Trilha de Projetos de Engenharia

Acesse abaixo, em cada competência, sua descrição, temas, modalidades e as primeiras opções de aprendizagem.

E1. Analisa documentos, informações e dados com atenção à qualidade, precisão e confiabilidade, propondo recomendações coerentes.

E2. Utiliza perspectiva crítica e questionadora, mas construtiva, com o intuito de contribuir para o sucesso dos trabalhos.

E3. Propõe ideias ou complementações onde julga necessário, de maneira assertiva.

 

Principais temas:

 

– Técnicas de interpretação e análise de dados;

– Técnicas de cenários;

– Análise de séries históricas e correlações;

– Filtro de dados e data analytics;

– Observação, foco e discernimento;

– Técnicas de síntese, geração de relatórios e representações gráficas;

– Análise crítica e investigativa;

– Autogerenciamento.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva e prática em sala;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:

– EAD;

Curta duração

 

Sugestões de aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/analise-viabilidade-excel/

 

https://www.udemy.com/course/eap-estrutura-analitica-de-um-projeto/

E1. Desempenha suas atividades com atenção aos detalhes dos procedimentos, padrões e relatórios da área.

E2. Monitora e revisa seu trabalho, de forma a evitar erros.

E3. Demonstra foco e concentração no trabalho a ser executado, independente de estímulos externos.

 

Principais temas:

 

– Procedimentos operacionais padrão – POPs;

– Detalhismo;

– Atenção Concentrada vs Atenção Difusa;

– Normas internas;

– Organização do trabalho;

– Processos, procedimentos e controles;

– Controle de qualidade e revisão do trabalho;

– Técnicas de revisão de texto e planilhas.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Dinâmica de grupo;

– Jogos de equipes.

Curta duração

 

Sugestão de aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/curso-basico-de-atencao-plena-mindfulness/

E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação de Licitações e Contratos e acompanha as atualizações normativas.

E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação de Licitações e Contratos (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos) para consolidar suas análises de processos de aquisições de maneira segura e assertiva.

 

Principais temas:

 

– Elaboração de Termo de Referência e Composições de Serviços, voltados para a Lei 13.303.

– Elaboração de pesquisa de preços com fornecedores e prestadores de serviços

– Elaboração de orçamentos conforme modelos SICRO/SINAPI

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

– Visita técnica;

– Grupo de estudos.

À distância:

– Curso em EAD;

– Videoaulas.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/186/ https://www.udemy.com/course/licitacoes-e-contratos/

 

https://www.udemy.com/course/licitacoespublicas/

 

https://www.udemy.com/course/licitacaodocumentoshabilitacao/

E1. Atua na elaboração do orçamento/custos das obras e projetos desenvolvidos pela unidade com a precisão e detalhamento necessários.

E2. Especifica a viabilidade orçamentária e os termos de referência necessários para sua realização, segundo os padrões da unidade e os procedimentos institucionais de requisitos para licitação e contratação.

 

Principais temas:

 

– Orçamentos padrão SICRO-DNIT

– Orçamentos padrão SINAPI

 

Modalidades e duração:

 

À distância:

– Curso em EAD;

– Videoaulas.

Curta duração.

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Compreende as dificuldades de maneira equilibrada, não se prendendo ao problema, mas sim buscando múltiplas formas de solução.

E2. Estrutura o contexto, a definição do problema, as alternativas de solução e seus impactos para todos os envolvidos antes de direcionar a ação.

E3. Procura demonstrar atitude positiva e analisar situações adversas com temperança.

 

Principais temas:

 

– Comunicação: o emissor, a mensagem, o receptor, diferenças de interpretação, suas consequências e os cuidados necessários;

– A comunicação formal e informal

– Credibilidade, relevância, significado e atratividade;

– Cultura organizacional e estilo gerencial: conhecendo os pontos críticos;

– A comunicação verbal, escrita e visual – técnicas adequadas, erros mais comuns e como evitá-los;

– Canais de comunicação tradicionais e as mídias sociais;

– Comunicando-se em situações de conflito: como lidar com pessoas em estados de comportamento alterados – Rapport;

– Técnicas de redação;

– Técnicas para falar em público (oratória).

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;

– Dinâmica de grupo;

– Mentoria do gestor imediato.

À distância:

– EAD

– Leitura de livros, documentos e relatórios da área de atuação.

