Trilha da Tecnologia da Informação
Acesse abaixo, em cada competência, sua descrição, temas, modalidades e as primeiras opções de aprendizagem.
E1. Analisa documentos, informações e dados com atenção à qualidade, precisão e confiabilidade, propondo recomendações coerentes.
E2. Utiliza perspectiva crítica e questionadora, mas construtiva, com o intuito de contribuir para o sucesso dos trabalhos.
E3. Propõe ideias ou complementações onde julga necessário, de maneira assertiva.
Principais temas:
– Técnicas de interpretação e análise de dados;
– Técnicas de cenários;
– Análise de séries históricas e correlações;
– Filtro de dados e data analytics;
– Observação, foco e discernimento;
– Técnicas de síntese, geração de relatórios e representações gráficas;
– Análise crítica e investigativa;
– Autogerenciamento.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
-Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/analise-viabilidade-excel/
https://www.udemy.com/course/eap-estrutura-analitica-de-um-projeto/
E1. Domina os métodos, modelos e procedimentos de Análise de Requisitos para atender às demandas dos diferentes setores da Portos do Paraná.
E2. Interage com o cliente interno para realizar o adequado levantamento de requisitos de sistemas, com funcionalidades e casos de uso eficientes para o usuário.
E3. Realiza suas atividades buscando soluções viáveis, segundo os padrões técnicos e normas de TI da Portos do Paraná.
Principais temas:
– Técnicas de levantamento de requisitos de sistemas
– Metodologias ágeis – Linguagens de programação (a, b, c…)
– Front End;
– Back End;
– Full Stack.
– Técnicas e modelos de análise de sistemas.
– Técnicas e modelos de integração de sistemas.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Grupo de estudos.
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Desempenha suas atividades com atenção aos detalhes dos procedimentos, padrões e relatórios da área.
E2. Monitora e revisa seu trabalho, de forma a evitar erros.
E3. Demonstra foco e concentração no trabalho a ser executado, independente de estímulos externos.
Principais temas:
– Procedimentos operacionais padrão
– POPs;
– Detalhismo;
– Atenção Concentrada vs Atenção Difusa;
– Normas internas;
– Organização do trabalho;
– Processos, procedimentos e controles;
– Controle de qualidade e revisão do trabalho;
– Técnicas de revisão de texto e planilhas.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Jogos de equipes.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/curso-basico-de-atencao-plena-mindfulness/
E1. Compreende as dificuldades de maneira equilibrada, não se prendendo ao problema, mas sim buscando múltiplas formas de solução.
E2. Estrutura o contexto, a definição do problema, as alternativas de solução e seus impactos para todos os envolvidos antes de direcionar a ação.
E3. Procura demonstrar atitude positiva e analisar situações adversas com temperança.
Principais temas:
– Análise de processo decisório, alternativas, causas e consequências, caminho crítico, riscos (árvore de decisão, diagrama de Ishikawa, 5 porquês);
– Técnicas de resolução de problemas baseados em informação;
– Análise sistêmica;
– Gestão de conflitos;
– Planos de ação;
– Comunicação de soluções e agenda positiva.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e análises de casos;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD
– Leitura de livros sobre análises de casos
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/analise-e-solucao-de-problemas-com-8d/
E1. Organiza os dados e arquivos específicos de seu setor de forma lógica e que permita a rápida recuperação e consulta.
E2. Sistematiza e conserva os documentos de seu setor, de forma segura e organizada, a fim de preservar a memória institucional.
E3. Realiza pesquisas sobre dados e informações relevantes ao seu trabalho, com vistas a aprimorar relatórios, procedimentos e decisões internas.
Principais temas:
– Organização;
– Conceitos básicos de arquivologia;
– Definição de critérios de arquivamento;
– Catalogação, arquivo e recuperação de documentos.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Grupo de estudos;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
E1. Monitora e planeja as necessidades de manutenção eletrônica, de comunicação e telefonia de forma tempestiva, garantindo o pleno funcionamento e condições de conservação das instalações do Porto.
E2. Elabora e encaminha adequadamente as especificações de serviços e orçamento de manutenção em instalações eletrônicas e de comunicação para contratação e execução, conforme os procedimentos internos.
Principais temas:
– Redes de computadores e dados
– Cabeamento estruturado.
