Trilha Financeira e Contábil

Acesse abaixo, em cada competência, sua descrição, temas, modalidades e as primeiras opções de aprendizagem.

E1. Analisa os dados pertinentes à sua unidade ou ao Porto como um todo, buscando inter-relações úteis para gerar relatórios, análises integradas, recomendações e ações pertinentes.

E2. Identifica necessidades de ajustes em processos operacionais, propondo melhorias, investimentos e mitigação de riscos.

 

Principais temas:

 

– Organização e recuperação de dados

– Análise de dados qualitativos e quantitativos

– Planilhas eletrônicas e sistemas de processamento de dados

– Estatística descritiva e inferencial

– Capacidade de inferência

– Ferramentas de BI (Power bi, microstrategy, sql server)

– Criação de dashboards

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva e prática em sala;

-Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:

– Curso em EAD;

– Vídeoaulas.

Média duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/406/

 

https://www.udemy.com/course/analise-de-dados-microsoft-excel/

 

https://www.udemy.com/course/power-bi-completo-do-basico-ao-avancado/

 

https://www.udemy.com/course/power-bi-primeiros-passos-aos-primeiros-dashboards/

 

https://www.udemy.com/course/power-bi-e-excel-saiba-construir-dashboards-incriveis/

E1. Analisa projeções financeiras e propostas de investimento de forma segura e tempestiva, realizando a leitura de cenários e identificando pontos chave que minimizem riscos.

E2. Gera relatórios bem estruturados e concisos para subsidiar decisões considerando o impacto de curto, médio e longo prazo, nas dimensões financeira, de risco e rentabilidade.

 

Principais temas:

 

– Conhecimento análise de mercado;

– Conhecimento dos produtos e serviços oferecidos no mercado de investimentos;

– Análises de mercado de acordo com as Políticas de investimentos da APPA;

– Metodologia de análise de investimento;

– Modelos de relatórios aplicáveis.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

– Grupo de estudos.

À distância:

– Curso em EAD;

– Videoaulas.

 

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/analise-financeira-de-negocios/

 

https://www.udemy.com/course/matematica-financeira-e-analise-de-investimentos/

 

https://www.udemy.com/course/python-para-financas-investimentos-analise-de-dados/

E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação de Empresas Públicas e Órgãos Reguladores e acompanha as atualizações normativas.

E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação de Empresas Públicas (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos) para consolidar suas análises e registros de maneira segura e assertiva.

 

Principais temas:

 

– Conhecimento de normas da ANTAQ;

– Metodologia de acompanhamento as normas.

– Lei 13.303/2016 (Estatais)

– Normativa ANTAQ 3274;

-Regulamento interno;

-Padrões e convenções portuárias internacionais.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:

– Curso em EAD;

– Videoaulas.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Segue os processos e as normas de auditoria interna, segundo os padrões nacionais e internacionais, incluindo as referências dos órgãos de controle, de maneira segura e objetiva.

E2. Confere, analisa e atesta a conformidade de documentos fiscais, financeiros, orçamentários e de procedimentos da gestão interna da Portos do Paraná, observando sua precisão e qualidade, para subsidiar decisões da alta administração com relatórios integrados e coesos.

 

Principais temas:

 

– Noções de auditoria: diferença entre auditoria interna x externa; princípios de auditoria; procedimentos e roteiro de auditoria; planejamento de auditoria interna

– Noções de ISPS Code

– Legislação relacionada à atividade portuária

– Normativas internas

– Conhecimento geral sobre processos e procedimentos

– Elaboração de relatório de Auditoria – CGU/ENAP – Curso plataforma EVG

– Técnicas de auditoria interna governamental – Curso plataforma EVG

– Auditoria e controle para estatais – Curso plataforma EVG

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:

– Curso em EAD

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/formacao-de-auditor-interno-iso190112018/

 

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/314/ https://www.escolavirtual.gov.br/curso/312/

 

https://www.udemy.com/course/formacao-de-auditores-internos-da-qualidade/

E1. Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita, utilizando linguagem adequada a cada ambiente e tipo de público-alvo.

