Trilha do Meio Ambiente

Acesse abaixo, em cada competência, sua descrição, temas, modalidades e as primeiras opções de aprendizagem.

E1. Utiliza as normas, leis e procedimentos federais, estaduais e municipais para orientar empresas de forma clara e objetiva quanto a adequação do licenciamento ambiental (LI, LP, LO) para a atividade solicitada, atualizando os procedimentos internos.

E2. Atua de forma a prevenir acidentes e impactos ambientais, minimizando os riscos e mitigando ocorrências.

E3. Propõe inovações metodológicas e tecnológicas que permitam um monitoramento mais efetivo dos parâmetros ambientais.

 

Temas para desenvolvimento:

– Legislação de licenciamento ambiental;

– Conama 237/1997 e atualizações;

– Portaria Interministerial nº 60/2015 e atualizações;

– Resolução CEMA/PR 107/2020 e atualizações;

– Legislação ambiental municipal – Termo de Anuência Prévia – SEMMA Paranaguá;

– Conama 06/1986 e atualizações;

– Conama 398/08 e Lei do Óleo e atualizações;

– Norma Regulamentadora nº 29 e atualizações;

– Normas ISO

– Cuidados que os fiscais devem observar na atuação;

– Conhecimentos na área de infrações e multas, bem como de defesa.

 

Modalidades recomendadas:

Presencial ou EAD, curta duração.

 

Primeiras opções de aprendizagem:

https://ead.mma.gov.br/mod/page/view.php?id=9458

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1296/

E1. Apresenta conhecimento suficiente da Legislação e Normas Ambientais e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação e Normas Ambientais para consolidar suas análises e registros de maneira segura e assertiva, seguindo os procedimentos preestabelecidos pela Diretoria de Meio-Ambiente e Presidência da Portos do Paraná.

 

Principais temas para aprendizagem:

– Normas sanitárias; 

– Normas ISO (14000; 9000 e 45000); 

– Norma ISO 31000;

– Normas internas e SGI da APPA

– Legislação Ambiental (IBAMA, CONAMA, ICMBIO, MMA e IAT);

– Legislação de gerenciamento de riscos e atendimento a emergências ambientais;

– Licenciamento ambiental de dragagens.

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;
– Grupo de estudos com várioas setores;

À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.

Curta duração

 

Primeiras sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/legislacao-e-licenciamento-ambiental-aprendizagem-pratica/?utm_source=adwords&utm_medium=udemyads&utm_campaign=Webindex_Catchall_la.PT_cc.BR&utm_term=_._ag_114148736799_._ad_485704569539_._de_c_._dm__._pl__._ti_dsa-417093832031_._li_1001541_._pd__._&gclid=Cj0KCQjw-NaJBhDsARIsAAja6dOSbg0BworRrRQswlOEyNtgqBe_d7Rm33mSBzK8Cb_iP_IVQFLGhS8aAjITEALw_wcB

https://www.ead.senac.br/cursos-livres/legislacao-ambiental/

E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Controle de Acesso para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Controle de Acesso para monitoramento, bloqueio e acesso de pessoas, veículos e equipamentos, garantindo a extração de informações relevantes à segurança.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais Temas:

– Conhecimentos dos Sistemas de Licenciamento Ambiental;
– IBAMA – SisG-LAF
– IAT – Sistema SGA
– Resíduos – Conhecimento Sistemas MR Resíduos (estadual IAT) e MTR SINIR (MMA – IBAMA)
– Conhecimento do Sistema e-Protocolo;
– Conceitos de padronização e organização dos indicadores para fiscalização ambiental
– Conhecimento das funcionalidades do APPAWEB para fiscalização.

