Trilha da Gestão Administrativa

Acesse abaixo, em cada competência, sua descrição, temas, modalidades e as primeiras opções de aprendizagem.

E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação de Empresas Públicas e Órgãos Reguladores e acompanha as atualizações normativas.

E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação de Empresas Públicas (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos) para consolidar suas análises e registros de maneira segura e assertiva.

 

Principais temas:

 

– Leis e normas:

– Antaq

– SUSEP

– Lei das Estatais

– Regulamento de Licitações

– LGPD

 

Modalidades e duração: 

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:

– Curso em EAD;

– Videoaulas.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação de Licitações e Contratos e acompanha as atualizações normativas.

E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação de Licitações e Contratos (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos) para consolidar suas análises de processos de aquisições de maneira segura e assertiva.

 

Principais temas:

 

– Pregoeiro

– Particularidades de alguns segmentos (ex. seguros, engenharia etc.)

– Legislação atual

– Regulamento Licitatório da APPA

– Manual Administrativo

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

– Visita técnica;

– Grupo de estudos. À distância:

– Curso em EAD;

– Videoaulas.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/186/

 

https://www.udemy.com/course/licitacoes-e-contratos/

 

https://www.udemy.com/course/licitacoespublicas/

 

https://www.udemy.com/course/licitacaodocumentoshabilitacao/

E1. Desempenha suas atividades com atenção aos detalhes dos procedimentos, padrões e relatórios da área.

E2. Monitora e revisa seu trabalho, de forma a evitar erros.

E3. Demonstra foco e concentração no trabalho a ser executado, independente de estímulos externos.

 

Principais temas:

 

– Procedimentos operacionais padrão – POPs;

– Detalhismo;

– Atenção Concentrada vs Atenção Difusa;

– Normas internas;

– Organização do trabalho;

– Processos, procedimentos e controles;

– Controle de qualidade e revisão do trabalho;

– Técnicas de revisão de texto e planilhas.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Dinâmica de grupo;

– Jogos de equipes.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/curso-basico-de-atencao-plena-mindfulness/

E1. Apresenta o domínio necessário em cálculos e análises numéricas.

E2. Realiza análises numéricas com precisão e atenção aos resultados.

 

Principais temas:

 

– Raciocínio lógico

– Análise numérica

– Introdução à lógica matemática;

– Cálculos matemáticos básicos;

– Cálculos matemáticos avançados aplicados à tributação;

– Cálculos matemáticos avançados aplicados à gestão interna

– Cálculos matemáticos utilizando MS Excel;

-Calculadora financeira.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva e prática em sala;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:

– Curso em EAD;

– Videoaulas.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/matematica-aplicada/

 

https://www.udemy.com/course/matematica-para-data-science-pre-calculo/

 

https://www.udemy.com/course/matematica-e-raciocinio-logico-para-concursos/

 

https://www.udemy.com/course/estatistica-para-ciencia-de-dados-machine-learning/

 

https://www.udemy.com/course/contabilidade-tributaria-para-advogados-e-administradores

E1. Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita, utilizando linguagem adequada a cada ambiente e tipo de público-alvo.

E2. Sabe ouvir ativamente, buscando compreender o contexto e dar o encaminhamento devido.

E3. Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas.

 

Principais temas:

 

– Comunicação: o emissor, a mensagem, o receptor, diferenças de interpretação, suas consequências e os cuidados necessários;

– A comunicação formal e informal

– Credibilidade, relevância, significado e atratividade;

– Cultura organizacional e estilo gerencial: conhecendo os pontos críticos;

– A comunicação verbal, escrita e visual – técnicas adequadas, erros mais comuns e como evitá-los;

– Canais de comunicação tradicionais e as mídias sociais;

– Comunicando-se em situações de conflito: como lidar com pessoas em estados de comportamento alterados – Rapport;

– Técnicas de redação;

– Técnicas para falar em público (oratória)

 

Modalidades e duração: 

 

Presencial:

– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;

– Dinâmica de grupo;

– Mentoria do gestor imediato.

