Trilha Financeira e Contábil
Acesse abaixo, em cada competência, sua descrição, temas, modalidades e as primeiras opções de aprendizagem.
E1. Analisa os dados pertinentes à sua unidade ou ao Porto como um todo, buscando inter-relações úteis para gerar relatórios, análises integradas, recomendações e ações pertinentes.
E2. Identifica necessidades de ajustes em processos operacionais, propondo melhorias, investimentos e mitigação de riscos.
Principais temas:
– Organização e recuperação de dados
– Análise de dados qualitativos e quantitativos
– Planilhas eletrônicas e sistemas de processamento de dados
– Estatística descritiva e inferencial
– Capacidade de inferência
– Ferramentas de BI (Power bi, microstrategy, sql server)
– Criação de dashboards
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
-Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/406/
https://www.udemy.com/course/analise-de-dados-microsoft-excel/
https://www.udemy.com/course/power-bi-completo-do-basico-ao-avancado/
https://www.udemy.com/course/power-bi-primeiros-passos-aos-primeiros-dashboards/
https://www.udemy.com/course/power-bi-e-excel-saiba-construir-dashboards-incriveis/
E1. Analisa projeções financeiras e propostas de investimento de forma segura e tempestiva, realizando a leitura de cenários e identificando pontos chave que minimizem riscos.
E2. Gera relatórios bem estruturados e concisos para subsidiar decisões considerando o impacto de curto, médio e longo prazo, nas dimensões financeira, de risco e rentabilidade.
Principais temas:
– Conhecimento análise de mercado;
– Conhecimento dos produtos e serviços oferecidos no mercado de investimentos;
– Análises de mercado de acordo com as Políticas de investimentos da APPA;
– Metodologia de análise de investimento;
– Modelos de relatórios aplicáveis.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Grupo de estudos.
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/analise-financeira-de-negocios/
https://www.udemy.com/course/matematica-financeira-e-analise-de-investimentos/
https://www.udemy.com/course/python-para-financas-investimentos-analise-de-dados/
E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação de Empresas Públicas e Órgãos Reguladores e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação de Empresas Públicas (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos) para consolidar suas análises e registros de maneira segura e assertiva.
Principais temas:
– Conhecimento de normas da ANTAQ;
– Metodologia de acompanhamento as normas.
– Lei 13.303/2016 (Estatais)
– Normativa ANTAQ 3274;
-Regulamento interno;
-Padrões e convenções portuárias internacionais.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Segue os processos e as normas de auditoria interna, segundo os padrões nacionais e internacionais, incluindo as referências dos órgãos de controle, de maneira segura e objetiva.
E2. Confere, analisa e atesta a conformidade de documentos fiscais, financeiros, orçamentários e de procedimentos da gestão interna da Portos do Paraná, observando sua precisão e qualidade, para subsidiar decisões da alta administração com relatórios integrados e coesos.
Principais temas:
– Noções de auditoria: diferença entre auditoria interna x externa; princípios de auditoria; procedimentos e roteiro de auditoria; planejamento de auditoria interna
– Noções de ISPS Code
– Legislação relacionada à atividade portuária
– Normativas internas
– Conhecimento geral sobre processos e procedimentos
– Elaboração de relatório de Auditoria – CGU/ENAP – Curso plataforma EVG
– Técnicas de auditoria interna governamental – Curso plataforma EVG
– Auditoria e controle para estatais – Curso plataforma EVG
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/formacao-de-auditor-interno-iso190112018/
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/314/ https://www.escolavirtual.gov.br/curso/312/
https://www.udemy.com/course/formacao-de-auditores-internos-da-qualidade/
E1. Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita, utilizando linguagem adequada a cada ambiente e tipo de público-alvo.
E2. Sabe ouvir ativamente, buscando compreender o contexto e dar o encaminhamento devido.
E3. Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas.
Principais temas:
– Comunicação: o emissor, a mensagem, o receptor, diferenças de interpretação, suas consequências e os cuidados necessários;
– A comunicação formal e informal
– Credibilidade, relevância, significado e atratividade;
– Cultura organizacional e estilo gerencial: conhecendo os pontos críticos;
– A comunicação verbal, escrita e visual – técnicas adequadas, erros mais comuns e como evitá-los;
– Canais de comunicação tradicionais e as mídias sociais;
– Comunicando-se em situações de conflito: como lidar com pessoas em estados de comportamento alterados – Rapport;
– Técnicas de redação;
– Técnicas para falar em público (oratória).