 

Modalidades e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva (ex: pelo fornecedor da solução);

À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Curta duração

 

Primeiras opções de aprendizagem:

(a inserir)

E1. Administra demandas de ações, campanhas e peças de comunicação com atenção às necessidades, prioridades e tempo ideal para sua veiculação.
E2. Compreende e traduz a intenção da mensagem desejada pela unidade ou de forma interdisciplinar na Portos do Paraná em ações eficazes, com diferentes tipos de mídia digital ou impressa, certificando-se da conexão entre emissor e receptor.
E3. Adota postura colaborativa com os diferentes setores da Portos do Paraná, desenvolvendo e assessorando ações de relações públicas e institucionais de qualidade como a divulgação de matérias, eventos, campanhas, visitas etc.

 

Principais Temas:

– Conceitos de elaboração de design gráfico;
– Conceitos de adequação da linguagem ambiental para o público-alvo;
– Habilidades em softwares de design gráfico e de apresentações.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Mentoring do gestor imediato;
– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;
– Leitura;

À distância:
– EAD
– Vídeoaulas

Média duração
Longa duração – Especialização, MBA (comunicação institucional, comunicação interna)

 

Primeiras sugestões de aprendizagem:

https://www.ead.senac.br/cursos-livres/powerpoint-do-basico-ao-avancado/

https://www.udemy.com/course/curso-completo-de-power-point-2016-com-aulas-praticas/?utm_source=adwords&utm_medium=udemyads&utm_campaign=Webindex_Catchall_la.PT_cc.BR&utm_term=_._ag_114148736799_._ad_485704569539_._de_c_._dm__._pl__._ti_dsa-43413768253_._li_1001541_._pd__._&gclid=Cj0KCQjw-NaJBhDsARIsAAja6dPDiAs-SJmsI4Jl8xTscMS5BloDO7J9RAXHNE-REVBFKcpIbzS7IpUaAsypEALw_wcB

 

 

E1. Demonstra pleno conhecimento da interação com instâncias de governança, os órgãos de controle, agências reguladoras e órgãos de fiscalização, permitindo atuar com segurança no atendimento às normas e padrões requeridos.
E2. Antecipa-se utilizando ferramentas de planejamento na preparação de relatórios e documentos para atender a fiscalizações, regularizações ou solicitações de forma a manter o fluxo normal de operações na Portos do Paraná.

 

Principais Temas:

– Licenciamento ambiental municipal
– Licenciamento ambiental estadual;
– Licenciamento ambiental federal;
– Conhecimento legislação dos órgãos de controle e fiscalização a saber:
1) Antaq;
2) Anvisa;
3) Funai;
4) Iphan;
– Princípios e conhecimentos de como atuar e agir para relação com os órgãos fiscalizadores e/ou intervenientes;

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.

Curta duração

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

(a inserir)

 

E1. Analisa situações e eventos com objetividade e celeridade para aplicar as medidas necessárias conforme os procedimentos e normas estabelecidas, comunicando as ocorrências às instâncias adequadas.
E2. Atua em emergências orientando procedimentos de primeiros socorros, combate a incêndios ou repreensão de ilícitos conforme a normatização do setor, dentro de seu limite de atuação, de maneira segura e efetiva.

 

Principais Temas:

Legislação ambiental portuária voltada a atendimento a ocorrências a saber:
1) PEI e Plano de Área;
2) PAE/PCR
3) PGR
4) PAM
Obs.: Considerar atualizações desses planos;
– Conceitos para atendimento a ocorrências a emergências ambientais à On Scene Commander e First Responder;
– Técnicas para atuação nessas ocorrências.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Estudo de caso;
– Dinâmica de grupo;
– Jogos de equipes.

