Trilha da Gestão Administrativa
Acesse abaixo, em cada competência, sua descrição, temas, modalidades e as primeiras opções de aprendizagem.
E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação de Empresas Públicas e Órgãos Reguladores e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação de Empresas Públicas (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos) para consolidar suas análises e registros de maneira segura e assertiva.
Principais temas:
– Leis e normas:
– Antaq
– SUSEP
– Lei das Estatais
– Regulamento de Licitações
– LGPD
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação de Licitações e Contratos e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação de Licitações e Contratos (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos) para consolidar suas análises de processos de aquisições de maneira segura e assertiva.
Principais temas:
– Pregoeiro
– Particularidades de alguns segmentos (ex. seguros, engenharia etc.)
– Legislação atual
– Regulamento Licitatório da APPA
– Manual Administrativo
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Visita técnica;
– Grupo de estudos. À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/186/
https://www.udemy.com/course/licitacoes-e-contratos/
https://www.udemy.com/course/licitacoespublicas/
https://www.udemy.com/course/licitacaodocumentoshabilitacao/
E1. Desempenha suas atividades com atenção aos detalhes dos procedimentos, padrões e relatórios da área.
E2. Monitora e revisa seu trabalho, de forma a evitar erros.
E3. Demonstra foco e concentração no trabalho a ser executado, independente de estímulos externos.
Principais temas:
– Procedimentos operacionais padrão – POPs;
– Detalhismo;
– Atenção Concentrada vs Atenção Difusa;
– Normas internas;
– Organização do trabalho;
– Processos, procedimentos e controles;
– Controle de qualidade e revisão do trabalho;
– Técnicas de revisão de texto e planilhas.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Jogos de equipes.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/curso-basico-de-atencao-plena-mindfulness/
E1. Apresenta o domínio necessário em cálculos e análises numéricas.
E2. Realiza análises numéricas com precisão e atenção aos resultados.
Principais temas:
– Raciocínio lógico
– Análise numérica
– Introdução à lógica matemática;
– Cálculos matemáticos básicos;
– Cálculos matemáticos avançados aplicados à tributação;
– Cálculos matemáticos avançados aplicados à gestão interna
– Cálculos matemáticos utilizando MS Excel;
-Calculadora financeira.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/matematica-aplicada/
https://www.udemy.com/course/matematica-para-data-science-pre-calculo/
https://www.udemy.com/course/matematica-e-raciocinio-logico-para-concursos/
https://www.udemy.com/course/estatistica-para-ciencia-de-dados-machine-learning/
https://www.udemy.com/course/contabilidade-tributaria-para-advogados-e-administradores
E1. Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita, utilizando linguagem adequada a cada ambiente e tipo de público-alvo.
E2. Sabe ouvir ativamente, buscando compreender o contexto e dar o encaminhamento devido.
E3. Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas.
Principais temas:
– Comunicação: o emissor, a mensagem, o receptor, diferenças de interpretação, suas consequências e os cuidados necessários;
– A comunicação formal e informal
– Credibilidade, relevância, significado e atratividade;
– Cultura organizacional e estilo gerencial: conhecendo os pontos críticos;
– A comunicação verbal, escrita e visual – técnicas adequadas, erros mais comuns e como evitá-los;
– Canais de comunicação tradicionais e as mídias sociais;
– Comunicando-se em situações de conflito: como lidar com pessoas em estados de comportamento alterados – Rapport;
– Técnicas de redação;
– Técnicas para falar em público (oratória)
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;
– Dinâmica de grupo;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD
– Leitura de livros, documentos e relatórios da área de atuação
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/comunicacao-oral-escrita-linguagem-corporal-completo/
https://www.udemy.com/course/comunicacao-consciente-aprenda-a-comunicar-de-verdade/
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1300/?area=3
E1. Analisa e controla estoques e projeções de demandas de materiais de consumo e de manutenção, efetuando registros e organizando documentos de forma a manter a disponibilidade plena e o correto e seguro acondicionamento de materiais.
E2. Planeja e especifica necessidades de insumos, compras e aquisições, encaminhando ao setor competente, de maneira célere e tempestiva.
