Trilha da Comunicação

Acesse abaixo, em cada competência, sua descrição, temas, modalidades e as primeiras opções de aprendizagem.

Descrição:

E1. Demonstra capacidade de se relacionar adequadamente com agentes externos à Portos do Paraná, independente da mídia utilizada.
E2. Mantém o foco no que deve ser comunicado e na qualidade da comunicação.
E3. Transmite confiabilidade e demonstra capacidade de resposta a questionamentos imprevistos.

 

 

Principais Temas:

– Agilidade nas respostas
– Plano de contenção de danos à imagem institucional
– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes
– Media Training;
– Gerenciamento de crise e técnicas de fortalecimento de imagem pública.
– Elaboração de manual de crise e plano de contingência;
– Política e treinamento de porta-voz;
– Relacionamento com imprensa especializada;
– Criação de mailing list

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos.

À distância:
– Cursos em EAD

Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

(a inserir)

Descrição:

E1. Planeja eventos de inauguração, apresentações institucionais, visitas institucionais, feiras, dentre outros de forma estruturada e colaborativa.
E2. Elabora, executa e monitora ações com precisão e zelo necessários para a realização de eventos de qualidade que alcancem os objetivos propostos.
E3. Demonstra responsabilidade e organização para antecipar-se e mitigar possíveis imprevistos/erros.

 

 

Principais Temas:

– Cerimonial, protocolo e etiqueta social;
– Planejamento e Organização de Eventos;
– Definição de orçamentos e elaboração de projetos;
– Oratória;
– Planejamento e organização.
– Técnicas de Apresentação e condução de reuniões

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;

À distância:
– EAD.

Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/organizacao-de-eventos/

https://www.udemy.com/course/scrum-master-coach-guia-pratico-de-facilitacao-dos-eventos/

Descrição:

E1. Planeja eventos de inauguração, apresentações institucionais, visitas institucionais, feiras, dentre outros de forma estruturada e colaborativa.
E2. Elabora, executa e monitora ações com precisão e zelo necessários para a realização de eventos de qualidade que alcancem os objetivos propostos.
E3. Demonstra responsabilidade e organização para antecipar-se e mitigar possíveis imprevistos/erros.

Principais Temas:

– Cerimonial, protocolo e etiqueta social;
– Planejamento e Organização de Eventos;
– Definição de orçamentos e elaboração de projetos;
– Oratória;
– Planejamento e organização.
– Técnicas de Apresentação e condução de reuniões

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;

À distância:
– EAD.

Curta duração

Sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/organizacao-de-eventos/

https://www.udemy.com/course/scrum-master-coach-guia-pratico-de-facilitacao-dos-eventos/

Descrição:

E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Tratamento e Análise de Dados para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Tratamento e Análise de Dados para organizar, tratar, analisar e extrair informações relevantes a partir de grandes conjuntos de dados (Business Intelligence).
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

 

Principais Temas:

– Power BI: Obtenção de dados, criação de modelos, criação de dashboard e histórias
– BI Celepar: Explorar dados e gerar relatórios
– Data Analysis
– Excel: Criação e exploração de dados.
– Data Visualization: Criação de painéis e infográficos visuais.

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução/Celepar);

À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/406/

https://www.udemy.com/course/analise-de-dados-microsoft-excel/

https://www.udemy.com/course/power-bi-completo-do-basico-ao-avancado/

https://www.udemy.com/course/power-bi-primeiros-passos-aos-primeiros-dashboards/

https://www.udemy.com/course/power-bi-e-excel-saiba-construir-dashboards-incriveis/

Descrição:

E1. Planeja ações de marketing institucional em alinhamento com as Diretorias da Portos do Paraná com vistas a divulgar os serviços, vantagens e atrativos aos diferentes públicos de interesse, de maneira integrada e coesa.
E2. Elabora, executa e monitora ações e materiais de marketing para aprimorar continuamente sua qualidade, atratividade e impacto positivo na imagem institucional do Porto, em uma visão de longo prazo.