À distância:
EAD

Curta duração

 

Primeiras sugestões de Aprendizagem:

https://www.rescuecursos.com/curso-de-contencao-em-emergencias-ambientais/

http://www.defesacivil.pr.gov.br/Pagina/Curso-de-Sistema-de-Comando-de-Incidentes

E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Controle Interno para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Controle Interno para lançamento e gerenciamento de informações sobre: ocorrências, desvios comportamentais e não conformidades, fiscalizações, informações de acesso, riscos e indicadores.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais Temas:

– Conceitos em Softwares de gerenciamento de planilhas;
– Conceitos em Softwares de gerenciamento de projetos;
– Conceitos e aplicabilidade para fiscalização e arrendamento do sistema APPAWEB.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva (ex: pelo fornecedor da solução);

À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Curta duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

(a inserir)

 

E1. Analisa o contexto, a interação com a comunidade local e as áreas com as quais a Portos do Paraná se relaciona, propondo ações de responsabilidade social e ambiental para promover o equilíbrio e o desenvolvimento local.
E2. Propõe e executa ações de prevenção e redução de impactos negativos na região de atuação da Portos do Paraná, incluindo educação ambiental para os diferentes públicos.

 

Principais Temas:

– Conceitos básicos de Ecologia
– Bioma mata-atlântica e seus ecossistemas
– Conceitos de oratória e como se portar perante diferentes grupos da sociedade
– Conceitos e definições aplicados à gestão ambiental portuária
– Conceitos e definições de metodologias de aplicação de tecnologias ambientais simples e sustentáveis de mais fácil aplicação junto às comunidades como Permacultura.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual;
– Aula expositiva dialogada;

À distância:
– EAD

Curta duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/452/

E1. Planeja e prioriza suas atividades antecipadamente, elaborando lista de tarefas, pautas de reuniões, agenda de compromissos e processos sob sua responsabilidade.
E2. Executa suas atividades de acordo com as prioridades, prazos, normas e procedimentos definidos.
E3. É assertivo nas suas colocações, administrando e otimizando o tempo em suas demandas.

 

Principais Temas:

– Definições de padrões a serem cumpridos;
– Organização das tarefas de forma racional;
– Priorização da qualidade na execução;
– Controle de prazos;
– Controle de agendas;
– Controle de documentos e arquivos;
– Administração do tempo.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;

À distância:
– EAD.

Curta duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/produtividade-e-gestao-do-tempo-k/

E1. Antecipa-se e supera desafios, define corretamente as prioridades, propõe ações e executa suas atividades concretizando as metas estabelecidas.
E2. Busca conhecimento que agregue a realização das suas atividades, atuando com segurança e exatidão, garantindo bons resultados.

 

Principais Temas:

– Estabelecimento de metas;
– Alinhamento de objetivos;
– Administração do tempo;
– Engajamento;
– Diagnóstico de cenários;
– Cumprimento de metas;
– Proatividade;
– Técnicas de priorização (80/20), importância, impacto urgência;
– Plano de ação assertivo.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Coaching;
– Treinamento on the job com outros colaboradores (colegas);

À distância:
– EAD
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas, análise de casos;

Curta duração.

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/333/?area=8

https://www.udemy.com/course/lideranca-com-foco-em-resultados/

E1. Demonstra controle emocional para melhor lidar com as dificuldades inerentes ao trabalho, mesmo em situações sob pressão.
E2. Relaciona-se técnica e profissionalmente com seus interlocutores sem deixar-se envolver emocionalmente.

 

Principais Temas:

– Inteligência emocional;
– Gestão de conflitos;
– Autoconhecimento;
– Controle emocional;
– Gerenciamento do stress;
– Profissionalismo.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Coaching;
– Grupos de simulação e vivências comportamentais;
– Mentoring do gestor imediato.

Curta duração.

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/318

https://www.udemy.com/course/controle-emocional/?utm_source=adwords&utm_medium=udemyads&utm_campaign=Webindex_Catchall_la.PT_cc.BR&utm_term=_._ag_114148736799_._ad_485704569539_._de_c_._dm__._pl__._ti_dsa-913602726882_._li_1001541_._pd__._&gclid=Cj0KCQjw-NaJBhDsARIsAAja6dP5Nu8SHuFFGPYSlC4SLSNLVC6PYsPZcKjDvliEc6YpzLsdSczpv60aAsa1EALw_wcB

E1.Demonstra capacidade de conduzir o relacionamento institucional com órgãos governamentais, agências reguladoras, empresas, associações de classe, mídia e demais instituições de maneira segura e adequada, visando estabelecer parcerias para iniciativas estratégicas e políticas públicas para a Portos do Paraná.
E2. Age preventivamente em situações de instabilidade para manter o equilíbrio das relações com os stakeholders.