E2. Sabe ouvir ativamente, buscando compreender o contexto e dar o encaminhamento devido.

E3. Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas.

 

Principais temas:

 

– Comunicação: o emissor, a mensagem, o receptor, diferenças de interpretação, suas consequências e os cuidados necessários;

– A comunicação formal e informal

– Credibilidade, relevância, significado e atratividade;

– Cultura organizacional e estilo gerencial: conhecendo os pontos críticos;

– A comunicação verbal, escrita e visual – técnicas adequadas, erros mais comuns e como evitá-los;

– Canais de comunicação tradicionais e as mídias sociais;

– Comunicando-se em situações de conflito: como lidar com pessoas em estados de comportamento alterados – Rapport;

– Técnicas de redação;

– Técnicas para falar em público (oratória).

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;

– Dinâmica de grupo;

– Mentoria do gestor imediato.

À distância:

– EAD

– Leitura de livros, documentos e relatórios da área de atuação

 

Média duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/comunicacao-oral-escrita-linguagem-corporal-completo/

 

https://www.udemy.com/course/comunicacao-consciente-aprenda-a-comunicar-de-verdade/

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1300/?area=3

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1181/?area=3

 

 

E1. Domina o trâmite dos processos do setor onde trabalha, realizando suas atividades de forma coerente.

E2. Demonstra noções sobre os trâmites e processos internos da organização em geral, de forma a possibilitar o levantamento de informações e facilitar as movimentações entre o seu setor e os demais.

E3. Conhece a estrutura organizacional para o adequado trâmite processual, buscando estar sempre atualizado quanto a mudanças e alternativas.

 

Principais temas:

 

– Regimento interno da Appa;

– Estatuto Social da APPA;

– Lei de criação da APPA;

– Lei Estadual que regularizou os cargos em comissão;

– Procedimentos internos da Diretoria Jurídica e E-PROTOCOLO (comunicação interna, pareceres jurídicos, pedidos de dispensa de interposição de recursos, solicitações de pagamento ou outras diligências para os demais setores da APPA;

– Conhecimento das Portarias e Ordens de Serviços internas, notadamente a que diz respeito ao PAD e PAS (processos sancionados de empregados públicos e empresas contratadas).

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Grupo de estudos;

À distância:

– Curso em EAD;

– Videoaulas.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Apresenta o domínio necessário do processo de faturamento e cobrança.

E2. Realiza o planejamento e os registros da dinâmica de faturamento e cobrança de forma lógica e coerente, analisando as variações da demanda garantindo a precisão dos dados.

 

Principais temas:

 

A inserir

Modalidades e duração:

 

A inserir

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

A inserir

E1. Elabora procedimentos, modelos e processos de Gestão Contábil da Portos do Paraná, seguindo as normas internas e os padrões contábeis nacionais e internacionais.

E2. Gerencia controles contábeis da Portos do Paraná, envolvendo demonstrações contábeis e fiscais, conforme previsto nas normas e procedimentos internos.

E3. Confere e atesta relatórios contábeis, observando sua precisão e conformidade, para prestar contas e subsidiar decisões da alta administração.

 

Principais temas:

 

a inserir

 

Modalidades e duração:

 

a inserir

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

a inserir

E1. Apresenta o domínio necessário de Gestão de Contratos para o trabalho que desenvolve em seu setor.

E2. Aplica seus conhecimentos em Gestão de Contratos para elaboração dos termos e especificações contratuais e observa o cumprimento das cláusulas estabelecidas e legislação pertinente nas etapas de fiscalização, avaliação do desempenho do contratado, acompanhamento da execução do contrato dentro do planejamento preestabelecido, encerramento do contrato, dentre outros.

