propõe ações e executa suas atividades concretizando as metas estabelecidas.
E2. Busca conhecimento que agregue a realização das suas atividades, atuando com segurança e exatidão, garantindo bons resultados.
Principais Temas:
– Estabelecimento de metas;
– Alinhamento de objetivos;
– Administração do tempo;
– Engajamento;
– Diagnóstico de cenários;
– Cumprimento de metas;
– Proatividade;
– Técnicas de priorização (80/20), importância, impacto urgência;
– Plano de ação assertivo.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Coaching;
– Treinamento on the job com outros colaboradores (colegas);
À distância:
– EAD
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas, análise de casos;
Curta duração.
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/333/?area=8
https://www.udemy.com/course/lideranca-com-foco-em-resultados/
E1. Analisa riscos possíveis em relação à sua unidade ou à organização como um todo, procurando as estratégias mais seguras para atingir resultados esperados.
E2. Planeja e articula informações e pessoas para mitigar riscos e evitar sua reincidência.
E3. Realiza o gerenciamento da matriz de riscos, seguindo procedimentos e normas previstas para evitar problemas ou disfunções.
Principais Temas:
– Planejamento e gerenciamento do risco;
– Identificação do risco;
– Metodologia Coso;
– Análise qualitativa;
– Análise quantitativa;
– Atividades de controle;
– Elaboração de documentação;
– Atuação na solução/mitigação;
– Normas técnicas (ISO 31000);
– Informação e comunicação;
– Monitoramento de riscos.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva dialogada;
– Treinamento on the job com outros colaboradores.
À distância:
– EAD
– Vídeoaulas
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/gestao-riscos-projetos-planejamento/
https://www.udemy.com/course/coso-gestao-de-risco-corporativo/
https://www.udemy.com/course/aplicacao-da-gestao-de-riscos-e-oportunidades/
https://www.udemy.com/course/gestao-de-riscos-iso-310002018/
E1. Planeja, organiza e controla as atividades da cadeia logística e portuária, tomando as decisões conforme uma visão global dos objetivos a alcançar.
E2. Compatibiliza os diferentes modais, volume de cargas, serviços e infraestrutura, coordenando as atividades dentro das prioridades e metas estabelecidas.
E3. Gerencia adequadamente tempo e fluxos operacionais, garantindo a satisfação dos clientes.
Principais Temas:
– COL
– SILOG
– Logística na descarga de fertilizantes
– Procedimentos em operações portuárias;
– Conhecimento logístico de cargas nos modais rodoviário, ferroviário e marítimo;
– Norma de exploração do terminal;
– Procedimento operacional padrão de entrada e saída de mercadoria do gate;
– Normas internas.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Cursos em EAD;
Média duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://pt.coursera.org/learn/conceitos-basicos-logistica
E1. Promove um ambiente agradável para o trabalho.
E2. Reconhece o valor das relações interpessoais, sabe elogiar, dar feedbacks, apoiar, agradecer e manter empatia com as pessoas que fazem parte do meio interno e externo (fornecedores, clientes e demais órgãos do estado).
E3. Demonstra satisfação, tolerância e disponibilidade no trato com os colegas e superiores.
Principais Temas:
– Empatia;
– Cortesia;
– Disponibilidade em ajudar;
– Colaboração;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência e tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas, feedback e comunicação interpessoal;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Escuta ativa;
– Respeito;
– Humildade.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/840/?area=3
https://www.udemy.com/course/desenvolvimento-pessoal-e-interpessoal/
E1. Explora novas ideias que agreguem valor na realização das atividades, garantindo bons resultados.
E2. Propõe aprimoramentos significativos dos serviços, métodos, processos, práticas organizacionais, gerando avanços para a Portos do Paraná.
Principais Temas:
– Benchmarking;
– Visão analítica de sistemas e novas ferramentas;
– Técnicas de gestão de processos;
– Ferramentas de geração e gestão de ideias;
– Brainstorming;
– Visitas técnicas;
– Ferramentas de desenvolvimento de cultura de inovação.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
– Visitas técnicas;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Média duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
E1. Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita, utilizando linguagem adequada a cada ambiente e tipo de público-alvo.
E2. Sabe ouvir ativamente, buscando compreender o contexto e dar o encaminhamento devido.
E3. Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas.