– Telefonia.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala (fornecido pelo fabricante);
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Domina técnicas e ferramentas para garantir o adequado gerenciamento dos bancos de dados sob sua responsabilidade.
E2. Realiza suas atividades segundo os conhecimentos técnicos em gerenciamento de dados, integridade de dados, rotinas de entrada, transformação e saída de dados, performance, otimização nos bancos de dados, dentre outros de forma objetiva e sem erros.
E3. Orienta, quando necessário, seus colegas sobre seus conhecimentos técnicos.
Principais temas:
– Tipos de banco de dados
– Bancos de dados relacionais
– Gestão da carga e integridade de dados
– Backup e Storage
– Armazenamento em Nuvem;
– Coleta, análise e interpretação de dados para a tomada de decisão e planejamento da instituição
– Business Intelligence (BI);
– Coleta e análise de Dados
– Big Data;
– Sistema integrado de gestão empresarial – ERP;
– Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LPGD.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala (fornecido pelo fabricante);
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário de Gestão de Contratos para o trabalho que desenvolve em seu setor.
E2. Aplica seus conhecimentos em Gestão de Contratos para elaboração dos termos e especificações contratuais e observa o cumprimento das cláusulas estabelecidas e legislação pertinente nas etapas de fiscalização, avaliação do desempenho do contratado, acompanhamento da execução do contrato dentro do planejamento preestabelecido, encerramento do contrato, dentre outros.
Principais temas:
– Transparência;
– Análise geral/planejamento;
– Comunicação, Ética, Eficácia;
– Normas internas de compras e licitações, bem como legislações estaduais e federais;
– Elaboração de TR (termo de referência);
– Validação de NF;
– Acompanhamento/gestão do contrato;
– Procedimentos de declarações (check lists);
– Elaboração de instrumento de contratação;
– Controle de contratos de produtos e de serviços;
-Fiscalização de contrato;
– Avaliação do desempenho do contratado;
– Encerramento de contratos;
– Rescisão de contratos;
– Prestação de contas.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Grupo de estudo com vários setores;
– Dinâmica de grupo;
À distância:
– Cursos em EAD;
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/introducao-a-administracao-de-contratos/
https://www.udemy.com/course/como-redigir-um-contrato-social-de-empresas/
E1. Apresenta o domínio necessário sobre os conceitos de Gestão de Projetos quanto a escopo, prazos, custos, riscos, pessoas, stakeholders, qualidade, comunicação e metodologias ágeis, dentre outros.
E2. Aplica adequadamente seus conhecimentos para mobilizar recursos técnicos, financeiros e humanos, verificar desvios e promover a realização de projetos bem-sucedidos e alinhados à estratégia organizacional.
E3. Apresenta o domínio necessário dos recursos de softwares de Gestão de Projetos.
Principais temas:
– Técnicas de Gestão de Projetos
– Modelo PMI
– Modelos ágeis
– SCRUM
– KANBAN
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva dialogada;
– Treinamento on the job com outros colaboradores.
À distância:
– EAD
– Videoaulas
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/328/?area=8
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/104/
https://www.udemy.com/course/planejamento-gestao-de-projetos-tradicional-pmi-completo/
https://www.udemy.com/course/gestao-riscos-projetos-planejamento/
E1. Realiza suas atividades segundo os padrões, frameworks e referências de Governança de TI, alinhados ao planejamento estratégico da Portos do Paraná.
E2. Gerencia os recursos de TI de modo coerente e transparente, conforme os indicadores de governança.
E3. Pesquisa e aplica seus conhecimentos sobre novas tecnologias para o aprimoramento das soluções de TIC utilizadas na Portos do Paraná.
Principais temas:
– Modelos de governança de TI
– ITIL, COBIT
– PDTI
– LGPD
– Inteligência Artificial
– Tecnologias emergentes: IOT, Blockchain, Nuvem
Modalidades e duração:
-Grupos de estudo com os representantes das áreas portuárias
-Remoto
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Gerencia e monitora servidores de TI, redes e conectividade, administrando os diferentes aspectos físicos e lógicos com segurança e prevenção a descontinuidades.
E2. Monitora a Infraestrutura de TI, controlando ações de manutenção do parque tecnológico da Portos do Paraná de maneira organizada e abrangente, segundo as normas internas e as melhores práticas vigentes.