Média duração

 

Sugestões de aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/comunicacao-oral-escrita-linguagem-corporal-completo/

 

https://www.udemy.com/course/comunicacao-consciente-aprenda-a-comunicar-de-verdade/

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1300/?area=3

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1181/?area=3

E1. Apresenta posicionamento coerente com as normas, procedimentos legais e os códigos de ética e conduta da Portos do Paraná.

E2. Atua com ética, respeito, transparência e profissionalismo na execução de trabalhos e projetos, inclusive quanto à assiduidade, pontualidade e cumprimento de prazos.

E3. Mantém a devida impessoalidade, discrição e sigilo sobre as informações e acontecimentos sensíveis ao ambiente de trabalho.

 

Principais temas:

 

– Código de Ética;

– Inteligência emocional;

– Cumprimento de normas e procedimentos internos;

– Confiança;

– Sigilo;

– Profissionalismo;

– Disciplina;

– Bom senso;

– Transparência;

– Compromisso com o trabalho.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Dinâmica de grupo;

– Grupos de simulação e vivências comportamentais;

– Mentoria do gestor imediato.

Curta duração

 

Sugestões de aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/conceitos-basicos-de-compliance/

 

https://www.udemy.com/course/compliance-fundamentos-e-vantagens/

E1. Apresenta o domínio necessário de Gestão de Contratos para o trabalho que desenvolve em seu setor.

E2. Aplica seus conhecimentos em Gestão de Contratos para elaboração dos termos e especificações contratuais e observa o cumprimento das cláusulas estabelecidas e legislação pertinente nas etapas de fiscalização, avaliação do desempenho do contratado, acompanhamento da execução do contrato dentro do planejamento preestabelecido, encerramento do contrato, dentre outros.

 

Principais temas:

 

– Transparência;

– Análise geral/planejamento;

– Comunicação, Ética, Eficácia;

– Normas internas de compras e licitações, bem como legislações estaduais e federais;

– Elaboração de TR (termo de referência);

– Validação de NF;

-Acompanhamento/gestão do contrato;

– Procedimentos de declarações (check lists);

– Elaboração de instrumento de contratação;

– Controle de contratos de produtos e de serviços;

– Fiscalização de contrato;

– Avaliação do desempenho do contratado;

– Encerramento de contratos;

– Rescisão de contratos;

– Prestação de contas.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Grupo de estudo com vários setores;

– Dinâmica de grupo;

À distância:

– Cursos em EAD;

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/introducao-a-administracao-de-contratos/

 

https://www.udemy.com/course/como-redigir-um-contrato-social-de-empresas/

E1. Apresenta o domínio necessário sobre os conceitos de Gestão de Projetos quanto a escopo, prazos, custos, riscos, pessoas, stakeholders, qualidade, comunicação e metodologias ágeis, dentre outros.

E2. Aplica adequadamente seus conhecimentos para mobilizar recursos técnicos, financeiros e humanos, verificar desvios e promover a realização de projetos bem-sucedidos e alinhados à estratégia organizacional.

E3. Apresenta o domínio necessário dos recursos de softwares de Gestão de Projetos.

 

Principais temas:

 

– Softwares de gerenciamento de projetos (Ex.: Microsoft Project)

– A tríplice restrição;

– Metodologias PMI;

– Metodologias ágeis no gerenciamento de projetos;

– Gestão da comunicação;

– Criação de dashboards para projetos;

– Gestão de reuniões;

– Gestão de prioridades;

– Planejamento das etapas;

– Conhecimento das normativas internas e externas;

– Princípios de visão estratégica.

Modalidades e duração:

Presencial:

– Aula expositiva dialogada;

– Treinamento on the job com outros colaboradores.

À distância:

– EAD

– Videoaulas

Média duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/328/?area=8

 

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/104/

 

https://www.udemy.com/course/planejamento-gestao-de-projetos-tradicional-pmi-completo/

 

https://www.udemy.com/course/gestao-riscos-projetos-planejamento/

E1. Orienta as pessoas para darem o melhor de si, com vistas ao atingimento dos objetivos e à obtenção de resultados em seus processos de trabalho.

E2. Demonstra habilidade em fornecer e receber feedback, assim como gerenciar o desempenho e desenvolvimento da equipe.

E3. Promove o potencial dos membros da equipe com oportunidades e desafios, delegando tarefas e fomentando a disseminação de conhecimentos.