 

Principais temas:

 

– Sistema controle de contratos;

– Princípios de controle e gestão de contratos;

– Metodologia de escolha de fiscais de contratos;

– Legislação de contratos;

– Manual de procedimento de gestão e controle de contratos;

– Manual de gestão financeira de contratos (Reajustes, legislação, premissas do cálculo)

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Grupo de estudo com vários setores;

– Dinâmica de grupo;

À distância:

– Cursos em EAD;

 

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/introducao-a-administracao-de-contratos/

 

https://www.udemy.com/course/como-redigir-um-contrato-social-de-empresas/

 

 

 

E1. Elabora e propõe procedimentos e modelos de Gestão Financeira da Portos do Paraná, seguindo as normas internas e os padrões mais aceitos para conformidade e transparência.

E2. Gerencia fluxos financeiros envolvendo diversos aspectos, tais como execução orçamentária, fluxo de caixa, tesouraria, tributação, sistema bancário, conferindo os registros e controles relacionados, gerando relatórios com qualidade e precisão.

 

Principais temas:

 

a inserir

 

Modalidades e duração:

 

a inserir

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

a inserir

E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Gestão Empresarial (ERP) para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.

E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Gestão Empresarial (ERP) para integração de movimentos financeiros, constas a pagar e receber, controle patrimonial, gestão tributária e lançamentos contábeis.

E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

a inserir

 

Modalidades e duração:

 

a inserir

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

a inserir

E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de planilhas eletrônicas.

E2. Utiliza adequadamente o software de planilhas eletrônicas com destreza para elaborar planilhas, permitindo inserir, organizar, cruzar, consultar dados e gerar gráficos e relatórios consolidados.

E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

– Elaboração de gráficos no Excel;

– Elaboração de planilhas dinâmicas, macros;

– Estruturar, configurar as planilhas;

– Conhecimento em fórmulas: do básico ao avançado;

– Conhecimento em banco de dados;

– Conhecimento em ferramentas de dashboard;

– Conhecimento em access para gerenciamento de banco de dados.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:

– EAD

 

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/884/?area=2

 

https://www.udemy.com/course/microsoft-excel-completo-de-a-a-z/

 

https://www.udemy.com/course/excel_essencial/

 

https://www.udemy.com/course/excel-completo-/

E1. Demonstra pleno conhecimento da interação com instâncias de governança, os órgãos de controle, agências reguladoras e órgãos de fiscalização, permitindo atuar com segurança no atendimento às normas e padrões requeridos.

E2. Antecipa-se utilizando ferramentas de planejamento na preparação de relatórios e documentos para atender a fiscalizações, regularizações ou solicitações de forma a manter o fluxo normal de operações na Portos do Paraná.

 

Principais temas:

 

– Instruções normativas dos órgãos;

– Legislação aduaneira;

– Legislação ANVISA, IBAMA para cargas de exportação e importação;

– ANTAQ;

– RDC 72/2009

– ANVISA;

– ANTAQ 2190/2011

– PBA – Plano básico ambiental (IBAMA)

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:

– Curso em EAD;

– Vídeoaulas.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Analisa documentos, informações e dados com atenção à qualidade, precisão e confiabilidade, propondo recomendações coerentes.

E2. Utiliza perspectiva crítica e questionadora, mas construtiva, com o intuito de contribuir para o sucesso dos trabalhos.

E3. Propõe ideias ou complementações onde julga necessário, de maneira assertiva.

 

Principais temas:

 

– Técnicas de interpretação e análise de dados;

– Técnicas de cenários;

– Análise de séries históricas e correlações;

– Filtro de dados e data analytics;

– Observação, foco e discernimento;

– Técnicas de síntese, geração de relatórios e representações gráficas;

– Análise crítica e investigativa;

– Autogerenciamento.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva e prática em sala;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:

– EAD;

 

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/analise-viabilidade-excel/

 

https://www.udemy.com/course/eap-estrutura-analitica-de-um-projeto/

E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação Tributária e acompanha as atualizações normativas.

E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação Tributária (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos) para consolidar suas análises e registros de maneira segura e assertiva.