Principais temas:
– Servidores de dados
– Sistemas operacionais (Windows, Linux)
– Redes de computadores
– Gestão de parque tecnológico
– Administração de equipamentos periféricos
– Gestão de ativos de TI
– Gestão de fornecedores.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala (fornecido pelo fabricante);
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Explora novas ideias que agreguem valor na realização das atividades, garantindo bons resultados.
E2. Propõe aprimoramentos significativos dos serviços, métodos, processos, práticas organizacionais, gerando avanços para a Portos do Paraná.
Principais temas:
– Benchmarking;
– Visão analítica de sistemas e novas ferramentas;
– Técnicas de gestão de processos;
– Ferramentas de geração e gestão de ideias;
– Brainstorming;
– Visitas técnicas;
– Ferramentas de desenvolvimento de cultura de inovação.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
– Visitas técnicas;
À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/gestao-da-inovacao/
https://www.udemy.com/course/design-thinking-praticas-e-ferramentas-para-gerar-inovacao/
E1. Reage de forma positiva às mudanças e adversidades, adaptando-se a novos contextos profissionais e mantendo um desempenho eficiente.
E2. Utiliza a diversidade de tarefas como uma oportunidade de desenvolvimento profissional, identificando e avaliando as alternativas capazes de resolver problemas e atingir resultados.
E3. Demonstra flexibilidade para modificar o plano de ação e alocação de recursos quando necessário de forma consciente, estruturada e fundamentada.
Principais temas:
– Autoconhecimento;
– Adaptabilidade;
– Inteligência emocional;
– Autocrítica;
– Relacionamento e integração com a equipe;
– Ferramentas e técnicas de gestão da mudança;
– Flexibilidade em contextos adversos.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/equipes-alta-performance/
E1. Apresenta o domínio necessário dos conceitos, procedimentos e tecnologias de Segurança da Informação e Comunicação, segundo os procedimentos operacionais estabelecidos.
E2. Realiza suas atividades aplicando os conhecimentos técnicos em Segurança da Informação e Comunicação, envolvendo ferramentas de firewall, antivírus, segurança de rede, controle de acesso de usuários, LGPD, dentre outros, de maneira adequada para garantir a segurança dos dados e dos usuários.
Principais temas:
– Tecnologias de proteção de dados
– Firewall
– Antivírus
– LGPD
– Gestão de crises e recuperação de dados
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala;
– Grupo de Estudo (Celepar)
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Atende às necessidades dos usuários das soluções de TI da Portos do Paraná com presteza e visando à resolução do problema/demanda.
E2. Orienta de forma clara e didática os usuários para a melhor utilização dos recursos tecnológicos, facilitando seu trabalho e o dos outros.
E3. Encaminha demandas ou problemas que não consegue solucionar para outras instâncias, monitorando o atendimento ao usuário e avaliando a qualidade do serviço para a melhoria contínua do suporte.
Principais temas:
– Atendimento ao público
– SLA
– Software de abertura de chamado (acessibilidade em diversas plataformas)
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução);
À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. É capaz de visualizar o cenário completo, analisando o contexto, processos e pessoas envolvidas para promover uma atuação integrada.
E2. Avalia não apenas a sua necessidade imediata, mas o impacto e as consequências que sua decisão vai gerar para todas as outras áreas.
Principais temas:
– A Cadeia de Valor da Companhia;
– Visão panorâmica dos serviços e instalações;
– Processos, interconexões e impactos entre setores;
– Integração das equipes;
– Indicadores e metas estratégicos e setoriais;
– Interrelação de projetos e programas;
– A conexão do ambiente interno e externo;
– Disseminação do conhecimento;
– Comunicação interna e externa nos diferentes níveis hierárquicos.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching
À distância:
– Vídeos instrucionais sobre a atuação integrada da Appa
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
E1. Apresenta-se disposto a aprender novas técnicas, tecnologias ou conhecimentos relevantes ao seu trabalho, buscando a melhoria das atividades do setor.
E2. Pesquisa novas alternativas, fontes de informação e melhores práticas para aprimorar seu trabalho e manter-se atualizado(a).
E3. Busca constantemente sua atualização profissional, com ganhos de conhecimento que agreguem valor à sua área de atuação.
Principais temas:
– Administração do tempo
– Técnicas de fixação de conteúdo
– Instrutoria interna (aprender ensinando)
– Pesquisa, aplicação, autoavaliação continuada.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/autogestao-para-o-sucesso/
E1. Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita, utilizando linguagem adequada a cada ambiente e tipo de público-alvo.