 

 

Principais Temas:

– Noções de publicidade – contratação de mídia, relacionamento com agência e Secretaria de Comunicação (SECS);
– Legislação associada – proibições e pontos de atenção;
– Planejamento de campanhas e acompanhamento de projetos
– Criação de brieffing
– Análise de mercado
– Marketing segmentado: públicos e canais
– Definição de personas/ público-alvo
– Construção de marca (branding)
– Discurso coeso – público e canais
– Marketing de valor
– Planejamento estratégico de longo prazo
– Criação de política de comunicação e manuais.
– Gestão de canais de Distribuição;
– Mercados internacionais e marketing global
– Criação de plano de marketing
– Storytelling
– Gameficação

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas;


Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/gestao-de-marketing/

Descrição:

E1. Organiza os dados e arquivos específicos de seu setor de forma lógica e que permita a rápida recuperação e consulta.
E2. Sistematiza e conserva os documentos de seu setor, de forma segura e organizada, a fim de preservar a memória institucional.
E3. Realiza pesquisas sobre dados e informações relevantes ao seu trabalho, com vistas a aprimorar relatórios, procedimentos e decisões internas.

 

 

Principais Temas:

– Organização de dados
– Trello e ferramentas de organização
– Arquivamento de fotos e vídeos em nuvem

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Grupo de estudos;

À distância:
– EAD

Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/559/

Descrição:

E1. Atua com empenho, iniciativa e agilidade no atendimento a demandas e na solução de problemas.
E2. Visualiza oportunidades de melhoria, propõe e aplica ajustes nos processos de trabalho.
E3. Demonstra responsabilidade para antecipar-se e mitigar erros, problemas ou riscos visíveis.

 

 

Principais Temas:

– Ética e os princípios do servidor / empregado público
– Administração do tempo: como lidar com demandas simultâneas, prazos e qualidade
– Antecipando riscos, resolvendo problemas e ganhando tempo
– Iniciativa e inovação no trabalho
– As virtudes e a satisfação pessoal do empregado público

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual;
– Mentoria do gestor imediato;
– Aula expositiva dialogada;

À distância:
– EAD

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/colaboracao-criando-equipes-de-alto-desempenho/

https://www.udemy.com/course/gestao-de-tempo/

https://www.udemy.com/course/design-thinking-possivel/

Descrição:

E1. Promove um ambiente agradável para o trabalho.
E2. Reconhece o valor das relações interpessoais, sabe elogiar, dar feedbacks, apoiar, agradecer e manter empatia com as pessoas que fazem parte do meio interno e externo (fornecedores, clientes e demais órgãos do estado).
E3. Demonstra satisfação, tolerância e disponibilidade no trato com os colegas e superiores.

 

 

Principais Temas:

– Empatia;
– Cortesia;
– Disponibilidade em ajudar;
– Colaboração;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência e tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas, feedback e comunicação interpessoal;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Escuta ativa;
– Respeito;
– Humildade.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.

À distância:
– EAD com interação entre os alunos.

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/840/?area=3

https://www.udemy.com/course/desenvolvimento-pessoal-e-interpessoal/

Descrição:

E1. Adota postura colaborativa e cooperativa com a equipe de trabalho, compartilhando informações e conhecimento nas atividades e desafios diários.
E2. Respeita os colegas de sua equipe e demais colaboradores e superiores.
E3. Ajuda os colegas em suas atividades e procura auxílio quando necessário, aproveitando assim as expertises de cada membro da equipe.

 

 

Principais Temas:

– Colaboração;
– Divisão do trabalho;
– Transparência;
– Empatia;
– Gestão de conflitos;
– Grupos x equipes coesas;
– Disponibilidade em ajudar;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência;
– Tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Como lidar com equipes heterogêneas;
– Coesão e atingimento de metas coletivas.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.

À distância:
– EAD com interação entre os alunos.

Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/gestao-projetos-pequenas-equipes/

https://www.udemy.com/course/curso-de-inteligencia-emocional-para-trabalhar-em-equipe/

Descrição:

E1. Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita, utilizando linguagem adequada a cada ambiente e tipo de público-alvo.
E2. Sabe ouvir ativamente, buscando compreender o contexto e dar o encaminhamento devido.
E3. Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas.

 

 

Principais Temas:

– Comunicação: o emissor, a mensagem, o receptor, diferenças de interpretação, suas consequências e os cuidados necessários;
– A comunicação formal e informal
– Credibilidade, relevância, significado e atratividade;
– Cultura organizacional e estilo gerencial: conhecendo os pontos críticos;
– A comunicação verbal, escrita e visual – técnicas adequadas, erros mais comuns e como evitá-los;
– Canais de comunicação tradicionais e as mídias sociais;
– Comunicando-se em situações de conflito: como lidar com pessoas em estados de comportamento alterados – Rapport;
– Técnicas de redação;
– Técnicas para falar em público (oratória)

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;
– Dinâmica de grupo;
– Mentoria do gestor imediato.