À distância:

– EAD

– Leitura de livros, documentos e relatórios da área de atuação

Média duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/comunicacao-oral-escrita-linguagem-corporal-completo/

 

https://www.udemy.com/course/comunicacao-consciente-aprenda-a-comunicar-de-verdade/

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1300/?area=3

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1181/?area=3

E1. Analisa e controla estoques e projeções de demandas de materiais de consumo e de manutenção, efetuando registros e organizando documentos de forma a manter a disponibilidade plena e o correto e seguro acondicionamento de materiais.

E2. Planeja e especifica necessidades de insumos, compras e aquisições, encaminhando ao setor competente, de maneira célere e tempestiva.

 

Principais temas:

 

– Gestão de Estoque

– Gestão de Inventario

– Gestão de Fiscalização

– GMS

– Manual Administrativo

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Visitas Técnicas;

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/dashboard-out-gerenciamento-de-almoxarifado-kpi-s/

 

https://www.udemy.com/course/curva-abc-dashboard/

https://www.udemy.com/course/estoque-supply-chain-40-power-bi-processos/

https://www.udemy.com/course/gestao_da_hora-gestao_de_estoque/

https://www.udemy.com/course/tecnicas-e-rotinas-para-gestao-de-estoque/

https://www.udemy.com/course/basico-de-logistica-e-cadeia-de-suprimentos/?src=sac&kw=supri

E1. Organiza os dados e arquivos específicos de seu setor de forma lógica e que permita a rápida recuperação e consulta.

E2. Sistematiza e conserva os documentos de seu setor, de forma segura e organizada, a fim de preservar a memória institucional.

E3. Realiza pesquisas sobre dados e informações relevantes ao seu trabalho, com vistas a aprimorar relatórios, procedimentos e decisões internas.

 

Principais temas:

 

– Organização de documentos;

– LGPD

– Conceitos básicos de arquivologia;

– Definição de critérios de arquivamento;

– Catalogação, arquivo e recuperação de documentos.

– Temporalidade documental

– Manual Administrativo

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Grupo de estudos;

À distância:

– EAD

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/559/

E1. Antecipa-se e supera desafios, define corretamente as prioridades, propõe ações e executa suas atividades concretizando as metas estabelecidas.

E2. Busca conhecimento que agregue a realização das suas atividades, atuando com segurança e exatidão, garantindo bons resultados.

 

Principais temas:

 

– Estabelecimento de metas;

– Alinhamento de objetivos;

– Administração do tempo;

– Engajamento;

– Diagnóstico de cenários;

– Cumprimento de metas;

– Proatividade;

– Técnicas de priorização (80/20), importância, impacto urgência;

– Plano de ação assertivo.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Dinâmica de grupo; – Coaching;

– Treinamento on the job com outros colaboradores (colegas);

À distância:

– EAD

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas, análise de casos;

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/333/?area=8

 

https://www.udemy.com/course/lideranca-com-foco-em-resultados/

E1. Gerencia as atividades administrativas relacionadas a demandas internas de serviços, eventos, materiais e demais atividades de forma eficiente e eficaz.

E2. Atua de forma a equilibrar o atendimento de prazos, a execução orçamentária e a qualidade dos serviços prestados internamente.

 

Principais temas:

 

– Procedimentos e normas internas;

– Manual Administrativo (todos módulos)

– Check lists de controles administrativos;

– Técnicas de reuniões para resultados;

– Gestão de contratos e gestão de processos;

– Controles de serviços terceirizados e temporários;

– Execução orçamentária e prestação de contas;

– Gestão estratégica: a cadeia de valor

– A administração como uma engrenagem: PDCA.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Visita técnica;

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Apresenta o domínio necessário de Gestão de Patrimônio e dos normativos vigentes.

E2. Aplica adequadamente seus conhecimentos em Gestão de Patrimônio, realizando o gerenciamento eficaz dos bens da Portos do Paraná.

 

Principais temas:

 

– Gestão de Inventario

– Gestão de Patrimônio

– Conservação patrimonial

– Legislação para desincorporação patrimonial

– Legislação SUSEP e procedimentos de contratação de seguros

– Modalidade de Seguros: Seguro Garantia, Patrimonial, Frota, D&O

– Manual Administrativo.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores.