 

Principais temas:

 

– Acompanhamento contínuo da legislação tributária – municipal, estadual e Federal;

– Ferramenta facilitadora de consulta a legislação;

– Software de apuração de impostos para mitigar erros;

– Conhecimento em Planejamento tributário;

– Conhecimento e preenchimento em obrigações acessórias (REINF, SPED, SEI-CED…ETC)

– Conhecimento cálculo de apuração de impostos.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

– Grupo de estudo;

À distância:

– Cursos em EAD;

– Vídeoaulas.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/introducao-ao-sistema-tributario-nacional/

https://www.udemy.com/course/direito-tributario-basico/

E1. Desempenha suas atividades com atenção aos detalhes dos procedimentos, padrões e relatórios da área.

E2. Monitora e revisa seu trabalho, de forma a evitar erros.

E3. Demonstra foco e concentração no trabalho a ser executado, independente de estímulos externos.

 

Principais temas:

 

– Procedimentos operacionais padrão – POPs;

– Detalhismo;

– Atenção Concentrada vs Atenção Difusa;

– Normas internas;

– Organização do trabalho;

– Processos, procedimentos e controles;

– Controle de qualidade e revisão do trabalho;

– Técnicas de revisão de texto e planilhas.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Dinâmica de grupo;

– Jogos de equipes.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/curso-basico-de-atencao-plena-mindfulness/

E1. Compreende as dificuldades de maneira equilibrada, não se prendendo ao problema, mas sim buscando múltiplas formas de solução.

E2. Estrutura o contexto, a definição do problema, as alternativas de solução e seus impactos para todos os envolvidos antes de direcionar a ação.

E3. Procura demonstrar atitude positiva e analisar situações adversas com temperança.

 

Principais temas:

 

– Análise de processo decisório, alternativas, causas e consequências, caminho crítico, riscos (árvore de decisão, diagrama de Ishikawa, 5 porquês);

– Técnicas de resolução de problemas baseados em informação;

– Análise sistêmica;

– Gestão de conflitos;

– Planos de ação;

– Comunicação de soluções e agenda positiva.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Dinâmica de grupo;

– Grupos de simulação e análises de casos;

– Mentoria do gestor imediato.

À distância:

– EAD

– Leitura de livros sobre análises de casos

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/analise-e-solucao-de-problemas-com-8d/

 

https://www.udemy.com/course/design-thinking-possivel/

E1. Apresenta posicionamento coerente com as normas, procedimentos legais e os códigos de ética e conduta da Portos do Paraná.

E2. Atua com ética, respeito, transparência e profissionalismo na execução de trabalhos e projetos, inclusive quanto à assiduidade, pontualidade e cumprimento de prazos.

E3. Mantém a devida impessoalidade, discrição e sigilo sobre as informações e acontecimentos sensíveis ao ambiente de trabalho.

 

Principais temas:

 

– Código de Ética;

– Inteligência emocional;

– Cumprimento de normas e procedimentos internos;

– Confiança;

– Sigilo;

– Profissionalismo;

– Disciplina;

– Bom senso;

– Transparência;

– Compromisso com o trabalho.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Dinâmica de grupo;

– Grupos de simulação e vivências comportamentais;

– Mentoria do gestor imediato.

 

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/conceitos-basicos-de-compliance/

 

https://www.udemy.com/course/compliance-fundamentos-e-vantagens/

E1. Antecipa-se e supera desafios, define corretamente as prioridades, propõe ações e executa suas atividades concretizando as metas estabelecidas.

E2. Busca conhecimento que agregue a realização das suas atividades, atuando com segurança e exatidão, garantindo bons resultados.

 

Principais temas:

 

– Estabelecimento de metas;

– Alinhamento de objetivos;

– Administração do tempo;

– Engajamento;

– Diagnóstico de cenários;

– Cumprimento de metas; – Proatividade;

– Técnicas de priorização (80/20), importância, impacto urgência;

– Plano de ação assertivo.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Dinâmica de grupo; – Coaching;

– Treinamento on the job com outros colaboradores (colegas);

À distância:

– EAD

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas, análise de casos;

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/333/?area=8

 

https://www.udemy.com/course/lideranca-com-foco-em-resultados/

E1. Administra adequadamente divergências, antagonismos de interesses, ideias e posicionamentos.