E2. Sabe ouvir ativamente, buscando compreender o contexto e dar o encaminhamento devido.
E3. Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas.
Principais temas:
– Comunicação: o emissor, a mensagem, o receptor, diferenças de interpretação, suas consequências e os cuidados necessários;
– A comunicação formal e informal
– Credibilidade, relevância, significado e atratividade;
– Cultura organizacional e estilo gerencial: conhecendo os pontos críticos;
– A comunicação verbal, escrita e visual – técnicas adequadas, erros mais comuns e como evitá-los;
– Canais de comunicação tradicionais e as mídias sociais;
– Comunicando-se em situações de conflito: como lidar com pessoas em estados de comportamento alterados – Rapport;
– Técnicas de redação;
– Técnicas para falar em público (oratória).
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;
– Dinâmica de grupo;
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD
– Leitura de livros, documentos e relatórios da área de atuação
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/comunicacao-oral-escrita-linguagem-corporal-completo/
https://www.udemy.com/course/comunicacao-consciente-aprenda-a-comunicar-de-verdade/
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1300/?area=3
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1181/?area=3
E1. Apresenta posicionamento coerente com as normas, procedimentos legais e os códigos de ética e conduta da Portos do Paraná.
E2. Atua com ética, respeito, transparência e profissionalismo na execução de trabalhos e projetos, inclusive quanto à assiduidade, pontualidade e cumprimento de prazos.
E3. Mantém a devida impessoalidade, discrição e sigilo sobre as informações e acontecimentos sensíveis ao ambiente de trabalho.
Principais temas:
– Código de Ética;
– Inteligência emocional;
– Cumprimento de normas e procedimentos internos;
– Confiança;
– Sigilo;
– Profissionalismo;
– Disciplina;
– Bom senso;
– Transparência;
– Compromisso com o trabalho.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e vivências comportamentais;
– Mentoria do gestor imediato.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/conceitos-basicos-de-compliance/
https://www.udemy.com/course/compliance-fundamentos-e-vantagens/
E1. Antecipa-se e supera desafios, define corretamente as prioridades, propõe ações e executa suas atividades concretizando as metas estabelecidas.
E2. Busca conhecimento que agregue a realização das suas atividades, atuando com segurança e exatidão, garantindo bons resultados.
Principais temas:
– Estabelecimento de metas;
– Alinhamento de objetivos;
– Administração do tempo;
– Engajamento;
– Diagnóstico de cenários;
– Cumprimento de metas;
– Proatividade;
– Técnicas de priorização (80/20), importância, impacto urgência;
– Plano de ação assertivo.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Coaching;
– Treinamento on the job com outros colaboradores (colegas);
À distância:
– EAD
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas, análise de casos;
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/333/?area=8
https://www.udemy.com/course/lideranca-com-foco-em-resultados/
E1. Coloca o cliente em primeiro lugar, sem comprometer os interesses comerciais, atendendo às demandas e resolvendo intercorrências adequadamente.
E2. Identifica a necessidade do cliente de forma clara e objetiva, atuando para a garantia da sua satisfação, apresentando propostas que gerem valor ao cliente e à Portos do Paraná.
Principais temas:
– Atenção ao cliente;
– Técnicas de relacionamento com clientes;
– Conhecimento das necessidades do cliente;
– Soluções para atendimento das demandas;
– Conhecimento do negócio da empresa;
– Conhecimento do negócio do cliente;
– Foco no cumprimento de prazos;
– Cortesia e cordialidade.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Coaching;
– Treinamento on the job com outros colaboradores.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos.
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/curso-de-customer-success-o-sucesso-do-cliente-como-foco/
https://www.udemy.com/course/excelencia-do-atendimento-ao-cliente/
E1. Analisa riscos possíveis em relação à sua unidade ou à organização como um todo, procurando as estratégias mais seguras para atingir resultados esperados.
E2. Planeja e articula informações e pessoas para mitigar riscos e evitar sua reincidência.
E3. Realiza o gerenciamento da matriz de riscos, seguindo procedimentos e normas previstas para evitar problemas ou disfunções.
Principais temas:
ITIL, COBIT
Padronização de procedimentos:
– Usos de equipamentos
– Uso da internet
– Armazenamento de arquivos
– Acompanhamento de serviços contratados.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva dialogada;
– Treinamento on the job com outros colaboradores.