À distância:
– EAD
– Leitura de livros, documentos e relatórios da área de atuação

Média duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/comunicacao-oral-escrita-linguagem-corporal-completo/

https://www.udemy.com/course/comunicacao-consciente-aprenda-a-comunicar-de-verdade/

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1300/?area=3

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1181/?area=3

Descrição:

E1. Apresenta posicionamento coerente com as normas, procedimentos legais e os códigos de ética e conduta da Portos do Paraná.
E2. Atua com ética, respeito, transparência e profissionalismo na execução de trabalhos e projetos, inclusive quanto à assiduidade, pontualidade e cumprimento de prazos.
E3. Mantém a devida impessoalidade, discrição e sigilo sobre as informações e acontecimentos sensíveis ao ambiente de trabalho.

 

 

Principais Temas:

– Código de Ética;
– Inteligência emocional;
– Cumprimento de normas e procedimentos internos;
– Confiança;
– Sigilo;
– Profissionalismo;
– Disciplina;
– Bom senso;
– Transparência;
– Compromisso com o trabalho.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e vivências comportamentais;
– Mentoria do gestor imediato.

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/conceitos-basicos-de-compliance/

https://www.udemy.com/course/compliance-fundamentos-e-vantagens/

Descrição:

E1. Planeja e prioriza suas atividades antecipadamente, elaborando lista de tarefas, pautas de reuniões, agenda de compromissos e processos sob sua responsabilidade.
E2. Executa suas atividades de acordo com as prioridades, prazos, normas e procedimentos definidos.
E3. É assertivo nas suas colocações, administrando e otimizando o tempo em suas demandas.

 

 

Principais Temas:

– Definições de padrões a serem cumpridos;
– Organização das tarefas de forma racional;
– Priorização da qualidade na execução;
– Controle de prazos;
– Controle de agendas;
– Controle de documentos e arquivos;
– Administração do tempo.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

À distância:
– EAD.

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/produtividade-e-gestao-do-tempo-k/

Descrição:

E1. Explora novas ideias que agreguem valor na realização das atividades, garantindo bons resultados.

E2. Propõe aprimoramentos significativos dos serviços, métodos, processos, práticas organizacionais, gerando avanços para a Portos do Paraná.

 

 

Principais temas:

– Benchmarking;

– Visão analítica de sistemas e novas ferramentas;

– Técnicas de gestão de processos;

– Ferramentas de geração e gestão de ideias;

– Brainstorming;

– Visitas técnicas;

– Ferramentas de desenvolvimento de cultura de inovação.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

– Visitas técnicas;

À distância:

– Curso em EAD;

– Vídeoaulas.

Média duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/gestao-da-inovacao/

https://www.udemy.com/course/design-thinking-praticas-e-ferramentas-para-gerar-inovacao/

https://www.udemy.com/course/criatividade-e-inovacao/

Descrição:

E1. Orienta as pessoas para darem o melhor de si, com vistas ao atingimento dos objetivos e à obtenção de resultados em seus processos de trabalho.
E2. Demonstra habilidade em fornecer e receber feedback, assim como gerenciar o desempenho e desenvolvimento da equipe.
E3. Promove o potencial dos membros da equipe com oportunidades e desafios, delegando tarefas e fomentando a disseminação de conhecimentos.

 

 

Principais Temas:

– Habilidades fundamentais de Liderança
– Estilos de Liderança
– Liderança Transformacional e Leader-Member Exchange (LMX)
– Gestão de Equipes para Resultados
– Técnicas de orientação e comunicação não-violenta
– Inteligência emocional;
– Colaboração;
– Tolerância;
– Técnicas de Feedback e reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Delegação de atividades;
– Engajamento;
– Estabelecimento, monitoramento e suporte ao atingimento de metas;
– Entusiasmo;
– Técnicas de Motivação.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching;
– Reuniões de resultados setoriais.

À distância:
– EAD;
– Livros sobre liderança.

Média duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-pessoas/

https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-equipes/

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/373/

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/871/?area=7

Descrição:

E1. É capaz de visualizar o cenário completo, analisando o contexto, processos e pessoas envolvidas para promover uma atuação integrada.
E2. Avalia não apenas a sua necessidade imediata, mas o impacto e as consequências que sua decisão vai gerar para todas as outras áreas.