 

Principais temas:

 

– Habilidades fundamentais de Liderança

– Estilos de Liderança

– Liderança Transformacional e Leader-Member Exchange (LMX)

– Gestão de Equipes para Resultados

– Técnicas de orientação e comunicação não-violenta

– Inteligência emocional;

– Colaboração;

– Tolerância;

– Técnicas de Feedback e reconhecimento do trabalho das pessoas;

– Entendimento do mindset das pessoas;

– Delegação de atividades;

– Engajamento;

– Estabelecimento, monitoramento e suporte ao atingimento de metas;

– Entusiasmo;

– Técnicas de Motivação.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.

– Coaching;

– Reuniões de resultados setoriais.

À distância:

– EAD;

– Livros sobre liderança.

Média duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-pessoas/

 

https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-equipes/

 

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/373/

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/871/?area=7

E1. Planeja e prioriza suas atividades antecipadamente, elaborando lista de tarefas, pautas de reuniões, agenda de compromissos e processos sob sua responsabilidade.

E2. Executa suas atividades de acordo com as prioridades, prazos, normas e procedimentos definidos.

E3. É assertivo nas suas colocações, administrando e otimizando o tempo em suas demandas.

 

Principais temas:

 

– Definições de padrões a serem cumpridos;

– Organização das tarefas de forma racional;

– Priorização da qualidade na execução;

– Controle de prazos;

– Controle de agendas;

– Controle de documentos e arquivos;

– Administração do tempo.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

À distância:

– EAD.

Curta duração

 

Sugestões de aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/produtividade-e-gestao-do-tempo-k/

E1. Elabora projetos de instalações civis com precisão, seguindo as normas técnicas de engenharia civil, conforme o tipo de projeto.

E2. Especifica a viabilidade orçamentária e os termos de referência necessários para sua realização de forma assertiva e coerente.

 

Principais temas:

 

– Pavimentações (rígido e asfalto)

– Obras rodoviárias

– Obras ferroviárias – Movimentos de terra (escavações)

– Derivações de materiais de construção

– Içamento de cargas

– Análises de estruturas

– Estruturas metálicas

– Edificações

– Cobertura

– Elementos de fundação

– Projeto Estrutural

– Instalações Hidráulicas prediais

– Instalações elétricas prediais

– Infra de acostagem (cabeços de amarração, dolfins, cais, defensas)

– Designs e interiores

– ISPS CODE

– Telefonia e Lógica

– Combate e Prevenção a Incêndio.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
 
 
Média duração/Longa
 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Analisa e desenvolve projetos de instalações elétricas alta, média e baixa tensão, seguindo as normas técnicas conforme o tipo de projeto.

E2. Desenvolve a viabilidade orçamentária e os termos de referência necessários para sua realização de forma assertiva e coerente.

 

Principais temas: 

 

– Instalações elétricas

– SPDA
– Alta, média e baixa tensão
– Subestações
– Proteção Catódica
– Sistema Fotovoltaico
– Sistema de geração de energia
– Eficiência energética
– Atendimento as Normas específicas de instalações elétricas.
 
 
Modalidades e duração:
 
 
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
 
Média duração/Longa
 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Analisa e desenvolve projetos de instalações mecânicas com precisão, seguindo as normas técnicas conforme o tipo de projeto.

E2. Desenvolve a viabilidade orçamentária e os termos de referência necessários para sua realização de forma assertiva e coerente.

 

Principais temas:

– Transportadores de correias

– Shiploaders

– Sistemas de tombadores

– Sistemas de pesagem

– Sistemas de moegas e armazenagem

– Pipes racks

– Sistemas de Bombeamento

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:

– Curso em EAD;

– Videoaulas.

Média duração/Longa

 

Sugestões de Apredizagem:

 

(a inserir)

E1. Analisa demandas e especifica serviços e contratos de dragagem, seguindo as normas técnicas nacionais e internacionais, incluindo a viabilidade orçamentária e os termos de referência necessários para sua realização.

E2. Monitora a adequação da batimetria dos acessos aquaviários para navegação e acostagem portuária conforme as referências técnicas de navegação e hidrografia aplicáveis ao porto, mantendo-se atualizado.

 

Principais temas:

 

– Termos técnicos na área Marítima

– Procedimentos da Marinha

– Oceanografia e/ou processos litorâneos (marés e correntes)

– Tipos de draga e sua utilização

– Tipos de levantamentos hidrográficos e formas básicas de sua execução

– Tipos e características dos navios que aportam, existentes e em desenvolvimento.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:

– Curso em EAD;

– Videoaulas.