Principais Temas:
– Comunicação: o emissor, a mensagem, o receptor, diferenças de interpretação, suas consequências e os cuidados necessários;
– A comunicação formal e informal
– Credibilidade, relevância, significado e atratividade;
– Cultura organizacional e estilo gerencial: conhecendo os pontos críticos;
– A comunicação verbal, escrita e visual – técnicas adequadas, erros mais comuns e como evitá-los;
– Canais de comunicação tradicionais e as mídias sociais;
– Comunicando-se em situações de conflito: como lidar com pessoas em estados de comportamento alterados – Rapport;
– Técnicas de redação;
– Técnicas para falar em público (oratória)
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;
– Dinâmica de grupo;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD
– Leitura de livros, documentos e relatórios da área de atuação
Média duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/comunicacao-oral-escrita-linguagem-corporal-completo/
https://www.udemy.com/course/comunicacao-consciente-aprenda-a-comunicar-de-verdade/
E1. Apresenta posicionamento coerente com as normas, procedimentos legais e os códigos de ética e conduta da Portos do Paraná.
E2. Atua com ética, respeito, transparência e profissionalismo na execução de trabalhos e projetos, inclusive quanto à assiduidade, pontualidade e cumprimento de prazos.
E3. Mantém a devida impessoalidade, discrição e sigilo sobre as informações e acontecimentos sensíveis ao ambiente de trabalho.
Principais Temas:
– Código de Ética;
– Inteligência emocional;
– Cumprimento de normas e procedimentos internos;
– Confiança;
– Sigilo;
– Profissionalismo;
– Disciplina;
– Bom senso;
– Transparência;
– Compromisso com o trabalho.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e vivências comportamentais;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
EAD.
Curta duração.
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
E1. Planeja e prioriza suas atividades antecipadamente, elaborando lista de tarefas, pautas de reuniões, agenda de compromissos e processos sob sua responsabilidade.
E2. Executa suas atividades de acordo com as prioridades, prazos, normas e procedimentos definidos.
E3. É assertivo nas suas colocações, administrando e otimizando o tempo em suas demandas.
Principais Temas:
– Definições de padrões a serem cumpridos;
– Organização das tarefas de forma racional;
– Priorização da qualidade na execução;
– Controle de prazos;
– Controle de agendas;
– Controle de documentos e arquivos;
– Administração do tempo.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
À distância:
– EAD.
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/produtividade-e-gestao-do-tempo-k/
Descrição:
E1. Coloca o cliente em primeiro lugar, sem comprometer os interesses comerciais, atendendo às demandas e resolvendo intercorrências adequadamente.
E2. Identifica a necessidade do cliente de forma clara e objetiva, atuando para a garantia da sua satisfação, apresentando propostas que gerem valor ao cliente e à Portos do Paraná.
Principais Temas:
– Atenção ao cliente;
– Técnicas de relacionamento com clientes;
– Conhecimento das necessidades do cliente;
– Soluções para atendimento das demandas;
– Conhecimento do negócio da empresa;
– Conhecimento do negócio do cliente;
– Foco no cumprimento de prazos;
– Cortesia e cordialidade.
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Coaching;
– Treinamento on the job com outros colaboradores.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos.
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/curso-de-customer-success-o-sucesso-do-cliente-como-foco/
https://www.udemy.com/course/excelencia-do-atendimento-ao-cliente/
E1. Reage de forma positiva às mudanças e adversidades, adaptando-se a novos contextos profissionais e mantendo um desempenho eficiente.
E2. Utiliza a diversidade de tarefas como uma oportunidade de desenvolvimento profissional, identificando e avaliando as alternativas capazes de resolver problemas e atingir resultados.
E3. Demonstra flexibilidade para modificar o plano de ação e alocação de recursos quando necessário de forma consciente, estruturada e fundamentada.
Principais Temas:
– Autoconhecimento;
– Adaptabilidade;
– Inteligência emocional;
– Autocrítica;
– Relacionamento e integração com a equipe;
– Ferramentas e técnicas de gestão da mudança;
– Flexibilidade em contextos adversos.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.portaleducacao.com.br/curso-online-lideranca-resiliencia-com-eduardo-carmello/p
Descrição:
E1. Desempenha suas atividades com atenção aos detalhes dos procedimentos, padrões e relatórios da área.
E2. Monitora e revisa seu trabalho, de forma a evitar erros.
E3. Demonstra foco e concentração no trabalho a ser executado, independente de estímulos externos.
Principais Temas:
– Procedimentos operacionais padrão – POPs;
– Detalhismo;
– Atenção Concentrada vs Atenção Difusa;
– Normas internas;
– Organização do trabalho;
– Processos, procedimentos e controles;
– Controle de qualidade e revisão do trabalho;
– Técnicas de revisão de texto e planilhas.