Principais temas:
– Gestão de Estoque
– Gestão de Inventario
– Gestão de Fiscalização
– GMS
– Manual Administrativo
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Visitas Técnicas;
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/dashboard-out-gerenciamento-de-almoxarifado-kpi-s/
https://www.udemy.com/course/curva-abc-dashboard/
https://www.udemy.com/course/estoque-supply-chain-40-power-bi-processos/
https://www.udemy.com/course/gestao_da_hora-gestao_de_estoque/
https://www.udemy.com/course/tecnicas-e-rotinas-para-gestao-de-estoque/
https://www.udemy.com/course/basico-de-logistica-e-cadeia-de-suprimentos/?src=sac&kw=supri
E1. Organiza os dados e arquivos específicos de seu setor de forma lógica e que permita a rápida recuperação e consulta.
E2. Sistematiza e conserva os documentos de seu setor, de forma segura e organizada, a fim de preservar a memória institucional.
E3. Realiza pesquisas sobre dados e informações relevantes ao seu trabalho, com vistas a aprimorar relatórios, procedimentos e decisões internas.
Principais temas:
– Organização de documentos;
– LGPD
– Conceitos básicos de arquivologia;
– Definição de critérios de arquivamento;
– Catalogação, arquivo e recuperação de documentos.
– Temporalidade documental
– Manual Administrativo
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Grupo de estudos;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
E1. Antecipa-se e supera desafios, define corretamente as prioridades, propõe ações e executa suas atividades concretizando as metas estabelecidas.
E2. Busca conhecimento que agregue a realização das suas atividades, atuando com segurança e exatidão, garantindo bons resultados.
Principais temas:
– Estabelecimento de metas;
– Alinhamento de objetivos;
– Administração do tempo;
– Engajamento;
– Diagnóstico de cenários;
– Cumprimento de metas;
– Proatividade;
– Técnicas de priorização (80/20), importância, impacto urgência;
– Plano de ação assertivo.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo; – Coaching;
– Treinamento on the job com outros colaboradores (colegas);
À distância:
– EAD
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas, análise de casos;
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/333/?area=8
https://www.udemy.com/course/lideranca-com-foco-em-resultados/
E1. Gerencia as atividades administrativas relacionadas a demandas internas de serviços, eventos, materiais e demais atividades de forma eficiente e eficaz.
E2. Atua de forma a equilibrar o atendimento de prazos, a execução orçamentária e a qualidade dos serviços prestados internamente.
Principais temas:
– Procedimentos e normas internas;
– Manual Administrativo (todos módulos)
– Check lists de controles administrativos;
– Técnicas de reuniões para resultados;
– Gestão de contratos e gestão de processos;
– Controles de serviços terceirizados e temporários;
– Execução orçamentária e prestação de contas;
– Gestão estratégica: a cadeia de valor
– A administração como uma engrenagem: PDCA.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Visita técnica;
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário de Gestão de Patrimônio e dos normativos vigentes.
E2. Aplica adequadamente seus conhecimentos em Gestão de Patrimônio, realizando o gerenciamento eficaz dos bens da Portos do Paraná.
Principais temas:
– Gestão de Inventario
– Gestão de Patrimônio
– Conservação patrimonial
– Legislação para desincorporação patrimonial
– Legislação SUSEP e procedimentos de contratação de seguros
– Modalidade de Seguros: Seguro Garantia, Patrimonial, Frota, D&O
– Manual Administrativo.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores.
– Visitas técnicas;
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
E1. Orienta as pessoas para darem o melhor de si, com vistas ao atingimento dos objetivos e à obtenção de resultados em seus processos de trabalho.
E2. Demonstra habilidade em fornecer e receber feedback, assim como gerenciar o desempenho e desenvolvimento da equipe.
E3. Promove o potencial dos membros da equipe com oportunidades e desafios, delegando tarefas e fomentando a disseminação de conhecimentos.
Principais temas:
– Habilidades fundamentais de Liderança
– Estilos de Liderança
– Liderança Transformacional e Leader-Member Exchange (LMX)
– Gestão de Equipes para Resultados
– Técnicas de orientação e comunicação não-violenta
– Inteligência emocional;
– Colaboração;
– Tolerância;
– Técnicas de Feedback e reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Delegação de atividades;
– Engajamento;
– Estabelecimento, monitoramento e suporte ao atingimento de metas;
– Entusiasmo;
– Técnicas de Motivação.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching;
– Reuniões de resultados setoriais.