Média duração/Longa

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Analisa e desenvolve projetos de instalações e manutenções de sinalização e balizamento náutico, seguindo as normas técnicas nacionais e internacionais conforme o tipo de projeto, incluindo a viabilidade orçamentária e os termos de referência necessários para sua realização.

E2. Monitora a adequação da sinalização e balizamento conforme as referências cartográficas, de navegação e hidrografia aplicáveis ao porto, mantendo-se atualizado.

 

Principais temas:

 

– Tipos de sinalização náutica e sua utilização

– Instalações físicas de acostagem e dos canais de navegação do porto

– cartografia e navegação

– carta náutica

– Atendimento as Normas específicas da Capitania dos Portos/Marinha

– AIS/VTMIS

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:

– Curso em EAD;

– Videoaulas.

Média duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Elabora projetos de engenharia (instalações portuárias, vias e acessos, edificações, expansões etc.) com precisão, seguindo normas técnicas e boas práticas, hidrografia, normas da Marinha do Brasil e Capitania dos Portos, oceanografia, geoprocessamento e cartografia, conforme o tipo de projeto.

E2. Especifica a viabilidade orçamentária e os termos de referência necessários para sua realização de forma assertiva e coerente.

Principais temas:

– Elaboração de orçamentos

– Composições de custos unitários

– BDI (Bonificações e Despesas Indiretas)

– Encargos sociais para a contratação de obras e serviços

– Elaboração de Termo de Referência

– Capacitação para elaboração de Matriz de risco

– Atualização das leis que regem contratações públicas

– Fiscalização de contratos de engenharia.

Modalidades e duração:

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:

– Curso em EAD;

– Videoaulas.

Média duração/Longa

Sugestões de Aprendizagem:

https://pt.coursera.org/learn/bim-from-sketch-to-digital-twin

 

https://www.cursobim.com/

https://www.pucminas.br/PucVirtual/Pos-Graduacao/Paginas/BUILDING-INFORMATION-MODELING-(BIM)-%E2%80%93-BIM-Manager.aspx?moda=1&polo=1&area=27&curso=3061&situ=1

E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Aquisição e Processamento de dados Batimétricos para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.

E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Aquisição e Processamento de dados Batimétricos para realizar cálculos de volumes de dragagem e monitoramento das batimetrias.

E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

– Capacitação em Hypack

– Capacitação pacotes Auto desk (civil 3D, infraworks, navisworks, revit, etc.)

– Caris Hips & Sips

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva (ex: pelo fornecedor da solução);

À distância:

– Curso em EAD.

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Média duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. É capaz de visualizar o cenário completo, analisando o contexto, processos e pessoas envolvidas para promover uma atuação integrada.

E2. Avalia não apenas a sua necessidade imediata, mas o impacto e as consequências que sua decisão vai gerar para todas as outras áreas.

 

Principais temas:

 

– A Cadeia de Valor da Companhia;

– Visão panorâmica dos serviços e instalações;

– Processos, interconexões e impactos entre setores;

– Integração das equipes;

– Indicadores e metas estratégicos e setoriais;

– Interrelação de projetos e programas;

– A conexão do ambiente interno e externo;

– Disseminação do conhecimento;

– Comunicação interna e externa nos diferentes níveis hierárquicos.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.

– Coaching

À distância:

– Vídeos instrucionais sobre a atuação integrada da Appa.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/visao-sistemica-de-negocios/

E1. Analisa os dados pertinentes à sua unidade ou ao Porto como um todo, buscando inter-relações úteis para gerar relatórios, análises integradas, recomendações e ações pertinentes.

E2. Identifica necessidades de ajustes em processos operacionais, propondo melhorias, investimentos e mitigação de riscos.

 

Principais temas:

 

– Big Data

– Coleta, análise e interpretação de dados

– Business Intelligence (BI) – SAP

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva e prática em sala;

-Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:

– Curso em EAD;

– Vídeoaulas.

Média duração

 

Sugestões de aprendizagem:

 

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/406/

 

https://www.udemy.com/course/analise-de-dados-microsoft-excel/

 

https://www.udemy.com/course/power-bi-completo-do-basico-ao-avancado/

 

https://www.udemy.com/course/power-bi-primeiros-passos-aos-primeiros-dashboards/

 

https://www.udemy.com/course/power-bi-e-excel-saiba-construir-dashboards-incriveis

E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação de Empresas Públicas e Órgãos Reguladores e acompanha as atualizações normativas.