– Visitas técnicas;

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/seguranca-patrimonial/

E1. Orienta as pessoas para darem o melhor de si, com vistas ao atingimento dos objetivos e à obtenção de resultados em seus processos de trabalho.

E2. Demonstra habilidade em fornecer e receber feedback, assim como gerenciar o desempenho e desenvolvimento da equipe.

E3. Promove o potencial dos membros da equipe com oportunidades e desafios, delegando tarefas e fomentando a disseminação de conhecimentos.

 

Principais temas:

 

– Habilidades fundamentais de Liderança

– Estilos de Liderança

– Liderança Transformacional e Leader-Member Exchange (LMX)

– Gestão de Equipes para Resultados

– Técnicas de orientação e comunicação não-violenta

– Inteligência emocional;

– Colaboração;

– Tolerância;

– Técnicas de Feedback e reconhecimento do trabalho das pessoas;

– Entendimento do mindset das pessoas;

– Delegação de atividades;

– Engajamento;

– Estabelecimento, monitoramento e suporte ao atingimento de metas;

– Entusiasmo;

– Técnicas de Motivação.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.

– Coaching;

– Reuniões de resultados setoriais.

À distância:

– EAD;

– Livros sobre liderança.

Média duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-pessoas/

 

https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-equipes/

 

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/373/

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/871/?area=7

E1. Planeja e prioriza suas atividades antecipadamente, elaborando lista de tarefas, pautas de reuniões, agenda de compromissos e processos sob sua responsabilidade.

E2. Executa suas atividades de acordo com as prioridades, prazos, normas e procedimentos definidos.

E3. É assertivo nas suas colocações, administrando e otimizando o tempo em suas demandas.

 

Principais temas:

 

– Definições de padrões a serem cumpridos;

– Organização das tarefas de forma racional;

– Priorização da qualidade na execução;

– Controle de prazos;

– Controle de agendas;

– Controle de documentos e arquivos;

– Administração do tempo.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

À distância:

– EAD.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/produtividade-e-gestao-do-tempo-k/

E1. Atua com empenho, iniciativa e agilidade no atendimento a demandas e na solução de problemas.

E2. Visualiza oportunidades de melhoria, propõe e aplica ajustes nos processos de trabalho.

E3. Demonstra responsabilidade para antecipar-se e mitigar erros, problemas ou riscos visíveis.

 

Principais temas:

 

– Ética e os princípios do servidor / empregado público

– Administração do tempo: como lidar com demandas simultâneas, prazos e qualidade

– Antecipando riscos, resolvendo problemas e ganhando tempo

– Iniciativa e inovação no trabalho

– As virtudes e a satisfação pessoal do empregado público.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual;

– Mentoria do gestor imediato;

– Aula expositiva dialogada;

À distância:

– EAD

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/colaboracao-criando-equipes-de-alto-desempenho/

 

https://www.udemy.com/course/gestao-de-tempo/

 

https://www.udemy.com/course/design-thinking-possivel/

E1. Promove um ambiente agradável para o trabalho.

E2. Reconhece o valor das relações interpessoais, sabe elogiar, dar feedbacks, apoiar, agradecer e manter empatia com as pessoas que fazem parte do meio interno e externo (fornecedores, clientes e demais órgãos do estado).

E3. Demonstra satisfação, tolerância e disponibilidade no trato com os colegas e superiores.

 

Principais temas:

 

– Empatia;

– Cortesia;

– Disponibilidade em ajudar;

– Colaboração;

– Compartilhamento de conhecimento;

– Paciência e tolerância;

– Reconhecimento do trabalho das pessoas, feedback e comunicação interpessoal;

– Entendimento do mindset das pessoas;

– Escuta ativa;

– Respeito;

– Humildade.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.

– Mentoria do gestor imediato.

À distância:

– EAD com interação entre os alunos.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/840/?area=3

 

https://www.udemy.com/course/desenvolvimento-pessoal-e-interpessoal/

E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Elaboração de Termo de Referência para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.

E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de elaboração de Termo de Referência para processos licitatórios.

E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

– Itens necessários para um Termo de Referencia

– Leis aplicadas

– Particularidades na construção do Termo de Referência por área (ex: jurídico, engenharia etc.).

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva (ex: pelo fornecedor da solução);

À distância:

– Curso em EAD.