E2. Demonstra habilidade para articular parcerias internas e externas visando ao alcance de resultados mutuamente benéficos.

E3. Consegue dialogar com colaboradores e superiores em situações de conflito, buscando a conciliação.

 

Principais temas:

 

– Estilos de negociação;

– Negociação ganha-ganha;

– Apresentação do valor agregado dos serviços;

– Técnicas de persuasão;

– Empatia;

– Gerenciamento de conflitos;

– BATNA (best alternative to a negotiated agreement);

– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes em ambiente político;

– O estabelecimento de parcerias estratégicas

– Como transitar pelas diferentes esferas do poder público estadual com desenvoltura.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.

– Grupos de estudos.

À distância:

– EAD.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/neuroconciliacao-e-gestao-de-conflitos/

 

https://www.udemy.com/course/gestao-de-conflito/

 

https://www.udemy.com/course/neuroconciliacao-e-gestao-de-conflitos/

 

https://www.udemy.com/course/gestao-de-conflito/

E1. Atua com empenho, iniciativa e agilidade no atendimento a demandas e na solução de problemas.

E2. Visualiza oportunidades de melhoria, propõe e aplica ajustes nos processos de trabalho.

E3. Demonstra responsabilidade para antecipar-se e mitigar erros, problemas ou riscos visíveis.

 

Principais temas:

 

– Ética e os princípios do servidor / empregado público

– Administração do tempo: como lidar com demandas simultâneas, prazos e qualidade

– Antecipando riscos, resolvendo problemas e ganhando tempo

– Iniciativa e inovação no trabalho

– As virtudes e a satisfação pessoal do empregado público.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual;

– Mentoria do gestor imediato;

– Aula expositiva dialogada;

À distância:

– EAD

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/colaboracao-criando-equipes-de-alto-desempenho/

 

https://www.udemy.com/course/gestao-de-tempo/

 

https://www.udemy.com/course/design-thinking-possivel/

E1. Domina os elementos essenciais de orçamento tais como elaboração, tramitação, aprovação e fiscalização, permitindo uma gestão orçamentária segura no curto e longo prazo.

E2. Aplica seus conhecimentos sobre a previsão de receitas e a estimativa de despesas ou investimentos com qualidade e atenção aos detalhes, de forma a garantir a sustentabilidade das operações da Portos do Paraná.

E3. Realiza a programação orçamentária com precisão e segurança nos registros financeiros de acordo com a legislação vigente.

 

Principais temas:

 

– Software de gestão orçamentaria;

– Conhecimento de planejamento, elaboração e gestão de orçamento;

– Manual de procedimentos internos de orçamento;

– Conhecimento de rotinas orçamentárias;

– Fontes de dados para elaboração de orçamento; – como funciona a empresa.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva dialogada;

Média duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/211/?area=16

 

https://www.udemy.com/course/curso-orcamento-e-fluxo-de-caixa-em-excel

 

E1. Elabora textos, documentos e relatórios precisos e coerentes utilizando-se da linguagem técnica e objetiva.

E2. Consolida e sintetiza informações de forma estruturada na redação dos documentos.

E3. Segue padrões de redação e formatação estabelecidos com precisão gramatical, coesão e coerência, buscando manter ou aprimorar a qualidade dos documentos elaborados em sua unidade.

 

Principais temas:

 

– Formatação de documentos e padronização

– Estilos de linguagem

– Coesão, coerência e argumentação

– Síntese e concisão redacional

– Principais aspectos da acurácia gramatical

– Terminologia técnica da área

– Análise do contexto, triagem dos aspectos relevantes, consolidação de ideias e clareza de apresentação de fundamentos.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:

– Cursos em EAD

 

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/452/

E1. Promove um ambiente agradável para o trabalho.