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;
– Dinâmica de grupo;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD
– Leitura de livros, documentos e relatórios da área de atuação
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/comunicacao-oral-escrita-linguagem-corporal-completo/
https://www.udemy.com/course/comunicacao-consciente-aprenda-a-comunicar-de-verdade/
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1300/?area=3
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1181/?area=3
E1. Domina o trâmite dos processos do setor onde trabalha, realizando suas atividades de forma coerente.
E2. Demonstra noções sobre os trâmites e processos internos da organização em geral, de forma a possibilitar o levantamento de informações e facilitar as movimentações entre o seu setor e os demais.
E3. Conhece a estrutura organizacional para o adequado trâmite processual, buscando estar sempre atualizado quanto a mudanças e alternativas.
Principais temas:
– Regimento interno da Appa;
– Estatuto Social da APPA;
– Lei de criação da APPA;
– Lei Estadual que regularizou os cargos em comissão;
– Procedimentos internos da Diretoria Jurídica e E-PROTOCOLO (comunicação interna, pareceres jurídicos, pedidos de dispensa de interposição de recursos, solicitações de pagamento ou outras diligências para os demais setores da APPA;
– Conhecimento das Portarias e Ordens de Serviços internas, notadamente a que diz respeito ao PAD e PAS (processos sancionados de empregados públicos e empresas contratadas).
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Grupo de estudos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário do processo de faturamento e cobrança.
E2. Realiza o planejamento e os registros da dinâmica de faturamento e cobrança de forma lógica e coerente, analisando as variações da demanda garantindo a precisão dos dados.
Principais temas:
A inserir
Modalidades e duração:
A inserir
Sugestões de Aprendizagem:
A inserir
E1. Elabora procedimentos, modelos e processos de Gestão Contábil da Portos do Paraná, seguindo as normas internas e os padrões contábeis nacionais e internacionais.
E2. Gerencia controles contábeis da Portos do Paraná, envolvendo demonstrações contábeis e fiscais, conforme previsto nas normas e procedimentos internos.
E3. Confere e atesta relatórios contábeis, observando sua precisão e conformidade, para prestar contas e subsidiar decisões da alta administração.
Principais temas:
a inserir
Modalidades e duração:
a inserir
Sugestões de Aprendizagem:
a inserir
E1. Apresenta o domínio necessário de Gestão de Contratos para o trabalho que desenvolve em seu setor.
E2. Aplica seus conhecimentos em Gestão de Contratos para elaboração dos termos e especificações contratuais e observa o cumprimento das cláusulas estabelecidas e legislação pertinente nas etapas de fiscalização, avaliação do desempenho do contratado, acompanhamento da execução do contrato dentro do planejamento preestabelecido, encerramento do contrato, dentre outros.
Principais temas:
– Sistema controle de contratos;
– Princípios de controle e gestão de contratos;
– Metodologia de escolha de fiscais de contratos;
– Legislação de contratos;
– Manual de procedimento de gestão e controle de contratos;
– Manual de gestão financeira de contratos (Reajustes, legislação, premissas do cálculo)
Modalidades e duração:
Presencial:
– Grupo de estudo com vários setores;
– Dinâmica de grupo;
À distância:
– Cursos em EAD;
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/introducao-a-administracao-de-contratos/
https://www.udemy.com/course/como-redigir-um-contrato-social-de-empresas/
E1. Elabora e propõe procedimentos e modelos de Gestão Financeira da Portos do Paraná, seguindo as normas internas e os padrões mais aceitos para conformidade e transparência.
E2. Gerencia fluxos financeiros envolvendo diversos aspectos, tais como execução orçamentária, fluxo de caixa, tesouraria, tributação, sistema bancário, conferindo os registros e controles relacionados, gerando relatórios com qualidade e precisão.