E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação de Empresas Públicas (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos) para consolidar suas análises e registros de maneira segura e assertiva.

 

Principais temas:

 

– Legislações vigentes aplicação 13303

– Conhecimento de normas da ANTAQ;

– Metodologia de acompanhamento as normas.

– Lei 13.303/2016 (Estatais)

– Normativa ANTAQ 3274;

– Regulamento interno;

– Padrões e convenções portuárias internacionais.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:

– Curso em EAD;

– Videoaulas.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação e Normas Portuárias e acompanha as atualizações normativas.

E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação e Normas Portuárias (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos internacionais, federais e estaduais) para consolidar suas análises, registros e ações preventivas de maneira segura e assertiva.

E3. Demonstra familiaridade com os regimes alfandegários, a linguagem técnica, certificações portuárias e os procedimentos das autoridades portuária, marítima, aduaneira, agropecuária, sanitária, segurança portuária, receita estadual e federal.

 

Principais temas:

 

– Normas da Autoridade Marítima – NORMAM

– Normas Gerais da APPA

– Normas Internacionais para canais e portos (IMO)

– Regulamentos para navegação (PIANC, etc.)

– Normas de atracação e Navegação do Porto

– ABNT

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:

– Curso em EAD;

– Vídeoaulas.

Média duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Apresenta-se disposto a aprender novas técnicas, tecnologias ou conhecimentos relevantes ao seu trabalho, buscando a melhoria das atividades do setor.

E2. Pesquisa novas alternativas, fontes de informação e melhores práticas para aprimorar seu trabalho e manter-se atualizado(a).

E3. Busca constantemente sua atualização profissional, com ganhos de conhecimento que agreguem valor à sua área de atuação.

 

Principais temas:

 

– Administração do tempo

– Técnicas de fixação de conteúdo

– Instrutoria interna (aprender ensinando)

– Pesquisa, aplicação, autoavaliação continuada.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva e prática em sala;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:

– Curso em EAD;

Curta duração

 

Sugestões de aprendizagem: 

 

https://www.udemy.com/course/autogestao-para-o-sucesso/

 

https://www.udemy.com/course/gestao-de-tempo/

E1. Apresenta o domínio necessário em cálculos e análises numéricas.

E2. Realiza análises numéricas com precisão e atenção aos resultados.

 

Principais temas:

 

– Raciocínio lógico

– Análise numérica

– Introdução à lógica matemática;

– Cálculos matemáticos básicos;

– Cálculos matemáticos avançados aplicados à tributação;

– Cálculos matemáticos avançados aplicados à gestão interna

– Cálculos matemáticos utilizando MS Excel;

– Calculadora financeira.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva e prática em sala;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:

– Curso em EAD;

– Videoaulas.

Curta duração

 

Sugestões de aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/matematica-aplicada/

 

https://www.udemy.com/course/matematica-para-data-science-pre-calculo/

 

https://www.udemy.com/course/matematica-e-raciocinio-logico-para-concursos/

 

https://www.udemy.com/course/estatistica-para-ciencia-de-dados-machine-learning/

 

https://www.udemy.com/course/contabilidade-tributaria-para-advogados-e-administradores/

E1. Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita, utilizando linguagem adequada a cada ambiente e tipo de público-alvo.

E2. Sabe ouvir ativamente, buscando compreender o contexto e dar o encaminhamento devido.

E3. Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas.

 

Principais temas:

 

– Comunicação: o emissor, a mensagem, o receptor, diferenças de interpretação, suas consequências e os cuidados necessários;

– A comunicação formal e informal

– Credibilidade, relevância, significado e atratividade;

– Cultura organizacional e estilo gerencial: conhecendo os pontos críticos;

– A comunicação verbal, escrita e visual – técnicas adequadas, erros mais comuns e como evitá-los;

– Canais de comunicação tradicionais e as mídias sociais;

– Comunicando-se em situações de conflito: como lidar com pessoas em estados de comportamento alterados – Rapport;

– Técnicas de redação;

– Técnicas para falar em público (oratória).

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;

– Dinâmica de grupo;

– Mentoria do gestor imediato.

À distância:

– EAD

– Leitura de livros, documentos e relatórios da área de atuação.