À distância:
– EAD;
– Livros sobre liderança.
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-pessoas/
https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-equipes/
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/373/
E1. Planeja e prioriza suas atividades antecipadamente, elaborando lista de tarefas, pautas de reuniões, agenda de compromissos e processos sob sua responsabilidade.
E2. Executa suas atividades de acordo com as prioridades, prazos, normas e procedimentos definidos.
E3. É assertivo nas suas colocações, administrando e otimizando o tempo em suas demandas.
Principais temas:
– Definições de padrões a serem cumpridos;
– Organização das tarefas de forma racional;
– Priorização da qualidade na execução;
– Controle de prazos;
– Controle de agendas;
– Controle de documentos e arquivos;
– Administração do tempo.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
À distância:
– EAD.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/produtividade-e-gestao-do-tempo-k/
E1. Atua com empenho, iniciativa e agilidade no atendimento a demandas e na solução de problemas.
E2. Visualiza oportunidades de melhoria, propõe e aplica ajustes nos processos de trabalho.
E3. Demonstra responsabilidade para antecipar-se e mitigar erros, problemas ou riscos visíveis.
Principais temas:
– Ética e os princípios do servidor / empregado público
– Administração do tempo: como lidar com demandas simultâneas, prazos e qualidade
– Antecipando riscos, resolvendo problemas e ganhando tempo
– Iniciativa e inovação no trabalho
– As virtudes e a satisfação pessoal do empregado público.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual;
– Mentoria do gestor imediato;
– Aula expositiva dialogada;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/colaboracao-criando-equipes-de-alto-desempenho/
https://www.udemy.com/course/gestao-de-tempo/
E1. Promove um ambiente agradável para o trabalho.
E2. Reconhece o valor das relações interpessoais, sabe elogiar, dar feedbacks, apoiar, agradecer e manter empatia com as pessoas que fazem parte do meio interno e externo (fornecedores, clientes e demais órgãos do estado).
E3. Demonstra satisfação, tolerância e disponibilidade no trato com os colegas e superiores.
Principais temas:
– Empatia;
– Cortesia;
– Disponibilidade em ajudar;
– Colaboração;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência e tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas, feedback e comunicação interpessoal;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Escuta ativa;
– Respeito;
– Humildade.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/840/?area=3
https://www.udemy.com/course/desenvolvimento-pessoal-e-interpessoal/
E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Elaboração de Termo de Referência para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de elaboração de Termo de Referência para processos licitatórios.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Itens necessários para um Termo de Referencia
– Leis aplicadas
– Particularidades na construção do Termo de Referência por área (ex: jurídico, engenharia etc.).
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva (ex: pelo fornecedor da solução);
À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
E1. Demonstra destreza com informática básica, além do domínio necessário sobre sistemas específicos de Gestão de Materiais e Serviços para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Gestão de Materiais e Serviços para controle e lançamento de entradas e saídas de suprimentos, materiais diversos e equipamentos.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Gestão de Inventario
– Gestão de Fiscais
– GSM
– Gestão de Estoque
– Gestão de Fornecedores
– RP módulo compras e materiais.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva (ex: pelo fornecedor da solução);
À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/gestao_da_hora-gestao_de_estoque/
https://www.udemy.com/course/tecnicas-e-rotinas-para-gestao-de-estoque/
https://www.udemy.com/course/basico-de-logistica-e-cadeia-de-suprimentos/?src=sac&kw=supri
E1. É capaz de visualizar o cenário completo, analisando o contexto, processos e pessoas envolvidas para promover uma atuação integrada.
E2. Avalia não apenas a sua necessidade imediata, mas o impacto e as consequências que sua decisão vai gerar para todas as outras áreas.
Principais temas:
– A Cadeia de Valor da Companhia;
– Visão panorâmica dos serviços e instalações;
– Processos, interconexões e impactos entre setores;
– Integração das equipes;
– Indicadores e metas estratégicos e setoriais;
– Interrelação de projetos e programas;
– A conexão do ambiente interno e externo;
– Disseminação do conhecimento;
– Comunicação interna e externa nos diferentes níveis hierárquicos.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching
À distância:
– Vídeos instrucionais sobre a atuação integrada da Appa
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
E1. Analisa documentos, informações e dados com atenção à qualidade, precisão e confiabilidade, propondo recomendações coerentes.