 

Principais Temas:

– Transparência;
– Gestão de conflitos;
– Sustentabilidade;
– Conhecimento sobre os impactos das atividades da Companhia na região;
– Diálogo constante;
– Conhecimento das necessidades específicas da comunidade local;
– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes (clientes, prefeitura, órgãos do estado, órgãos federais, empregados, sindicato, OGMO)

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos.

À distância:
– EAD.

Curta duração.

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

(a inserir)

 

E1. Orienta as pessoas para darem o melhor de si, com vistas ao atingimento dos objetivos e à obtenção de resultados em seus processos de trabalho.
E2. Demonstra habilidade em fornecer e receber feedback, assim como gerenciar o desempenho e desenvolvimento da equipe.
E3. Promove o potencial dos membros da equipe com oportunidades e desafios, delegando tarefas e fomentando a disseminação de conhecimentos.

 

Principais Temas:

– Habilidades fundamentais de Liderança
– Estilos de Liderança
– Liderança Transformacional e Leader-Member Exchange (LMX)
– Gestão de Equipes para Resultados
– Técnicas de orientação e comunicação não-violenta
– Inteligência emocional;
– Colaboração;
– Tolerância;
– Técnicas de Feedback e reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Delegação de atividades;
– Engajamento;
– Estabelecimento, monitoramento e suporte ao atingimento de metas;
– Entusiasmo;
– Técnicas de Motivação.

 

Modalidades e duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching;
– Reuniões de resultados setoriais.

À distância:
– EAD;
– Livros sobre liderança.

Média duração

 

Sugestões de aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-pessoas/

 

https://www.udemy.com/course/lideranca-e-gestao-de-equipes/

 

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/385/

 

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/299

E1. Analisa documentos, informações e dados com atenção à qualidade, precisão e confiabilidade, propondo recomendações coerentes.
E2. Utiliza perspectiva crítica e questionadora, mas construtiva, com o intuito de contribuir para o sucesso dos trabalhos.
E3. Propõe ideias ou complementações onde julga necessário, de maneira assertiva.

 

Principais Temas:

– Técnicas de interpretação e análise de dados;
– Técnicas de cenários;
– Análise de séries históricas e correlações;
– Filtro de dados e data analytics;
– Observação, foco e discernimento;
– Técnicas de síntese, geração de relatórios e representações gráficas;
– Análise crítica e investigativa;
– Autogerenciamento.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:
– EAD;

Curta duração.

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/analise-viabilidade-excel/https://www.udemy.com/course/eap-estrutura-analitica-de-um-projeto/

E1. Compreende as dificuldades de maneira equilibrada, não se prendendo ao problema, mas sim buscando múltiplas formas de solução.
E2. Estrutura o contexto, a definição do problema, as alternativas de solução e seus impactos para todos os envolvidos antes de direcionar a ação.
E3. Procura demonstrar atitude positiva e analisar situações adversas com temperança.

 

Principais Temas:

– Análise de processo decisório, alternativas, causas e consequências, caminho crítico, riscos (árvore de decisão, diagrama de Ishikawa, 5 porquês);
– Técnicas de resolução de problemas baseados em informação;
– Análise sistêmica;
– Gestão de conflitos;
– Planos de ação;
– Comunicação de soluções e agenda positiva.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e análises de casos;
– Mentoria do gestor imediato.