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/517/

E1. Demonstra destreza com informática básica, além do domínio necessário sobre sistemas específicos de Gestão de Materiais e Serviços para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.

E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Gestão de Materiais e Serviços para controle e lançamento de entradas e saídas de suprimentos, materiais diversos e equipamentos.

E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

– Gestão de Inventario

– Gestão de Fiscais

– GSM

– Gestão de Estoque

– Gestão de Fornecedores

– RP módulo compras e materiais.

Modalidades e duração:

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva (ex: pelo fornecedor da solução);

À distância:

– Curso em EAD.

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/gestao_da_hora-gestao_de_estoque/

 

https://www.udemy.com/course/tecnicas-e-rotinas-para-gestao-de-estoque/

 

https://www.udemy.com/course/basico-de-logistica-e-cadeia-de-suprimentos/?src=sac&kw=supri

E1. É capaz de visualizar o cenário completo, analisando o contexto, processos e pessoas envolvidas para promover uma atuação integrada.

E2. Avalia não apenas a sua necessidade imediata, mas o impacto e as consequências que sua decisão vai gerar para todas as outras áreas.

 

Principais temas:

 

– A Cadeia de Valor da Companhia;

– Visão panorâmica dos serviços e instalações;

– Processos, interconexões e impactos entre setores;

– Integração das equipes;

– Indicadores e metas estratégicos e setoriais;

– Interrelação de projetos e programas;

– A conexão do ambiente interno e externo;

– Disseminação do conhecimento;

– Comunicação interna e externa nos diferentes níveis hierárquicos.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.

– Coaching

À distância:

– Vídeos instrucionais sobre a atuação integrada da Appa

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/visao-sistemica-de-negocios/

E1. Analisa documentos, informações e dados com atenção à qualidade, precisão e confiabilidade, propondo recomendações coerentes.

E2. Utiliza perspectiva crítica e questionadora, mas construtiva, com o intuito de contribuir para o sucesso dos trabalhos.

E3. Propõe ideias ou complementações onde julga necessário, de maneira assertiva.

 

Principais temas:

 

– Técnicas de interpretação e análise de dados;

– Técnicas de cenários;

– Análise de séries históricas e correlações;

– Filtro de dados e data analytics;

– Observação, foco e discernimento;

– Técnicas de síntese, geração de relatórios e representações gráficas;

– Análise crítica e investigativa;

– Autogerenciamento.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva e prática em sala;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:

– EAD;

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem: 

 

https://www.udemy.com/course/analise-viabilidade-excel/

 

https://www.udemy.com/course/eap-estrutura-analitica-de-um-projeto/

E1. Compreende as dificuldades de maneira equilibrada, não se prendendo ao problema, mas sim buscando múltiplas formas de solução.

E2. Estrutura o contexto, a definição do problema, as alternativas de solução e seus impactos para todos os envolvidos antes de direcionar a ação.

E3. Procura demonstrar atitude positiva e analisar situações adversas com temperança.

 

Principais temas:

 

– Análise de processo decisório, alternativas, causas e consequências, caminho crítico, riscos (árvore de decisão, diagrama de Ishikawa, 5 porquês);

– Técnicas de resolução de problemas baseados em informação;

– Análise sistêmica;

– Gestão de conflitos;

– Planos de ação;

– Comunicação de soluções e agenda positiva.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Dinâmica de grupo;

– Grupos de simulação e análises de casos;

– Mentoria do gestor imediato.

À distância:

– EAD

– Leitura de livros sobre análises de casos

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/analise-e-solucao-de-problemas-com-8d/

 

https://www.udemy.com/course/design-thinking-possivel/

E1. Apresenta posicionamento coerente com as normas, procedimentos legais e os códigos de ética e conduta da Portos do Paraná.

E2. Atua com ética, respeito, transparência e profissionalismo na execução de trabalhos e projetos, inclusive quanto à assiduidade, pontualidade e cumprimento de prazos.

E3. Mantém a devida impessoalidade, discrição e sigilo sobre as informações e acontecimentos sensíveis ao ambiente de trabalho.