Média duração

 

Sugestões de aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/comunicacao-oral-escrita-linguagem-corporal-completo/

 

https://www.udemy.com/course/comunicacao-consciente-aprenda-a-comunicar-de-verdade/

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1300/?area=3

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1181/?area=3

E1. Antecipa-se e supera desafios, define corretamente as prioridades, propõe ações e executa suas atividades concretizando as metas estabelecidas.

E2. Busca conhecimento que agregue a realização das suas atividades, atuando com segurança e exatidão, garantindo bons resultados.

 

Principais temas:

 

– Estabelecimento de metas;

– Alinhamento de objetivos;

– Administração do tempo;

– Engajamento;

– Diagnóstico de cenários;

– Cumprimento de metas;

– Proatividade;

– Técnicas de priorização (80/20), importância, impacto urgência;

– Plano de ação assertivo.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Dinâmica de grupo;

– Coaching;

– Treinamento on the job com outros colaboradores (colegas);

À distância:

– EAD

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas, análise de casos;

Curta duração.

 

Sugestões de aprendizagem: 

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/333/?area=8

 

https://www.udemy.com/course/lideranca-com-foco-em-resultados/

 

E1. Analisa riscos possíveis em relação à sua unidade ou à organização como um todo, procurando as estratégias mais seguras para atingir resultados esperados.

E2. Planeja e articula informações e pessoas para mitigar riscos e evitar sua reincidência.

E3. Realiza o gerenciamento da matriz de riscos, seguindo procedimentos e normas previstas para evitar problemas ou disfunções.

 

Principais temas:

 

– Planejamento e gerenciamento do risco;

– Identificação do risco;

– Análise qualitativa;

– Análise quantitativa;

– Atividades de controle;

– Elaboração de documentação;

– Atuação na solução/mitigação;

– Normas técnicas (ISO 31000);

– Informação e comunicação;

– Monitoramento.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva dialogada;

– Treinamento on the job com outros colaboradores.

À distância:

– EAD

– Vídeoaulas

Curta duração

 

Sugestões de aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/gestao-riscos-projetos-planejamento/

 

https://www.udemy.com/course/coso-gestao-de-risco-corporativo/

 

https://www.udemy.com/course/aplicacao-da-gestao-de-riscos-e-oportunidades/

 

https://www.udemy.com/course/gestao-de-riscos-iso-310002018/

E1. Explora novas ideias que agreguem valor na realização das atividades, garantindo bons resultados.

E2. Propõe aprimoramentos significativos dos serviços, métodos, processos, práticas organizacionais, gerando avanços para a Portos do Paraná.

 

Principais temas:

 

– Benchmarking;

– Visão analítica de sistemas e novas ferramentas;

– Técnicas de gestão de processos;

– Ferramentas de geração e gestão de ideias;

– Brainstorming;

– Visitas técnicas;

– Ferramentas de desenvolvimento de cultura de inovação.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

– Visitas técnicas;

À distância:

– Curso em EAD;

– Vídeoaulas.

Média duração

 

Sugestões de aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/gestao-da-inovacao/

 

https://www.udemy.com/course/design-thinking-praticas-e-ferramentas-para-gerar-inovacao/

 

https://www.udemy.com/course/criatividade-e-inovacao/

E1. Promove um ambiente agradável para o trabalho.

E2. Reconhece o valor das relações interpessoais, sabe elogiar, dar feedbacks, apoiar, agradecer e manter empatia com as pessoas que fazem parte do meio interno e externo (fornecedores, clientes e demais órgãos do estado).

E3. Demonstra satisfação, tolerância e disponibilidade no trato com os colegas e superiores.

 

Principais temas:

 

– Empatia;

– Cortesia;

– Disponibilidade em ajudar;

– Colaboração;

– Compartilhamento de conhecimento;

– Paciência e tolerância;

– Reconhecimento do trabalho das pessoas, feedback e comunicação interpessoal;

– Entendimento do mindset das pessoas;

– Escuta ativa;

– Respeito;

– Humildade.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.

– Mentoria do gestor imediato.

À distância:

– EAD com interação entre os alunos.

Curta duração

 

Sugestões de aprendizagem:

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/840/?area=3

 

https://www.udemy.com/course/desenvolvimento-pessoal-e-interpessoal/

E1.Demonstra capacidade de conduzir o relacionamento institucional com órgãos governamentais, agências reguladoras, empresas, associações de classe, mídia e demais instituições de maneira segura e adequada, visando estabelecer parcerias para iniciativas estratégicas e políticas públicas para a Portos do Paraná.