Principais temas:
a inserir
Modalidades e duração:
a inserir
Sugestões de Aprendizagem:
a inserir
E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Gestão Empresarial (ERP) para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Gestão Empresarial (ERP) para integração de movimentos financeiros, constas a pagar e receber, controle patrimonial, gestão tributária e lançamentos contábeis.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
a inserir
Modalidades e duração:
a inserir
Sugestões de Aprendizagem:
a inserir
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de planilhas eletrônicas.
E2. Utiliza adequadamente o software de planilhas eletrônicas com destreza para elaborar planilhas, permitindo inserir, organizar, cruzar, consultar dados e gerar gráficos e relatórios consolidados.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Elaboração de gráficos no Excel;
– Elaboração de planilhas dinâmicas, macros;
– Estruturar, configurar as planilhas;
– Conhecimento em fórmulas: do básico ao avançado;
– Conhecimento em banco de dados;
– Conhecimento em ferramentas de dashboard;
– Conhecimento em access para gerenciamento de banco de dados.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/884/?area=2
https://www.udemy.com/course/microsoft-excel-completo-de-a-a-z/
https://www.udemy.com/course/excel_essencial/
E1. Demonstra pleno conhecimento da interação com instâncias de governança, os órgãos de controle, agências reguladoras e órgãos de fiscalização, permitindo atuar com segurança no atendimento às normas e padrões requeridos.
E2. Antecipa-se utilizando ferramentas de planejamento na preparação de relatórios e documentos para atender a fiscalizações, regularizações ou solicitações de forma a manter o fluxo normal de operações na Portos do Paraná.
Principais temas:
– Instruções normativas dos órgãos;
– Legislação aduaneira;
– Legislação ANVISA, IBAMA para cargas de exportação e importação;
– ANTAQ;
– RDC 72/2009
– ANVISA;
– ANTAQ 2190/2011
– PBA – Plano básico ambiental (IBAMA)
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Analisa documentos, informações e dados com atenção à qualidade, precisão e confiabilidade, propondo recomendações coerentes.
E2. Utiliza perspectiva crítica e questionadora, mas construtiva, com o intuito de contribuir para o sucesso dos trabalhos.
E3. Propõe ideias ou complementações onde julga necessário, de maneira assertiva.
Principais temas:
– Técnicas de interpretação e análise de dados;
– Técnicas de cenários;
– Análise de séries históricas e correlações;
– Filtro de dados e data analytics;
– Observação, foco e discernimento;
– Técnicas de síntese, geração de relatórios e representações gráficas;
– Análise crítica e investigativa;
– Autogerenciamento.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– EAD;
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/analise-viabilidade-excel/
https://www.udemy.com/course/eap-estrutura-analitica-de-um-projeto/
E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação Tributária e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação Tributária (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos) para consolidar suas análises e registros de maneira segura e assertiva.
Principais temas:
– Acompanhamento contínuo da legislação tributária – municipal, estadual e Federal;
– Ferramenta facilitadora de consulta a legislação;
– Software de apuração de impostos para mitigar erros;
– Conhecimento em Planejamento tributário;
– Conhecimento e preenchimento em obrigações acessórias (REINF, SPED, SEI-CED…ETC)
– Conhecimento cálculo de apuração de impostos.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Grupo de estudo;
À distância:
– Cursos em EAD;
– Vídeoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/introducao-ao-sistema-tributario-nacional/
E1. Desempenha suas atividades com atenção aos detalhes dos procedimentos, padrões e relatórios da área.
E2. Monitora e revisa seu trabalho, de forma a evitar erros.
E3. Demonstra foco e concentração no trabalho a ser executado, independente de estímulos externos.
Principais temas:
– Procedimentos operacionais padrão – POPs;
– Detalhismo;
– Atenção Concentrada vs Atenção Difusa;
– Normas internas;
– Organização do trabalho;
– Processos, procedimentos e controles;
– Controle de qualidade e revisão do trabalho;
– Técnicas de revisão de texto e planilhas.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Jogos de equipes.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/curso-basico-de-atencao-plena-mindfulness/
E1. Compreende as dificuldades de maneira equilibrada, não se prendendo ao problema, mas sim buscando múltiplas formas de solução.
E2. Estrutura o contexto, a definição do problema, as alternativas de solução e seus impactos para todos os envolvidos antes de direcionar a ação.