 

 

Principais Temas:

– A Cadeia de Valor da Companhia;
– Visão panorâmica dos serviços e instalações;
– Processos, interconexões e impactos entre setores;
– Integração das equipes;
– Indicadores e metas estratégicos e setoriais;
– Interrelação de projetos e programas;
– A conexão do ambiente interno e externo;
– Disseminação do conhecimento;
– Comunicação interna e externa nos diferentes níveis hierárquicos.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching

À distância:
– Vídeos instrucionais sobre a atuação integrada da Appa

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/visao-sistemica-de-negocios/

Descrição:

E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de apresentações.
E2. Utiliza adequadamente o software de apresentações com destreza para resumir informações e apresentá-las de maneira concisa e adequada graficamente.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

 

Principais Temas:

– Elaboração de apresentações;
– Formação de slides;
– Animações e automações;
– Hiperlinks, áudio e vídeo.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:
– EAD

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/curso-de-powerpoint-do-basico-ao-avancado/

https://www.udemy.com/course/decole-sua-carreira-crie-apresentacoes-profissionais-no-powerpoint/

Descrição:

E1. Apresenta o domínio necessário sobre softwares específicos de edição de imagem e vídeo e equipamentos audiovisuais para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os softwares de elaboração e edição de imagem e vídeo e equipamentos audiovisuais para criar peças de comunicação de qualidade que promovam admiração do público-alvo.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

 

Principais Temas:

– Photoshop e edição de foto
– Edição de vídeo
– Técnicas de filmagem para redes sociais
– Apps de edição para celular

 

 

Modalidades e Duração:

À distância:
– EAD

Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/photoshop-para-todos/

https://www.udemy.com/course/edicao-de-video-profissional-do-zero-ao-sucesso-com-imovie/

Descrição:

E1. Apresenta o domínio necessário do idioma inglês para a realização de suas atividades.
E2. Aplica os conhecimentos sobre o idioma inglês de forma clara e assertiva considerando a linguagem técnica específica, escrita, leitura e interpretação, conforme os padrões, processos e procedimentos de seu setor.

 

 

Principais Temas:

– Inglês técnico/portuário
– Leitura de documentos em inglês
– Técnicas de conversação

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas;
– Aplicativos.

Média duração/Longa

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/inglesextremo/

https://www.udemy.com/course/ingles-instrumental/

Descrição:

E1. Elabora textos, documentos e relatórios precisos e coerentes utilizando-se da linguagem técnica e objetiva.
E2. Consolida e sintetiza informações de forma estruturada na redação dos documentos.
E3. Segue padrões de redação e formatação estabelecidos com precisão gramatical, coesão e coerência, buscando manter ou aprimorar a qualidade dos documentos elaborados em sua unidade.

 

 

Principais Temas:

– Formatação de documentos e padronização
– Estilos de linguagem
– Coesão, coerência e argumentação
– Síntese e concisão redacional
– Principais aspectos da acurácia gramatical
– Terminologia técnica da área
– Análise do contexto, triagem dos aspectos relevantes, consolidação de ideias e clareza de apresentação de fundamentos

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:
– Cursos em EAD

Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/452/

Descrição:

E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de planilhas eletrônicas.
E2. Utiliza adequadamente o software de planilhas eletrônicas com destreza para elaborar planilhas, permitindo inserir, organizar, cruzar, consultar dados e gerar gráficos e relatórios consolidados.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

 

Principais Temas:

– Elaboração de gráficos no Excel;
– Elaboração de planilhas dinâmicas, macros;
– Estruturar, configurar as planilhas;
– Conhecimento em fórmulas: do básico ao avançado;
– Conhecimento em banco de dados;
– Conhecimento em ferramentas de dashboard;
– Conhecimento em access para gerenciamento de banco de dados.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:
– EAD

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/884/?area=2

https://www.udemy.com/course/microsoft-excel-completo-de-a-a-z/

https://www.udemy.com/course/excel_essencial/

https://www.udemy.com/course/excel-completo-/

Descrição:

E1. Desempenha suas atividades com atenção aos detalhes dos procedimentos, padrões e relatórios da área.
E2. Monitora e revisa seu trabalho, de forma a evitar erros.
E3. Demonstra foco e concentração no trabalho a ser executado, independente de estímulos externos.

 

 

Principais Temas:

– Procedimentos operacionais padrão – POPs;
– Detalhismo;
– Atenção Concentrada vs Atenção Difusa;
– Normas internas;
– Organização do trabalho;
– Processos, procedimentos e controles;
– Controle de qualidade e revisão do trabalho;
– Técnicas de revisão de texto e planilhas.