 

Principais temas:

 

– Código de Ética;

– Inteligência emocional;

– Cumprimento de normas e procedimentos internos;

– Confiança;

– Sigilo;

– Profissionalismo;

– Disciplina;

– Bom senso;

– Transparência;

– Compromisso com o trabalho.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Dinâmica de grupo;

– Grupos de simulação e vivências comportamentais;

– Mentoria do gestor imediato.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/conceitos-basicos-de-compliance/

 

https://www.udemy.com/course/compliance-fundamentos-e-vantagens/

E1. Apresenta o domínio necessário de Gestão de Contratos para o trabalho que desenvolve em seu setor.

E2. Aplica seus conhecimentos em Gestão de Contratos para elaboração dos termos e especificações contratuais e observa o cumprimento das cláusulas estabelecidas e legislação pertinente nas etapas de fiscalização, avaliação do desempenho do contratado, acompanhamento da execução do contrato dentro do planejamento preestabelecido, encerramento do contrato, dentre outros.

 

Principais temas:

 

– Gestão de Fiscais de Contratos

– Obrigações das contratadas (serviços e produtos)

– Atribuições dos fiscais

– Manual Administrativo

– Obrigações Financeiras

– Obrigações Documentais – Manual Administrativo

– Índice de finalização de contratos

– Processos averiguatórios e possíveis sanções.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Grupo de estudo com vários setores;

– Dinâmica de grupo;

À distância:

– Cursos em EAD

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/introducao-a-administracao-de-contratos/

 

https://www.udemy.com/course/como-redigir-um-contrato-social-de-empresas/

E1. Utiliza os conhecimentos em legislação de licitações e normativos estaduais, federais e de organismos internacionais para garantir o correto enquadramento legal e o atendimento das necessidades de serviços e suprimentos da Portos do Paraná nas diferentes modalidades licitatórias.

E2. Realiza pesquisas e utiliza bancos de preços para elaborar documentos, referenciais e instruções nos processos de aquisições de produtos ou serviços bem fundamentados, conduzindo os certames conforme o procedimento interno estabelecido.

 

Principais temas:

 

– Padronização de termos de referência

– Técnicas de elaboração de editais

– Técnicas de pesquisas de preços

– Procedimentos de concorrência e tomada de preços

– Técnicas, padrões e procedimentos de elaboração de contratos

– Manual Administrativo

– Transparência em processos de compras e aquisições

– Prestação de contas a órgãos de controle

– Regulamento de Licitações.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

– Visitas técnicas;

À distância:

– Curso em EAD;

– Vídeoaulas.

Média duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/186/

https://www.udemy.com/course/licitacoes-e-contratos/

 

 

https://www.udemy.com/course/licitacoespublicas/

 

https://www.udemy.com/course/licitacaodocumentoshabilitacao/

E1. Administra adequadamente divergências, antagonismos de interesses, ideias e posicionamentos.

E2. Demonstra habilidade para articular parcerias internas e externas visando ao alcance de resultados mutuamente benéficos.

E3. Consegue dialogar com colaboradores e superiores em situações de conflito, buscando a conciliação.

 

Principais temas:

 

– Estilos de negociação;

– Negociação ganha-ganha;

– Apresentação do valor agregado dos serviços;

– Técnicas de persuasão;

– Empatia;

– Gerenciamento de conflitos;

– BATNA (best alternative to a negotiated agreement);

– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes em ambiente político;

– O estabelecimento de parcerias estratégicas

– Como transitar pelas diferentes esferas do poder público estadual com desenvoltura.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual. 

-Grupos de estudos.

À distância:

– EAD.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/neuroconciliacao-e-gestao-de-conflitos/

 

https://www.udemy.com/course/gestao-de-conflito/

 

https://www.udemy.com/course/neuroconciliacao-e-gestao-de-conflitos/

 

https://www.udemy.com/course/gestao-de-conflito/

E1. Elabora textos, documentos e relatórios precisos e coerentes utilizando-se da linguagem técnica e objetiva.

E2. Consolida e sintetiza informações de forma estruturada na redação dos documentos.

E3. Segue padrões de redação e formatação estabelecidos com precisão gramatical, coesão e coerência, buscando manter ou aprimorar a qualidade dos documentos elaborados em sua unidade.