E2. Reconhece o valor das relações interpessoais, sabe elogiar, dar feedbacks, apoiar, agradecer e manter empatia com as pessoas que fazem parte do meio interno e externo (fornecedores, clientes e demais órgãos do estado).

E3. Demonstra satisfação, tolerância e disponibilidade no trato com os colegas e superiores.

 

Principais temas:

 

– Empatia;

– Cortesia;

– Disponibilidade em ajudar;

– Colaboração;

– Compartilhamento de conhecimento;

– Paciência e tolerância;

– Reconhecimento do trabalho das pessoas, feedback e comunicação interpessoal;

– Entendimento do mindset das pessoas;

– Escuta ativa;

– Respeito;

– Humildade.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.

– Mentoria do gestor imediato.

À distância:

– EAD com interação entre os alunos.

 

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/840/?area=3

 

https://www.udemy.com/course/desenvolvimento-pessoal-e-interpessoal

E1. Adota postura colaborativa e cooperativa com a equipe de trabalho, compartilhando informações e conhecimento nas atividades e desafios diários.

E2. Respeita os colegas de sua equipe e demais colaboradores e superiores.

E3. Ajuda os colegas em suas atividades e procura auxílio quando necessário, aproveitando assim as expertises de cada membro da equipe.

 

Principais temas:

 

– Colaboração;

– Divisão do trabalho;

– Transparência;

– Empatia;

– Gestão de conflitos;

– Grupos x equipes coesas;

– Disponibilidade em ajudar;

– Compartilhamento de conhecimento;

– Paciência;

– Tolerância;

– Reconhecimento do trabalho das pessoas;

– Entendimento do mindset das pessoas;

– Como lidar com equipes heterogêneas;

– Coesão e atingimento de metas coletivas

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.

– Mentoria do gestor imediato.

À distância:

– EAD com interação entre os alunos.

 

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/gestao-projetos-pequenas-equipes/

 

https://www.udemy.com/course/curso-de-inteligencia-emocional-para-trabalhar-em-equipe/

E1. Apresenta-se disposto a aprender novas técnicas, tecnologias ou conhecimentos relevantes ao seu trabalho, buscando a melhoria das atividades do setor.

E2. Pesquisa novas alternativas, fontes de informação e melhores práticas para aprimorar seu trabalho e manter-se atualizado(a).

E3. Busca constantemente sua atualização profissional, com ganhos de conhecimento que agreguem valor à sua área de atuação.

 

Principais temas:

 

– Administração do tempo

– Técnicas de fixação de conteúdo

– Instrutoria interna (aprender ensinando)

– Pesquisa, aplicação, autoavaliação continuada.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva e prática em sala;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:

– Curso em EAD;

 

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/autogestao-para-o-sucesso/

 

https://www.udemy.com/course/gestao-de-tempo/

 

 

E1. Apresenta o domínio necessário em cálculos e análises numéricas.

E2. Realiza análises numéricas com precisão e atenção aos resultados.

 

Principais temas:

 

– Matemática financeira (Juros simples e compostos)

– Tabela SAC e PRICE

– Cálculos de investimentos (Retorno de investimento, projeções financeiras, planejamento financeiro).

– Cálculo de reajuste contratual. (Metodologia)

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva e prática em sala;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:

– Curso em EAD;

– Videoaulas.

 

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/matematica-aplicada/

 

https://www.udemy.com/course/matematica-para-data-science-pre-calculo/

 

https://www.udemy.com/course/matematica-e-raciocinio-logico-para-concursos/

 

https://www.udemy.com/course/estatistica-para-ciencia-de-dados-machine-learning/

 

https://www.udemy.com/course/contabilidade-tributaria-para-advogados-e-administradores/

 

 

E1. Orienta as pessoas para darem o melhor de si, com vistas ao atingimento dos objetivos e à obtenção de resultados em seus processos de trabalho.

E2. Demonstra habilidade em fornecer e receber feedback, assim como gerenciar o desempenho e desenvolvimento da equipe.