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Jogos de equipes.
Curta duração
Sugestões de aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/curso-basico-de-atencao-plena-mindfulness/
E1. Domina os procedimentos de controle de Prestadores de Serviços, seguindo os procedimentos e normas em suas atividades diárias com precisão.
E2. Efetua o controle da atuação dos operadores e prestadores de serviço credenciados de maneira segura e efetiva, realizando a inspeção da área portuária (on e off shore) para análise e verificação de problemas operacionais e de maquinário, com vistas a garantir o adequado fluxo das atividades.
Principais Temas:
– Credenciamento dos prestadores de serviços;
– Tabela de serviços acessórios do terminal;
– Boas práticas para armazenamento de cargas;
– SICTOS;
– Todos os procedimentos operacionais padrões de serviços acessórios;
– NETPP;
– NR29;
– Legislação de amarração de cargas;
– Legislação de equipamentos de guindar.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Elabora textos, documentos e relatórios precisos e coerentes utilizando-se da linguagem técnica e objetiva.
E2. Consolida e sintetiza informações de forma estruturada na redação dos documentos.
E3. Segue padrões de redação e formatação estabelecidos com precisão gramatical, coesão e coerência, buscando manter ou aprimorar a qualidade dos documentos elaborados em sua unidade.
Principais Temas:
– Formatação de documentos e padronização
– Estilos de linguagem
– Coesão, coerência e argumentação
– Síntese e concisão redacional
– Principais aspectos da acurácia gramatical
– Terminologia técnica da área
– Análise do contexto, triagem dos aspectos relevantes, consolidação de ideias e clareza de apresentação de fundamentos.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– Cursos em EAD
Curta duração.
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
E1. Apresenta o domínio necessário em cálculos e análises numéricas.
E2. Realiza análises numéricas com precisão e atenção aos resultados.
Principais temas:
– Matemática financeira (Juros simples e compostos)
– Tabela SAC e PRICE
– Cálculos de investimentos (Retorno de investimento, projeções financeiras, planejamento financeiro).
– Cálculo de reajuste contratual. (Metodologia)
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/matematica-aplicada/
Descrição:
E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação e Normas Portuárias e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação e Normas Portuárias (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos internacionais, federais e estaduais) para consolidar suas análises, registros e ações preventivas de maneira segura e assertiva.
E3. Demonstra familiaridade com os regimes alfandegários, a linguagem técnica, certificações portuárias e os procedimentos das autoridades portuária, marítima, aduaneira, agropecuária, sanitária, segurança portuária, receita estadual e federal.
Principais Temas:
– Normas da Autoridade Marítima – NORMAM
– Normas Gerais da APPA
– Normas Internacionais para canais e portos (IMO)
– Regulamentos para navegação (PIANC, etc.)
– Normas de atracação e Navegação do Porto
– ABNT
– Normas de Fiscalização importação e exportação (receita federal)
Modalidades e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Média duração
Sugestões de aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de planilhas eletrônicas.
E2. Utiliza adequadamente o software de planilhas eletrônicas com destreza para elaborar planilhas, permitindo inserir, organizar, cruzar, consultar dados e gerar gráficos e relatórios consolidados.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais Temas:
– Elaboração de gráficos no Excel;
– Elaboração de planilhas dinâmicas, macros;
– Estruturar, configurar as planilhas;
– Conhecimento em fórmulas: do básico ao avançado;
– Conhecimento em banco de dados;
– Conhecimento em ferramentas de dashboard;
– Conhecimento em access para gerenciamento de banco de dados.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/884/?area=2
https://www.udemy.com/course/microsoft-excel-completo-de-a-a-z/
E1.Demonstra capacidade de conduzir o relacionamento institucional com órgãos governamentais, agências reguladoras, empresas, associações de classe, mídia e demais instituições de maneira segura e adequada, visando estabelecer parcerias para iniciativas estratégicas e políticas públicas para a Portos do Paraná.
E2. Age preventivamente em situações de instabilidade para manter o equilíbrio das relações com os stakeholders.
Principais Temas:
– Transparência;
– Gestão de conflitos;
– Sustentabilidade;
– Conhecimento sobre os impactos das atividades da Companhia na região;
– Diálogo constante;
– Conhecimento das necessidades específicas da comunidade local;
– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes (clientes, prefeitura, órgãos do estado, órgãos federais, empregados, sindicato, OGMO)
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos.