E3. Procura demonstrar atitude positiva e analisar situações adversas com temperança.
Principais temas:
– Análise de processo decisório, alternativas, causas e consequências, caminho crítico, riscos (árvore de decisão, diagrama de Ishikawa, 5 porquês);
– Técnicas de resolução de problemas baseados em informação;
– Análise sistêmica;
– Gestão de conflitos;
– Planos de ação;
– Comunicação de soluções e agenda positiva.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e análises de casos;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD
– Leitura de livros sobre análises de casos
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/analise-e-solucao-de-problemas-com-8d/
E1. Apresenta posicionamento coerente com as normas, procedimentos legais e os códigos de ética e conduta da Portos do Paraná.
E2. Atua com ética, respeito, transparência e profissionalismo na execução de trabalhos e projetos, inclusive quanto à assiduidade, pontualidade e cumprimento de prazos.
E3. Mantém a devida impessoalidade, discrição e sigilo sobre as informações e acontecimentos sensíveis ao ambiente de trabalho.
Principais temas:
– Código de Ética;
– Inteligência emocional;
– Cumprimento de normas e procedimentos internos;
– Confiança;
– Sigilo;
– Profissionalismo;
– Disciplina;
– Bom senso;
– Transparência;
– Compromisso com o trabalho.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e vivências comportamentais;
– Mentoria do gestor imediato.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/conceitos-basicos-de-compliance/
https://www.udemy.com/course/compliance-fundamentos-e-vantagens/
E1. Antecipa-se e supera desafios, define corretamente as prioridades, propõe ações e executa suas atividades concretizando as metas estabelecidas.
E2. Busca conhecimento que agregue a realização das suas atividades, atuando com segurança e exatidão, garantindo bons resultados.
Principais temas:
– Estabelecimento de metas;
– Alinhamento de objetivos;
– Administração do tempo;
– Engajamento;
– Diagnóstico de cenários;
– Cumprimento de metas; – Proatividade;
– Técnicas de priorização (80/20), importância, impacto urgência;
– Plano de ação assertivo.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo; – Coaching;
– Treinamento on the job com outros colaboradores (colegas);
À distância:
– EAD
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas, análise de casos;
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/333/?area=8
https://www.udemy.com/course/lideranca-com-foco-em-resultados/
E1. Administra adequadamente divergências, antagonismos de interesses, ideias e posicionamentos.
E2. Demonstra habilidade para articular parcerias internas e externas visando ao alcance de resultados mutuamente benéficos.
E3. Consegue dialogar com colaboradores e superiores em situações de conflito, buscando a conciliação.
Principais temas:
– Estilos de negociação;
– Negociação ganha-ganha;
– Apresentação do valor agregado dos serviços;
– Técnicas de persuasão;
– Empatia;
– Gerenciamento de conflitos;
– BATNA (best alternative to a negotiated agreement);
– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes em ambiente político;
– O estabelecimento de parcerias estratégicas
– Como transitar pelas diferentes esferas do poder público estadual com desenvoltura.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Grupos de estudos.
À distância:
– EAD.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/neuroconciliacao-e-gestao-de-conflitos/
https://www.udemy.com/course/gestao-de-conflito/
https://www.udemy.com/course/neuroconciliacao-e-gestao-de-conflitos/
E1. Atua com empenho, iniciativa e agilidade no atendimento a demandas e na solução de problemas.
E2. Visualiza oportunidades de melhoria, propõe e aplica ajustes nos processos de trabalho.
E3. Demonstra responsabilidade para antecipar-se e mitigar erros, problemas ou riscos visíveis.
Principais temas:
– Ética e os princípios do servidor / empregado público
– Administração do tempo: como lidar com demandas simultâneas, prazos e qualidade
– Antecipando riscos, resolvendo problemas e ganhando tempo
– Iniciativa e inovação no trabalho
– As virtudes e a satisfação pessoal do empregado público.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual;
– Mentoria do gestor imediato;
– Aula expositiva dialogada;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/colaboracao-criando-equipes-de-alto-desempenho/
https://www.udemy.com/course/gestao-de-tempo/
E1. Domina os elementos essenciais de orçamento tais como elaboração, tramitação, aprovação e fiscalização, permitindo uma gestão orçamentária segura no curto e longo prazo.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre a previsão de receitas e a estimativa de despesas ou investimentos com qualidade e atenção aos detalhes, de forma a garantir a sustentabilidade das operações da Portos do Paraná.