 

Principais temas:

 

– Formatação de documentos e padronização

– Estilos de linguagem

– Coesão, coerência e argumentação

– Síntese e concisão redacional

– Principais aspectos da acurácia gramatical

– Terminologia técnica da área

– Análise do contexto, triagem dos aspectos relevantes, consolidação de ideias e clareza de apresentação de fundamentos.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:

– Cursos em EAD

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/452/

E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Busca de Fornecedores e Pesquisa de Preços para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.

E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Busca de Fornecedores e Pesquisa de Preços para levantamento de possíveis fornecedores e cotação de valores para a aquisição de insumos e serviços.

E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

– Utilização das redes sociais para busca de fornecedores LinkedIn Corporativo

– Sistema próprio de fornecedores por segmento e região

– ERP de compras e contratação de serviços.

Modalidades e duração:

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva (ex: pelo fornecedor da solução);

À distância:

– Curso em EAD.

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/gestao-de-compras-e-negociacao-estrategica/

 

https://www.udemy.com/course/excel-essencial-do-basico-ao-avancado/

E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Tramitação de Documentos para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.

E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Tramitação de Documentos para cadastro, numeração, gerenciamento e arquivamento de documentos.

E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

– E-Protocolo

– Temporalidade Documental

– Digitalização e classificação de arquivos.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução);

À distância:

– Curso em EAD.

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de edição de texto.

E2. Utiliza adequadamente o software de edição de texto com destreza para elaborar, alterar e formatar textos, quadros ou imagens em relatórios.

E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

– Digitação de textos;

– Redação e formatação de textos;

– Diagramação de textos: Formatação de documentos, referências, tabelas, figuras, diagramas, sumários, seções, layout, margens, parágrafos, espaçamentos, capa/contracapa, paginação, cabeçalho/rodapé, marca d’água, impressão, exportação em pdf.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores; 

-Aula expositiva e prática em sala;

À distância:

– EAD

 

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/microsoft-word-office-365/

 

https://www.udemy.com/course/curso-word-completo/

 

https://www.udemy.com/course/curso-de-word-2019-basico-e-avancado

E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de planilhas eletrônicas.

E2. Utiliza adequadamente o software de planilhas eletrônicas com destreza para elaborar planilhas, permitindo inserir, organizar, cruzar, consultar dados e gerar gráficos e relatórios consolidados.

E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

– Elaboração de gráficos no Excel;

– Elaboração de planilhas dinâmicas, macros;

– Estruturar, configurar as planilhas;

– Conhecimento em fórmulas: do básico ao avançado;

– Conhecimento em banco de dados;

– Conhecimento em ferramentas de dashboard;

– Conhecimento em access para gerenciamento de banco de dados.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:

– EAD

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/884/?area=2

 

https://www.udemy.com/course/microsoft-excel-completo-de-a-a-z/

 

https://www.udemy.com/course/excel_essencial/

 

https://www.udemy.com/course/excel-completo-/

E1. Apresenta-se disposto a aprender novas técnicas, tecnologias ou conhecimentos relevantes ao seu trabalho, buscando a melhoria das atividades do setor.

E2. Pesquisa novas alternativas, fontes de informação e melhores práticas para aprimorar seu trabalho e manter-se atualizado(a).

E3. Busca constantemente sua atualização profissional, com ganhos de conhecimento que agreguem valor à sua área de atuação.

 

Principais temas:

 

– Administração do tempo

– Técnicas de fixação de conteúdo

– Instrutoria interna (aprender ensinando)

– Pesquisa, aplicação, autoavaliação continuada.

 

Modalidades e duração:

 

https://www.udemy.com/course/autogestao-para-o-sucesso/

 

https://www.udemy.com/course/gestao-de-tempo/

E1. Coloca o cliente em primeiro lugar, sem comprometer os interesses comerciais, atendendo às demandas e resolvendo intercorrências adequadamente.

E2. Identifica a necessidade do cliente de forma clara e objetiva, atuando para a garantia da sua satisfação, apresentando propostas que gerem valor ao cliente e à Portos do Paraná.