E3. Promove o potencial dos membros da equipe com oportunidades e desafios, delegando tarefas e fomentando a disseminação de conhecimentos.

 

Principais temas:

 

– Habilidades fundamentais de Liderança

– Estilos de Liderança

– Liderança Transformacional e Leader-Member Exchange (LMX)

– Gestão de Equipes para Resultados

– Técnicas de orientação e comunicação não-violenta

– Inteligência emocional;

– Colaboração;

– Tolerância;

– Técnicas de Feedback e reconhecimento do trabalho das pessoas;

– Entendimento do mindset das pessoas;

– Delegação de atividades;

– Engajamento;

– Estabelecimento, monitoramento e suporte ao atingimento de metas;

– Entusiasmo;

– Técnicas de Motivação.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.

– Coaching;

– Reuniões de resultados setoriais.

À distância:

– EAD;

– Livros sobre liderança.

Média duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-pessoas/

 

https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-equipes/

 

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/373/

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/871/?area=7

E1. Planeja e prioriza suas atividades antecipadamente, elaborando lista de tarefas, pautas de reuniões, agenda de compromissos e processos sob sua responsabilidade.

E2. Executa suas atividades de acordo com as prioridades, prazos, normas e procedimentos definidos.

E3. É assertivo nas suas colocações, administrando e otimizando o tempo em suas demandas.

 

Principais temas:

 

– Definições de padrões a serem cumpridos;

– Organização das tarefas de forma racional;

– Priorização da qualidade na execução;

– Controle de prazos;

– Controle de agendas;

– Controle de documentos e arquivos;

– Administração do tempo.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

À distância:

– EAD.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/produtividade-e-gestao-do-tempo-k/

 

 

E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de apresentações.

E2. Utiliza adequadamente o software de apresentações com destreza para resumir informações e apresentá-las de maneira concisa e adequada graficamente.

E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

– Elaboração de apresentações;

– Formação de slides;

– Animações e automações;

– Hiperlinks, áudio e vídeo.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:

– EAD

 

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/curso-de-powerpoint-do-basico-ao-avancado/

 

https://www.udemy.com/course/decole-sua-carreira-crie-apresentacoes-profissionais-no-powerpoint/

E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de edição de texto. E2. Utiliza adequadamente o software de edição de texto com destreza para elaborar, alterar e formatar textos, quadros ou imagens em relatórios. E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

– Digitação de textos;

– Redação e formatação de textos;

– Diagramação de textos: Formatação de documentos, referências, tabelas, figuras, diagramas, sumários, seções, layout, margens, parágrafos, espaçamentos, capa/contracapa, paginação, cabeçalho/rodapé, marca d’água, impressão, exportação em pdf.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:

– EAD

 

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/microsoft-word-office-365/

 

https://www.udemy.com/course/curso-word-completo/

 

https://www.udemy.com/course/curso-de-word-2019-basico-e-avancado

E1. É capaz de visualizar o cenário completo, analisando o contexto, processos e pessoas envolvidas para promover uma atuação integrada.

E2. Avalia não apenas a sua necessidade imediata, mas o impacto e as consequências que sua decisão vai gerar para todas as outras áreas.

 

Principais temas:

 

– A Cadeia de Valor da Companhia;

– Visão panorâmica dos serviços e instalações;

– Processos, interconexões e impactos entre setores;

– Integração das equipes;

– Indicadores e metas estratégicos e setoriais;

– Interrelação de projetos e programas;

– A conexão do ambiente interno e externo;

– Disseminação do conhecimento;

– Comunicação interna e externa nos diferentes níveis hierárquicos.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.

– Coaching

À distância:

– Vídeos instrucionais sobre a atuação integrada da Appa

 

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem: 

 

https://www.udemy.com/course/visao-sistemica-de-negocios/

Sugestões de cursos e materiais de aprendizagem

Sugira ao lado cursos ou materiais de aprendizagem relacionando à respectiva competência e Trilha para a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas analisar e incorporar