E2. Utiliza perspectiva crítica e questionadora, mas construtiva, com o intuito de contribuir para o sucesso dos trabalhos.
E3. Propõe ideias ou complementações onde julga necessário, de maneira assertiva.
Principais temas:
– Técnicas de interpretação e análise de dados;
– Técnicas de cenários;
– Análise de séries históricas e correlações;
– Filtro de dados e data analytics;
– Observação, foco e discernimento;
– Técnicas de síntese, geração de relatórios e representações gráficas;
– Análise crítica e investigativa;
– Autogerenciamento.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– EAD;
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/analise-viabilidade-excel/
https://www.udemy.com/course/eap-estrutura-analitica-de-um-projeto/
E1. Compreende as dificuldades de maneira equilibrada, não se prendendo ao problema, mas sim buscando múltiplas formas de solução.
E2. Estrutura o contexto, a definição do problema, as alternativas de solução e seus impactos para todos os envolvidos antes de direcionar a ação.
E3. Procura demonstrar atitude positiva e analisar situações adversas com temperança.
Principais temas:
– Análise de processo decisório, alternativas, causas e consequências, caminho crítico, riscos (árvore de decisão, diagrama de Ishikawa, 5 porquês);
– Técnicas de resolução de problemas baseados em informação;
– Análise sistêmica;
– Gestão de conflitos;
– Planos de ação;
– Comunicação de soluções e agenda positiva.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e análises de casos;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD
– Leitura de livros sobre análises de casos
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/analise-e-solucao-de-problemas-com-8d/
E1. Apresenta posicionamento coerente com as normas, procedimentos legais e os códigos de ética e conduta da Portos do Paraná.
E2. Atua com ética, respeito, transparência e profissionalismo na execução de trabalhos e projetos, inclusive quanto à assiduidade, pontualidade e cumprimento de prazos.
E3. Mantém a devida impessoalidade, discrição e sigilo sobre as informações e acontecimentos sensíveis ao ambiente de trabalho.
Principais temas:
– Código de Ética;
– Inteligência emocional;
– Cumprimento de normas e procedimentos internos;
– Confiança;
– Sigilo;
– Profissionalismo;
– Disciplina;
– Bom senso;
– Transparência;
– Compromisso com o trabalho.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e vivências comportamentais;
– Mentoria do gestor imediato.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/conceitos-basicos-de-compliance/
https://www.udemy.com/course/compliance-fundamentos-e-vantagens/
E1. Apresenta o domínio necessário de Gestão de Contratos para o trabalho que desenvolve em seu setor.
E2. Aplica seus conhecimentos em Gestão de Contratos para elaboração dos termos e especificações contratuais e observa o cumprimento das cláusulas estabelecidas e legislação pertinente nas etapas de fiscalização, avaliação do desempenho do contratado, acompanhamento da execução do contrato dentro do planejamento preestabelecido, encerramento do contrato, dentre outros.
Principais temas:
– Gestão de Fiscais de Contratos
– Obrigações das contratadas (serviços e produtos)
– Atribuições dos fiscais
– Manual Administrativo
– Obrigações Financeiras
– Obrigações Documentais – Manual Administrativo
– Índice de finalização de contratos
– Processos averiguatórios e possíveis sanções.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Grupo de estudo com vários setores;
– Dinâmica de grupo;
À distância:
– Cursos em EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/introducao-a-administracao-de-contratos/
https://www.udemy.com/course/como-redigir-um-contrato-social-de-empresas/
E1. Utiliza os conhecimentos em legislação de licitações e normativos estaduais, federais e de organismos internacionais para garantir o correto enquadramento legal e o atendimento das necessidades de serviços e suprimentos da Portos do Paraná nas diferentes modalidades licitatórias.
E2. Realiza pesquisas e utiliza bancos de preços para elaborar documentos, referenciais e instruções nos processos de aquisições de produtos ou serviços bem fundamentados, conduzindo os certames conforme o procedimento interno estabelecido.
Principais temas:
– Padronização de termos de referência
– Técnicas de elaboração de editais
– Técnicas de pesquisas de preços
– Procedimentos de concorrência e tomada de preços
– Técnicas, padrões e procedimentos de elaboração de contratos
– Manual Administrativo
– Transparência em processos de compras e aquisições
– Prestação de contas a órgãos de controle
– Regulamento de Licitações.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
– Visitas técnicas;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/186/
https://www.udemy.com/course/licitacoes-e-contratos/
https://www.udemy.com/course/licitacoespublicas/
https://www.udemy.com/course/licitacaodocumentoshabilitacao/
E1. Administra adequadamente divergências, antagonismos de interesses, ideias e posicionamentos.