E3. Realiza a programação orçamentária com precisão e segurança nos registros financeiros de acordo com a legislação vigente.
Principais temas:
– Software de gestão orçamentaria;
– Conhecimento de planejamento, elaboração e gestão de orçamento;
– Manual de procedimentos internos de orçamento;
– Conhecimento de rotinas orçamentárias;
– Fontes de dados para elaboração de orçamento; – como funciona a empresa.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva dialogada;
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/211/?area=16
https://www.udemy.com/course/curso-orcamento-e-fluxo-de-caixa-em-excel
E1. Elabora textos, documentos e relatórios precisos e coerentes utilizando-se da linguagem técnica e objetiva.
E2. Consolida e sintetiza informações de forma estruturada na redação dos documentos.
E3. Segue padrões de redação e formatação estabelecidos com precisão gramatical, coesão e coerência, buscando manter ou aprimorar a qualidade dos documentos elaborados em sua unidade.
Principais temas:
– Formatação de documentos e padronização
– Estilos de linguagem
– Coesão, coerência e argumentação
– Síntese e concisão redacional
– Principais aspectos da acurácia gramatical
– Terminologia técnica da área
– Análise do contexto, triagem dos aspectos relevantes, consolidação de ideias e clareza de apresentação de fundamentos.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– Cursos em EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
E1. Promove um ambiente agradável para o trabalho.
E2. Reconhece o valor das relações interpessoais, sabe elogiar, dar feedbacks, apoiar, agradecer e manter empatia com as pessoas que fazem parte do meio interno e externo (fornecedores, clientes e demais órgãos do estado).
E3. Demonstra satisfação, tolerância e disponibilidade no trato com os colegas e superiores.
Principais temas:
– Empatia;
– Cortesia;
– Disponibilidade em ajudar;
– Colaboração;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência e tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas, feedback e comunicação interpessoal;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Escuta ativa;
– Respeito;
– Humildade.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/840/?area=3
https://www.udemy.com/course/desenvolvimento-pessoal-e-interpessoal
E1. Adota postura colaborativa e cooperativa com a equipe de trabalho, compartilhando informações e conhecimento nas atividades e desafios diários.
E2. Respeita os colegas de sua equipe e demais colaboradores e superiores.
E3. Ajuda os colegas em suas atividades e procura auxílio quando necessário, aproveitando assim as expertises de cada membro da equipe.
Principais temas:
– Colaboração;
– Divisão do trabalho;
– Transparência;
– Empatia;
– Gestão de conflitos;
– Grupos x equipes coesas;
– Disponibilidade em ajudar;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência;
– Tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Como lidar com equipes heterogêneas;
– Coesão e atingimento de metas coletivas
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/gestao-projetos-pequenas-equipes/
https://www.udemy.com/course/curso-de-inteligencia-emocional-para-trabalhar-em-equipe/
E1. Apresenta-se disposto a aprender novas técnicas, tecnologias ou conhecimentos relevantes ao seu trabalho, buscando a melhoria das atividades do setor.
E2. Pesquisa novas alternativas, fontes de informação e melhores práticas para aprimorar seu trabalho e manter-se atualizado(a).
E3. Busca constantemente sua atualização profissional, com ganhos de conhecimento que agreguem valor à sua área de atuação.
Principais temas:
– Administração do tempo
– Técnicas de fixação de conteúdo
– Instrutoria interna (aprender ensinando)
– Pesquisa, aplicação, autoavaliação continuada.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/autogestao-para-o-sucesso/
https://www.udemy.com/course/gestao-de-tempo/
E1. Apresenta o domínio necessário em cálculos e análises numéricas.
E2. Realiza análises numéricas com precisão e atenção aos resultados.
Principais temas:
– Matemática financeira (Juros simples e compostos)
– Tabela SAC e PRICE
– Cálculos de investimentos (Retorno de investimento, projeções financeiras, planejamento financeiro).