À distância:
– EAD
– Vídeoaulas
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/gestao-riscos-projetos-planejamento/
https://www.udemy.com/course/coso-gestao-de-risco-corporativo/
https://www.udemy.com/course/aplicacao-da-gestao-de-riscos-e-oportunidades/
https://www.udemy.com/course/gestao-de-riscos-iso-310002018/
E1. Apresenta o domínio necessário do idioma inglês para a realização de suas atividades.
E2. Aplica os conhecimentos sobre o idioma inglês de forma clara e assertiva considerando a linguagem técnica específica, escrita, leitura e interpretação, conforme os padrões, processos e procedimentos de seu setor.
Principais temas:
– Inglês técnico;
– Leitura de documentos em inglês;
– Declaração de importação;
– Documento SOF;
– Técnicas de conversação.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD;
– Videoaulas;
– Aplicativos.
Média / Longa duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/inglesextremo/
E1. Orienta as pessoas para darem o melhor de si, com vistas ao atingimento dos objetivos e à obtenção de resultados em seus processos de trabalho.
E2. Demonstra habilidade em fornecer e receber feedback, assim como gerenciar o desempenho e desenvolvimento da equipe.
E3. Promove o potencial dos membros da equipe com oportunidades e desafios, delegando tarefas e fomentando a disseminação de conhecimentos.
Principais temas:
– Habilidades fundamentais de Liderança
– Estilos de Liderança
– Liderança Transformacional e Leader-Member Exchange (LMX)
– Gestão de Equipes para Resultados
– Técnicas de orientação e comunicação não-violenta
– Inteligência emocional;
– Colaboração;
– Tolerância;
– Técnicas de Feedback e reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Delegação de atividades;
– Engajamento;
– Estabelecimento, monitoramento e suporte ao atingimento de metas;
– Entusiasmo;
– Técnicas de Motivação.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching;
– Reuniões de resultados setoriais.
À distância:
– EAD;
– Livros sobre liderança.
Média duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-pessoas/
https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-equipes/
https://www.escolavirtual.gov.br/curso/373/
E1. Planeja e prioriza suas atividades antecipadamente, elaborando lista de tarefas, pautas de reuniões, agenda de compromissos e processos sob sua responsabilidade.
E2. Executa suas atividades de acordo com as prioridades, prazos, normas e procedimentos definidos.
E3. É assertivo nas suas colocações, administrando e otimizando o tempo em suas demandas.
Principais temas:
– Definições de padrões a serem cumpridos;
– Organização das tarefas de forma racional;
– Priorização da qualidade na execução;
– Controle de prazos;
– Controle de agendas;
– Controle de documentos e arquivos;
– Administração do tempo.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
À distância:
– EAD.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/produtividade-e-gestao-do-tempo-k/
E1. Atua com empenho, iniciativa e agilidade no atendimento a demandas e na solução de problemas.
E2. Visualiza oportunidades de melhoria, propõe e aplica ajustes nos processos de trabalho.
E3. Demonstra responsabilidade para antecipar-se e mitigar erros, problemas ou riscos visíveis.
Principais temas:
– Ética e os princípios do servidor / empregado público
– Administração do tempo: como lidar com demandas simultâneas, prazos e qualidade
– Antecipando riscos, resolvendo problemas e ganhando tempo
– Iniciativa e inovação no trabalho
– As virtudes e a satisfação pessoal do empregado público.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual;
– Mentoria do gestor imediato;
– Aula expositiva dialogada;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/colaboracao-criando-equipes-de-alto-desempenho/
https://www.udemy.com/course/gestao-de-tempo/
E1. Promove um ambiente agradável para o trabalho.
E2. Reconhece o valor das relações interpessoais, sabe elogiar, dar feedbacks, apoiar, agradecer e manter empatia com as pessoas que fazem parte do meio interno e externo (fornecedores, clientes e demais órgãos do estado).
E3. Demonstra satisfação, tolerância e disponibilidade no trato com os colegas e superiores.