E2. Demonstra habilidade para articular parcerias internas e externas visando ao alcance de resultados mutuamente benéficos.
E3. Consegue dialogar com colaboradores e superiores em situações de conflito, buscando a conciliação.
Principais temas:
– Estilos de negociação;
– Negociação ganha-ganha;
– Apresentação do valor agregado dos serviços;
– Técnicas de persuasão;
– Empatia;
– Gerenciamento de conflitos;
– BATNA (best alternative to a negotiated agreement);
– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes em ambiente político;
– O estabelecimento de parcerias estratégicas
– Como transitar pelas diferentes esferas do poder público estadual com desenvoltura.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
-Grupos de estudos.
À distância:
– EAD.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/neuroconciliacao-e-gestao-de-conflitos/
https://www.udemy.com/course/gestao-de-conflito/
https://www.udemy.com/course/neuroconciliacao-e-gestao-de-conflitos/
E1. Elabora textos, documentos e relatórios precisos e coerentes utilizando-se da linguagem técnica e objetiva.
E2. Consolida e sintetiza informações de forma estruturada na redação dos documentos.
E3. Segue padrões de redação e formatação estabelecidos com precisão gramatical, coesão e coerência, buscando manter ou aprimorar a qualidade dos documentos elaborados em sua unidade.
Principais temas:
– Formatação de documentos e padronização
– Estilos de linguagem
– Coesão, coerência e argumentação
– Síntese e concisão redacional
– Principais aspectos da acurácia gramatical
– Terminologia técnica da área
– Análise do contexto, triagem dos aspectos relevantes, consolidação de ideias e clareza de apresentação de fundamentos.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– Cursos em EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Busca de Fornecedores e Pesquisa de Preços para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Busca de Fornecedores e Pesquisa de Preços para levantamento de possíveis fornecedores e cotação de valores para a aquisição de insumos e serviços.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Utilização das redes sociais para busca de fornecedores LinkedIn Corporativo
– Sistema próprio de fornecedores por segmento e região
– ERP de compras e contratação de serviços.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva (ex: pelo fornecedor da solução);
À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/gestao-de-compras-e-negociacao-estrategica/
https://www.udemy.com/course/excel-essencial-do-basico-ao-avancado/
E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Tramitação de Documentos para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Tramitação de Documentos para cadastro, numeração, gerenciamento e arquivamento de documentos.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– E-Protocolo
– Temporalidade Documental
– Digitalização e classificação de arquivos.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução);
À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de edição de texto.
E2. Utiliza adequadamente o software de edição de texto com destreza para elaborar, alterar e formatar textos, quadros ou imagens em relatórios.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Digitação de textos;
– Redação e formatação de textos;
– Diagramação de textos: Formatação de documentos, referências, tabelas, figuras, diagramas, sumários, seções, layout, margens, parágrafos, espaçamentos, capa/contracapa, paginação, cabeçalho/rodapé, marca d’água, impressão, exportação em pdf.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
-Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/microsoft-word-office-365/
https://www.udemy.com/course/curso-word-completo/
https://www.udemy.com/course/curso-de-word-2019-basico-e-avancado
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de planilhas eletrônicas.
E2. Utiliza adequadamente o software de planilhas eletrônicas com destreza para elaborar planilhas, permitindo inserir, organizar, cruzar, consultar dados e gerar gráficos e relatórios consolidados.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Elaboração de gráficos no Excel;
– Elaboração de planilhas dinâmicas, macros;
– Estruturar, configurar as planilhas;
– Conhecimento em fórmulas: do básico ao avançado;
– Conhecimento em banco de dados;
– Conhecimento em ferramentas de dashboard;
– Conhecimento em access para gerenciamento de banco de dados.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/884/?area=2
https://www.udemy.com/course/microsoft-excel-completo-de-a-a-z/
https://www.udemy.com/course/excel_essencial/
E1. Apresenta-se disposto a aprender novas técnicas, tecnologias ou conhecimentos relevantes ao seu trabalho, buscando a melhoria das atividades do setor.