 

Principais temas:

 

– Atenção ao cliente;

– Técnicas de relacionamento com clientes;

– Conhecimento das necessidades do cliente;

– Soluções para atendimento das demandas;

– Conhecimento do negócio da empresa;

– Conhecimento do negócio do cliente;

– Foco no cumprimento de prazos;

– Cortesia e cordialidade.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Coaching;

– Treinamento on the job com outros colaboradores.

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos.

À distância:

– EAD

 

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/curso-de-customer-success-o-sucesso-do-cliente-como-foco/

 

https://www.udemy.com/course/excelencia-do-atendimento-ao-cliente/

E1.Demonstra capacidade de conduzir o relacionamento institucional com órgãos governamentais, agências reguladoras, empresas, associações de classe, mídia e demais instituições de maneira segura e adequada, visando estabelecer parcerias para iniciativas estratégicas e políticas públicas para a Portos do Paraná.

E2. Age preventivamente em situações de instabilidade para manter o equilíbrio das relações com os stakeholders.

 

Principais temas:

 

– Transparência;

– Gestão de conflitos;

– Sustentabilidade;

– Conhecimento sobre os impactos das atividades da Companhia na região;

– Diálogo constante;

– Conhecimento das necessidades específicas da comunidade local;

– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes (clientes, prefeitura, órgãos do estado, órgãos federais, empregados, sindicato, OGMO).

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva e prática em sala;

– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos.

À distância:

– EAD.

Curta duração.

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

(a inserir)

E1. Reage de forma positiva às mudanças e adversidades, adaptando-se a novos contextos profissionais e mantendo um desempenho eficiente.

E2. Utiliza a diversidade de tarefas como uma oportunidade de desenvolvimento profissional, identificando e avaliando as alternativas capazes de resolver problemas e atingir resultados.

E3. Demonstra flexibilidade para modificar o plano de ação e alocação de recursos quando necessário de forma consciente, estruturada e fundamentada.

 

Principais temas:

 

– Autoconhecimento;

– Adaptabilidade;

– Inteligência emocional;

– Autocrítica;

– Relacionamento e integração com a equipe;

– Ferramentas e técnicas de gestão da mudança;

– Flexibilidade em contextos adversos.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.

– Mentoria do gestor imediato.

À distância:

– EAD com interação entre os alunos.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/equipes-alta-performance/

 

https://www.udemy.com/course/adaptabilidade-profissional/

E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de apresentações.

E2. Utiliza adequadamente o software de apresentações com destreza para resumir informações e apresentá-las de maneira concisa e adequada graficamente.

E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais temas:

 

– Elaboração de apresentações;

– Formação de slides;

– Animações e automações;

– Hiperlinks, áudio e vídeo.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Treinamento on the job com outros colaboradores;

– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:

– EAD

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/curso-de-powerpoint-do-basico-ao-avancado/

 

https://www.udemy.com/course/decole-sua-carreira-crie-apresentacoes-profissionais-no-powerpoint/

E1. Adota postura colaborativa e cooperativa com a equipe de trabalho, compartilhando informações e conhecimento nas atividades e desafios diários.

E2. Respeita os colegas de sua equipe e demais colaboradores e superiores.

E3. Ajuda os colegas em suas atividades e procura auxílio quando necessário, aproveitando assim as expertises de cada membro da equipe.

 

Principais temas:

 

– Colaboração;

– Divisão do trabalho;

– Transparência;

– Empatia;

– Gestão de conflitos;

– Grupos x equipes coesas;

– Disponibilidade em ajudar;

– Compartilhamento de conhecimento;

– Paciência;

– Tolerância;

– Reconhecimento do trabalho das pessoas;

– Entendimento do mindset das pessoas;

– Como lidar com equipes heterogêneas;

– Coesão e atingimento de metas coletivas.

 

Modalidades e duração:

 

Presencial:

– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.

– Mentoria do gestor imediato.

À distância:

– EAD com interação entre os alunos.

Curta duração

 

Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/gestao-projetos-pequenas-equipes/

 

https://www.udemy.com/course/curso-de-inteligencia-emocional-para-trabalhar-em-equipe/

Sugestões de cursos e materiais de aprendizagem

Sugira ao lado cursos ou materiais de aprendizagem relacionando à respectiva competência e Trilha para a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas analisar e incorporar