À distância:
– EAD.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Monitora e analisa indicadores de desempenho organizacionais e setoriais, observando suas evoluções e alinhamento com os padrões estabelecidos.
E2. Recomenda ações de melhoria para aprimorar o desempenho organizacional e setorial, envolvendo objetivos, metas, projetos, orçamento ou outros elementos relacionados.
Principais Temas:
– BI
– Medidores de desempenho
– Criação, divulgação e acompanhamento de indicadores;
– Tipos de indicadores e tipos de dados;
– Indicadores lead, lag e alvo, polaridade;
– Priorização de indicadores;
– O princípio de Pareto;
– Gráficos e análise de indicadores;
– Gestão de processos;
– Gestão de projetos;
– Estabelecimento de metas;
– Metodologia SMART;
– Consolidação de dados;
– Técnicas de apresentação gerencial.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Coaching;
– Mentoring do gestor imediato;
– Aula expositiva dialogada;
– Reunião de resultados setoriais;
– Treinamento on the job com outros colaboradores.
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/pt/topic/key-performance-indicators/
E1. É capaz de visualizar o cenário completo, analisando o contexto, processos e pessoas envolvidas para promover uma atuação integrada.
E2. Avalia não apenas a sua necessidade imediata, mas o impacto e as consequências que sua decisão vai gerar para todas as outras áreas.
Primeiros Temas:
– A Cadeia de Valor da Companhia;
– Visão panorâmica dos serviços e instalações;
– Processos, interconexões e impactos entre setores;
– Integração das equipes;
– Indicadores e metas estratégicos e setoriais;
– Interrelação de projetos e programas;
– A conexão do ambiente interno e externo;
– Disseminação do conhecimento;
– Comunicação interna e externa nos diferentes níveis hierárquicos.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching
À distância:
– Vídeos instrucionais sobre a atuação integrada da Appa
Curta duração
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação e Normativos de Segurança no Trabalho e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação e Normativos de Segurança no Trabalho (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos federais e estaduais) para consolidar suas análises, registros e ações preventivas de maneira segura e assertiva.
Principais temas:
– Normas Regulamentadoras 1, 3, 4, 5, 6, 9, 10, 11, 12, 13, 15, 16, 17, 18, 20, 21, 23, 24, 26, 33, 35 (Portaria 3.214/78)
– Conteúdo especial sobre NR29 – Saúde e Segurança no Trabalho Portuário
– Normas de Procedimento Técnico (NPTs do CBMPR)
– NHO – Normas de Higiene Ocupacional (Fundacentro)
– Instruções Normativas INSS (PPP)
– Instruções normativas sobre o eSocial
Modalidades e duração:
Presencial:
– Grupo de estudo com vários setores;
– Pesquisas sobre jurisprudência do setor de segurança;
À distância:
– Cursos em EAD;
– Vídeoaulas.
Média duração
Sugestões de aprendizagem:
Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de edição de texto.
E2. Utiliza adequadamente o software de edição de texto com destreza para elaborar, alterar e formatar textos, quadros ou imagens em relatórios.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais Temas:
– Digitação de textos;
– Redação e formatação de textos;
– Diagramação de textos: Formatação de documentos, referências, tabelas, figuras, diagramas, sumários, seções, layout, margens, parágrafos, espaçamentos, capa/contracapa, paginação, cabeçalho/rodapé, marca d’água, impressão, exportação em pdf.
Modalidades de Aprendizagem e Duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração.
Primeiras Sugestões de Aprendizagem:
E1. Apresenta o domínio necessário do idioma inglês para a realização de suas atividades.
E2. Aplica os conhecimentos sobre o idioma inglês de forma clara e assertiva considerando a linguagem técnica específica, escrita, leitura e interpretação, conforme os padrões, processos e procedimentos de seu setor.
Principais temas:
– Inglês técnico;
– Leitura de documentos em inglês;
– Declaração de importação;
– Documento SOF;
– Técnicas de conversação.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas;
– Aplicativos.
Média / Longa duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/inglesextremo/
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de apresentações.
E2. Utiliza adequadamente o software de apresentações com destreza para resumir informações e apresentá-las de maneira concisa e adequada graficamente.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Elaboração de apresentações;
– Formação de slides;
– Animações e automações;
– Hiperlinks, áudio e vídeo.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/curso-de-powerpoint-do-basico-ao-avancado/
https://www.udemy.com/course/decole-sua-carreira-crie-apresentacoes-profissionais-no-powerpoint/