E2. Pesquisa novas alternativas, fontes de informação e melhores práticas para aprimorar seu trabalho e manter-se atualizado(a).
E3. Busca constantemente sua atualização profissional, com ganhos de conhecimento que agreguem valor à sua área de atuação.
Principais temas:
– Administração do tempo
– Técnicas de fixação de conteúdo
– Instrutoria interna (aprender ensinando)
– Pesquisa, aplicação, autoavaliação continuada.
Modalidades e duração:
https://www.udemy.com/course/autogestao-para-o-sucesso/
E1. Coloca o cliente em primeiro lugar, sem comprometer os interesses comerciais, atendendo às demandas e resolvendo intercorrências adequadamente.
E2. Identifica a necessidade do cliente de forma clara e objetiva, atuando para a garantia da sua satisfação, apresentando propostas que gerem valor ao cliente e à Portos do Paraná.
Principais temas:
– Atenção ao cliente;
– Técnicas de relacionamento com clientes;
– Conhecimento das necessidades do cliente;
– Soluções para atendimento das demandas;
– Conhecimento do negócio da empresa;
– Conhecimento do negócio do cliente;
– Foco no cumprimento de prazos;
– Cortesia e cordialidade.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Coaching;
– Treinamento on the job com outros colaboradores.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos.
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/curso-de-customer-success-o-sucesso-do-cliente-como-foco/
https://www.udemy.com/course/excelencia-do-atendimento-ao-cliente/
E1.Demonstra capacidade de conduzir o relacionamento institucional com órgãos governamentais, agências reguladoras, empresas, associações de classe, mídia e demais instituições de maneira segura e adequada, visando estabelecer parcerias para iniciativas estratégicas e políticas públicas para a Portos do Paraná.
E2. Age preventivamente em situações de instabilidade para manter o equilíbrio das relações com os stakeholders.
Principais temas:
– Transparência;
– Gestão de conflitos;
– Sustentabilidade;
– Conhecimento sobre os impactos das atividades da Companhia na região;
– Diálogo constante;
– Conhecimento das necessidades específicas da comunidade local;
– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes (clientes, prefeitura, órgãos do estado, órgãos federais, empregados, sindicato, OGMO).
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos.
À distância:
– EAD.
Curta duração.
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Reage de forma positiva às mudanças e adversidades, adaptando-se a novos contextos profissionais e mantendo um desempenho eficiente.
E2. Utiliza a diversidade de tarefas como uma oportunidade de desenvolvimento profissional, identificando e avaliando as alternativas capazes de resolver problemas e atingir resultados.
E3. Demonstra flexibilidade para modificar o plano de ação e alocação de recursos quando necessário de forma consciente, estruturada e fundamentada.
Principais temas:
– Autoconhecimento;
– Adaptabilidade;
– Inteligência emocional;
– Autocrítica;
– Relacionamento e integração com a equipe;
– Ferramentas e técnicas de gestão da mudança;
– Flexibilidade em contextos adversos.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/equipes-alta-performance/
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de apresentações.
E2. Utiliza adequadamente o software de apresentações com destreza para resumir informações e apresentá-las de maneira concisa e adequada graficamente.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Elaboração de apresentações;
– Formação de slides;
– Animações e automações;
– Hiperlinks, áudio e vídeo.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/curso-de-powerpoint-do-basico-ao-avancado/
https://www.udemy.com/course/decole-sua-carreira-crie-apresentacoes-profissionais-no-powerpoint/
E1. Adota postura colaborativa e cooperativa com a equipe de trabalho, compartilhando informações e conhecimento nas atividades e desafios diários.
E2. Respeita os colegas de sua equipe e demais colaboradores e superiores.
E3. Ajuda os colegas em suas atividades e procura auxílio quando necessário, aproveitando assim as expertises de cada membro da equipe.
Principais temas:
– Colaboração;
– Divisão do trabalho;
– Transparência;
– Empatia;
– Gestão de conflitos;
– Grupos x equipes coesas;
– Disponibilidade em ajudar;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência;
– Tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Como lidar com equipes heterogêneas;
– Coesão e atingimento de metas coletivas.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/gestao-projetos-pequenas-equipes/
https://www.udemy.com/course/curso-de-inteligencia-emocional-para-trabalhar-em-equipe/