E2. Age preventivamente em situações de instabilidade para manter o equilíbrio das relações com os stakeholders.

 

Principais temas:

 

– Transparência;

– Gestão de conflitos;

– Sustentabilidade;

– Conhecimento sobre os impactos das atividades da Companhia na região; – Diálogo constante; – Conhecimento das necessidades específicas da comunidade local;

– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes (clientes, prefeitura, órgãos do estado, órgãos federais, empregados, sindicato, OGMO).

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva e prática em sala;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos.

À distância:

– EAD.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Reage de forma positiva às mudanças e adversidades, adaptando-se a novos contextos profissionais e mantendo um desempenho eficiente.

E2. Utiliza a diversidade de tarefas como uma oportunidade de desenvolvimento profissional, identificando e avaliando as alternativas capazes de resolver problemas e atingir resultados.

E3. Demonstra flexibilidade para modificar o plano de ação e alocação de recursos quando necessário de forma consciente, estruturada e fundamentada.

 

Principais temas:

 

– Autoconhecimento;

– Adaptabilidade;

– Inteligência emocional;

– Autocrítica;

– Relacionamento e integração com a equipe;

– Ferramentas e técnicas de gestão da mudança;

– Flexibilidade em contextos adversos.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.

– Mentoria do gestor imediato.

À distância:

– EAD com interação entre os alunos.

Curta duração

 

Sugestões de aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/equipes-alta-performance/

 

https://www.udemy.com/course/adaptabilidade-profissional/

E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Hidrografia para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.

E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Hidrografia para realizar os estudos e levantamentos relevantes sobre a área costeira, marés, rios e demais elementos hidrográficos da região.

E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

– Capacitação em Hypack

– Capacitação pacotes Auto desk (civil 3D, infraworks, navisworks, revit, etc.)

– Caris Hips & Sips

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução);

À distância:

– Curso em EAD.

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Média duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Modelagem de Informações da Construção (BIM) para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.

E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Modelagem de Informações da Construção (BIM) para criação de modelos 3D ou maquetes digitais a partir da integração e compartilhamento de dados de projetos e obras.

E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

– Software de desenhos (AutoCAD) – AUTODESK – (em treinamento)

– Civil 3D

– Revit

– Navisworks

– Infraworks

– Sketchup

– Renderização

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores (conhecimento e manuseio do POWER BI);

– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução);

À distância:

– Curso em EAD. (AutoCAD e Sketchup)

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Média duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Tramitação de Documentos para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.

E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Tramitação de Documentos para cadastro, numeração, gerenciamento e arquivamento de documentos.

E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

– E-protocolo

– Integração de sistemas APPA

– Capacitação sobre os softwares utilizados pela APPA (GMS, Seniors, APPA WEB, etc.)

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução);

À distância:

– Curso em EAD.

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Apresenta o domínio necessário das técnicas e ferramentas de desenho técnico para elaborar layouts operacionais, estruturas e instalações.

E2. Utiliza, com destreza, técnicas e ferramentas para criação de soluções espaciais e de infraestrutura adequadas à Portos do Paraná.

 

Principais temas:

 

– Software de desenhos (AutoCAD) – AUTODESK – (em treinamento)

– Revit

– Navisworks

– Infraworks

– Sketchup

– Renderização

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução);

À distância:

– Curso em EAD.

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de edição de texto.

E2. Utiliza adequadamente o software de edição de texto com destreza para elaborar, alterar e formatar textos, quadros ou imagens em relatórios.

E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

– Digitação de textos;

– Redação e formatação de textos;

– Diagramação de textos: Formatação de documentos, referências, tabelas, figuras, diagramas, sumários, seções, layout, margens, parágrafos, espaçamentos, capa/contracapa, paginação, cabeçalho/rodapé, marca d’água, impressão, exportação em pdf.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:

– EAD

Curta duração

 

Sugestões de aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/microsoft-word-office-365/

 

https://www.udemy.com/course/curso-word-completo/

 

https://www.udemy.com/course/curso-de-word-2019-basico-e-avancado/

E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de planilhas eletrônicas.

E2. Utiliza adequadamente o software de planilhas eletrônicas com destreza para elaborar planilhas, permitindo inserir, organizar, cruzar, consultar dados e gerar gráficos e relatórios consolidados.