Principais temas:
– Empatia;
– Cortesia;
– Disponibilidade em ajudar;
– Colaboração;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência e tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas, feedback e comunicação interpessoal;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Escuta ativa;
– Respeito;
– Humildade.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/840/?area=3
https://www.udemy.com/course/desenvolvimento-pessoal-e-interpessoal/
E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Gerenciamento de Demandas para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Gerenciamento de Demandas de TI para a organização, distribuição e acompanhamento de demandas de trabalho e serviço com o devido controle de prazos, metas e entregas.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Bussiness Inteligence (BI)
– Sistemas de Chamados – Help Desk
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva (ex: pelo fornecedor da solução);
À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Segurança e Proteção de Dados para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Segurança e Proteção de Dados para impedir o vazamento de informações sensíveis da Portos do Paraná e garantir o correto funcionamento da estrutura tecnológica.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Padrões e procedimentos de segurança da informação;
– DMZ (rede desmilitarizada);
– Firewall (sphos; Checkpoint);
– A.V (Bitdefender/ kaspersky);
– Correção de patchs de segurança (wsus, yum, APT-GET);
– Inventário de hardware /software;
– LGPD (Lei geral de proteção de dados);
– Criptografia e anonimização;
– Políticas de uso, permissividade e acesso a softwares.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
-Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
À distância:
– Curso em EAD
– Videoaulas.
Contínuo
Sugestões de Aprendizagem:
(a inserir)
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de apresentações.
E2. Utiliza adequadamente o software de apresentações com destreza para resumir informações e apresentá-las de maneira concisa e adequada graficamente.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Elaboração de apresentações;
– Formação de slides;
– Animações e automações;
– Hiperlinks, áudio e vídeo.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/curso-de-powerpoint-do-basico-ao-avancado/
https://www.udemy.com/course/decole-sua-carreira-crie-apresentacoes-profissionais-no-powerpoint/
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de planilhas eletrônicas.
E2. Utiliza adequadamente o software de planilhas eletrônicas com destreza para elaborar planilhas, permitindo inserir, organizar, cruzar, consultar dados e gerar gráficos e relatórios consolidados.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Elaboração de gráficos no Excel;
– Elaboração de planilhas dinâmicas, macros;
– Estruturar, configurar as planilhas;
– Conhecimento em fórmulas: do básico ao avançado;
– Conhecimento em banco de dados;
– Conhecimento em ferramentas de dashboard;
– Conhecimento em access para gerenciamento de banco de dados.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/884/?area=2
https://www.udemy.com/course/microsoft-excel-completo-de-a-a-z
https://www.udemy.com/course/excel_essencial/
https://www.udemy.com/course/excel-completo-/
E1. Adota postura colaborativa e cooperativa com a equipe de trabalho, compartilhando informações e conhecimento nas atividades e desafios diários.
E2. Respeita os colegas de sua equipe e demais colaboradores e superiores.
E3. Ajuda os colegas em suas atividades e procura auxílio quando necessário, aproveitando assim as expertises de cada membro da equipe.
Principais temas:
– Colaboração;
– Divisão do trabalho;
– Transparência;
– Empatia;
– Gestão de conflitos;
– Grupos x equipes coesas;
– Disponibilidade em ajudar;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência;
– Tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Como lidar com equipes heterogêneas;
– Coesão e atingimento de metas coletivas.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.
À distância:
– EAD com interação entre os alunos.
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/gestao-projetos-pequenas-equipes/
https://www.udemy.com/course/curso-de-inteligencia-emocional-para-trabalhar-em-equipe/
E1. Analisa os dados pertinentes à sua unidade ou ao Porto como um todo, buscando inter-relações úteis para gerar relatórios, análises integradas, recomendações e ações pertinentes.
E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de edição de texto.
E2. Utiliza adequadamente o software de edição de texto com destreza para elaborar, alterar e formatar textos, quadros ou imagens em relatórios.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.
Principais temas:
– Digitação de textos;
– Redação e formatação de textos;
– Diagramação de textos: Formatação de documentos, referências, tabelas, figuras, diagramas, sumários, seções, layout, margens, parágrafos, espaçamentos, capa/contracapa, paginação, cabeçalho/rodapé, marca d’água, impressão, exportação em pdf.
Modalidades e duração:
Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
À distância:
– EAD
Curta duração
Sugestões de Aprendizagem:
https://www.udemy.com/course/microsoft-word-office-365/
https://www.udemy.com/course/curso-word-completo/
https://www.udemy.com/course/curso-de-word-2019-basico-e-avancado/
Sugestões de cursos
Secretaria de Economia do Distrito Federal
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10º andar
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