– Cálculo de reajuste contratual. (Metodologia)
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/matematica-aplicada/
https://www.udemy.com/course/matematica-para-data-science-pre-calculo/
https://www.udemy.com/course/matematica-e-raciocinio-logico-para-concursos/
https://www.udemy.com/course/estatistica-para-ciencia-de-dados-machine-learning/
https://www.udemy.com/course/contabilidade-tributaria-para-advogados-e-administradores/
E1. Orienta as pessoas para darem o melhor de si, com vistas ao atingimento dos objetivos e à obtenção de resultados em seus processos de trabalho.
E2. Demonstra habilidade em fornecer e receber feedback, assim como gerenciar o desempenho e desenvolvimento da equipe.
E3. Promove o potencial dos membros da equipe com oportunidades e desafios, delegando tarefas e fomentando a disseminação de conhecimentos.
Principais temas:
– Habilidades fundamentais de Liderança
– Estilos de Liderança
– Liderança Transformacional e Leader-Member Exchange (LMX)
– Gestão de Equipes para Resultados
– Técnicas de orientação e comunicação não-violenta
– Inteligência emocional;
– Colaboração;
– Tolerância;
– Técnicas de Feedback e reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Delegação de atividades;
– Engajamento;
– Estabelecimento, monitoramento e suporte ao atingimento de metas;
– Entusiasmo;
– Técnicas de Motivação.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching;
– Reuniões de resultados setoriais.
À distância:
– EAD;
– Livros sobre liderança.
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-pessoas/
https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-equipes/
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/373/
E1. Planeja e prioriza suas atividades antecipadamente, elaborando lista de tarefas, pautas de reuniões, agenda de compromissos e processos sob sua responsabilidade.
E2. Executa suas atividades de acordo com as prioridades, prazos, normas e procedimentos definidos.
E3. É assertivo nas suas colocações, administrando e otimizando o tempo em suas demandas.
Principais temas:
– Definições de padrões a serem cumpridos;
– Organização das tarefas de forma racional;
– Priorização da qualidade na execução;
– Controle de prazos;
– Controle de agendas;
– Controle de documentos e arquivos;
– Administração do tempo.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
À distância:
– EAD.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/produtividade-e-gestao-do-tempo-k/
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de apresentações.
E2. Utiliza adequadamente o software de apresentações com destreza para resumir informações e apresentá-las de maneira concisa e adequada graficamente.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Elaboração de apresentações;
– Formação de slides;
– Animações e automações;
– Hiperlinks, áudio e vídeo.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/curso-de-powerpoint-do-basico-ao-avancado/
https://www.udemy.com/course/decole-sua-carreira-crie-apresentacoes-profissionais-no-powerpoint/
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de edição de texto. E2. Utiliza adequadamente o software de edição de texto com destreza para elaborar, alterar e formatar textos, quadros ou imagens em relatórios. E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Digitação de textos;
– Redação e formatação de textos;
– Diagramação de textos: Formatação de documentos, referências, tabelas, figuras, diagramas, sumários, seções, layout, margens, parágrafos, espaçamentos, capa/contracapa, paginação, cabeçalho/rodapé, marca d’água, impressão, exportação em pdf.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/microsoft-word-office-365/
https://www.udemy.com/course/curso-word-completo/
https://www.udemy.com/course/curso-de-word-2019-basico-e-avancado
E1. É capaz de visualizar o cenário completo, analisando o contexto, processos e pessoas envolvidas para promover uma atuação integrada.
E2. Avalia não apenas a sua necessidade imediata, mas o impacto e as consequências que sua decisão vai gerar para todas as outras áreas.
Principais temas:
– A Cadeia de Valor da Companhia;
– Visão panorâmica dos serviços e instalações;
– Processos, interconexões e impactos entre setores;
– Integração das equipes;
– Indicadores e metas estratégicos e setoriais;
– Interrelação de projetos e programas;
– A conexão do ambiente interno e externo;
– Disseminação do conhecimento;
– Comunicação interna e externa nos diferentes níveis hierárquicos.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching
À distância:
– Vídeos instrucionais sobre a atuação integrada da Appa
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