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Jogos de equipes.

Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/curso-basico-de-atencao-plena-mindfulness/

Descrição:

E1. Analisa documentos, informações e dados com atenção à qualidade, precisão e confiabilidade, propondo recomendações coerentes.
E2. Utiliza perspectiva crítica e questionadora, mas construtiva, com o intuito de contribuir para o sucesso dos trabalhos.
E3. Propõe ideias ou complementações onde julga necessário, de maneira assertiva.

 

 

Principais Temas:

– Técnicas de interpretação e análise de dados;
– Técnicas de cenários;
– Análise de séries históricas e correlações;
– Filtro de dados e data analytics;
– Observação, foco e discernimento;
– Técnicas de síntese, geração de relatórios e representações gráficas;
– Análise crítica e investigativa;
– Autogerenciamento.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:
– EAD;

Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/analise-viabilidade-excel/

https://www.udemy.com/course/eap-estrutura-analitica-de-um-projeto/

Descrição:

E1. Antecipa-se e supera desafios, define corretamente as prioridades, propõe ações e executa suas atividades concretizando as metas estabelecidas.
E2. Busca conhecimento que agregue a realização das suas atividades, atuando com segurança e exatidão, garantindo bons resultados.

 

 

Principais Temas:

– Estabelecimento de metas;
– Alinhamento de objetivos;
– Administração do tempo;
– Engajamento;
– Diagnóstico de cenários;
– Cumprimento de metas;
– Proatividade;
– Técnicas de priorização (80/20), importância, impacto urgência;
– Plano de ação assertivo.

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Coaching;
– Treinamento on the job com outros colaboradores (colegas);

À distância:
– EAD
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas, análise de casos;

Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/333/?area=8

https://www.udemy.com/course/lideranca-com-foco-em-resultados/

Descrição:

E1.Demonstra capacidade de conduzir o relacionamento institucional com órgãos governamentais, agências reguladoras, empresas, associações de classe, mídia e demais instituições de maneira segura e adequada, visando estabelecer parcerias para iniciativas estratégicas e políticas públicas para a Portos do Paraná.
E2. Age preventivamente em situações de instabilidade para manter o equilíbrio das relações com os stakeholders.

 

 

Principais Temas:

– Transparência;
– Gestão de conflitos;
– Sustentabilidade;
– Conhecimento sobre os impactos das atividades da Companhia na região;
– Diálogo constante;
– Conhecimento das necessidades específicas da comunidade local;
– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes (clientes, prefeitura, órgãos do estado, órgãos federais, empregados, sindicato, OGMO)

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos.

À distância:
– EAD.

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

(a inserir)

Descrição:

E1. Apresenta o domínio necessário das técnicas e ferramentas de design gráfico para elaboração de layouts, diagramação, formatação de imagens e documentos.
E2. Utiliza, com destreza, técnicas e ferramentas para criação de arte final gráfica.

 

 

Principais Temas:

– Indesign
– Photoshop
– Canva
– Corel
– Noções de design gráfico
– Noções de diagramação
– Design Thinking
– User Experience

 

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução);

À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Curta duração

 

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/curso-fundamentos-do-design-grafico/

https://www.udemy.com/course/indesign-como-criar-layouts-pecas-graficas/

https://www.udemy.com/course/design-grafico-tecnicas-avancadas-com-corel-draw/

https://www.udemy.com/course/ux-design/

Descrição:

E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de edição de texto.
E2. Utiliza adequadamente o software de edição de texto com destreza para elaborar, alterar e formatar textos, quadros ou imagens em relatórios.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

 

Principais Temas:

– Digitação de textos;
– Redação e formatação de textos;
– Diagramação de textos: Formatação de documentos, referências, tabelas, figuras, diagramas, sumários, seções, layout, margens, parágrafos, espaçamentos, capa/contracapa, paginação, cabeçalho/rodapé, marca d’água, impressão, exportação em pdf.

 

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:
– EAD

Curta duração

 

 

Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/microsoft-word-office-365/

https://www.udemy.com/course/curso-word-completo/

https://www.udemy.com/course/curso-de-word-2019-basico-e-avancado/

Sugestões de cursos e materiais de aprendizagem

Sugira ao lado cursos ou materiais de aprendizagem relacionando à respectiva competência e Trilha para a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas analisar e incorporar