E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

– Elaboração de gráficos no Excel;

– Elaboração de planilhas dinâmicas, macros;

– Estruturar, configurar as planilhas;

– Conhecimento em fórmulas: do básico ao avançado;

– Conhecimento em banco de dados;

– Conhecimento em ferramentas de dashboard;

– Conhecimento em access para gerenciamento de banco de dados.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:

– EAD

Curta duração

 

Sugestões de aprendizagem:

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/884/?area=2

 

https://www.udemy.com/course/microsoft-excel-completo-de-a-a-z/

 

https://www.udemy.com/course/excel_essencial/

 

https://www.udemy.com/course/excel-completo-/

E1. Adota postura colaborativa e cooperativa com a equipe de trabalho, compartilhando informações e conhecimento nas atividades e desafios diários.

E2. Respeita os colegas de sua equipe e demais colaboradores e superiores.

E3. Ajuda os colegas em suas atividades e procura auxílio quando necessário, aproveitando assim as expertises de cada membro da equipe.

 

Principais temas:

 

– Colaboração;

– Divisão do trabalho;

– Transparência;

– Empatia;

– Gestão de conflitos;

– Grupos x equipes coesas;

– Disponibilidade em ajudar;

– Compartilhamento de conhecimento;

– Paciência;

– Tolerância;

– Reconhecimento do trabalho das pessoas;

– Entendimento do mindset das pessoas;

– Como lidar com equipes heterogêneas;

– Coesão e atingimento de metas coletivas.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.

– Mentoria do gestor imediato.

À distância:

– EAD com interação entre os alunos.

Curta duração

 

Sugestões de aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/gestao-projetos-pequenas-equipes/

 

https://www.udemy.com/course/curso-de-inteligencia-emocional-para-trabalhar-em-equipe

E1. Apresenta conhecimento suficiente da Legislação e Normas Ambientais e acompanha as atualizações normativas.

E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação e Normas Ambientais para consolidar suas análises e registros de maneira segura e assertiva, seguindo os procedimentos preestabelecidos pela Diretoria de Meio-Ambiente e Presidência da Portos do Paraná.

 

Principais temas:

 

– Normas sanitárias;

– Normas ISO (14000; 9000 e 45000);

– Norma ISO 31000;

– Normas internas e SGI da APPA

– Legislação Ambiental (IBAMA, CONAMA, ICMBIO, MMA e IAT).

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

– Grupo de estudos com várioas setores;

À distância:

– Curso em EAD;

– Vídeoaulas.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Apresenta o domínio necessário sobre softwares específicos de Georreferenciamento para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.

E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Georreferenciamento para analisar a disposição/utilização das áreas da poligonal portuária e adjacentes para monitorar e coletar dados pertinentes às atividades desenvolvidas pela unidade.

E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

– Capacitação Google Earth – identificação de áreas,

– Georreferenciamento, Capacitação Arqgis, elaboração de mapas.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva (ex: pelo fornecedor da solução);

À distância:

– Curso em EAD.

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de apresentações.

E2. Utiliza adequadamente o software de apresentações com destreza para resumir informações e apresentá-las de maneira concisa e adequada graficamente.

E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

– Elaboração de apresentações;

– Formação de slides;

– Animações e automações;

– Hiperlinks, áudio e vídeo.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:

– EAD

Curta duração

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/curso-de-powerpoint-do-basico-ao-avancado/

 

https://www.udemy.com/course/decole-sua-carreira-crie-apresentacoes-profissionais-no-powerpoint/

E1. Demonstra pleno conhecimento da interação com instâncias de governança, os órgãos de controle, agências reguladoras e órgãos de fiscalização, permitindo atuar com segurança no atendimento às normas e padrões requeridos.

E2. Antecipa-se utilizando ferramentas de planejamento na preparação de relatórios e documentos para atender a fiscalizações, regularizações ou solicitações de forma a manter o fluxo normal de operações na Portos do Paraná.

 

Principais temas:

 

– Instruções normativas dos órgãos;

– Legislação aduaneira;

– Legislação ANVISA, IBAMA para cargas de exportação e importação;

– ANTAQ;

– RDC 72/2009

– ANVISA;

– ANTAQ 2190/2011

– PBA – Plano básico ambiental (IBAMA)

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:

– Curso em EAD;

– Vídeoaulas.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

Sugestões de cursos e materiais de aprendizagem

Sugira ao lado cursos ou materiais de aprendizagem relacionando à respectiva competência e Trilha para a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas analisar e incorporar