À distância:
– EAD
– Leitura de livros sobre análises de casos

Curta duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/analise-e-solucao-de-problemas-com-8d/

 

https://www.udemy.com/course/design-thinking-possivel/

E1. Adota postura colaborativa e cooperativa com a equipe de trabalho, compartilhando informações e conhecimento nas atividades e desafios diários.
E2. Respeita os colegas de sua equipe e demais colaboradores e superiores.
E3. Ajuda os colegas em suas atividades e procura auxílio quando necessário, aproveitando assim as expertises de cada membro da equipe.

 

Principais Temas:

– Colaboração;
– Divisão do trabalho;
– Transparência;
– Empatia;
– Gestão de conflitos;
– Grupos x equipes coesas;
– Disponibilidade em ajudar;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência;
– Tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Como lidar com equipes heterogêneas;
– Coesão e atingimento de metas coletivas

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.

À distância:
– EAD com interação entre os alunos.

Curta duração.

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/gestao-projetos-pequenas-equipes/

https://www.udemy.com/course/curso-de-inteligencia-emocional-para-trabalhar-em-equipe/

E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Tratamento e Análise de Dados para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Tratamento e Análise de Dados para organizar, tratar, analisar e extrair informações relevantes a partir de grandes conjuntos de dados (Business Intelligence).
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais Temas:

– Power BI
– SGI – Sistema de Gestão Integrado

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução/Celepar);

À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Curta duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/406/

https://www.udemy.com/course/analise-de-dados-microsoft-excel/

https://www.udemy.com/course/power-bi-completo-do-basico-ao-avancado/

https://www.udemy.com/course/power-bi-primeiros-passos-aos-primeiros-dashboards/

https://www.udemy.com/course/power-bi-e-excel-saiba-construir-dashboards-incriveis/

E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de edição de texto.
E2. Utiliza adequadamente o software de edição de texto com destreza para elaborar, alterar e formatar textos, quadros ou imagens em relatórios.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais Temas:

– Digitação de textos;
– Redação e formatação de textos;
– Diagramação de textos: Formatação de documentos, referências, tabelas, figuras, diagramas, sumários, seções, layout, margens, parágrafos, espaçamentos, capa/contracapa, paginação, cabeçalho/rodapé, marca d’água, impressão, exportação em pdf.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:
– EAD

Curta duração.

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/microsoft-word-office-365/

https://www.udemy.com/course/curso-word-completo/https://www.udemy.com/course/curso-de-word-2019-basico-e-avancado/

E1. Elabora textos, documentos e relatórios precisos e coerentes utilizando-se da linguagem técnica e objetiva.
E2. Consolida e sintetiza informações de forma estruturada na redação dos documentos.
E3. Segue padrões de redação e formatação estabelecidos com precisão gramatical, coesão e coerência, buscando manter ou aprimorar a qualidade dos documentos elaborados em sua unidade.

 

Principais Temas:

– Formatação de documentos e padronização
– Estilos de linguagem
– Coesão, coerência e argumentação
– Síntese e concisão redacional
– Principais aspectos da acurácia gramatical
– Terminologia técnica da área
– Análise do contexto, triagem dos aspectos relevantes, consolidação de ideias e clareza de apresentação de fundamentos.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:
– Cursos em EAD

Curta duração.

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/452/

E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Modelagem de Informações da Construção (BIM) para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Modelagem de Informações da Construção (BIM) para criação de modelos 3D ou maquetes digitais a partir da integração e compartilhamento de dados de projetos e obras.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais Temas:

– Conhecimentos para uso e manuseio de BIM
– Conhecimentos para uso e aplicação do SGI – Sistema de Gestão Integrado da Portos do Paraná;
– AutoCAD;
– Sketchup;
– Outros aplicativos do tipo BIM.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução);

À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Média duração.

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.cursobim.com/

https://www.pucminas.br/PucVirtual/Pos-Graduacao/Paginas/BUILDING-INFORMATION-MODELING-(BIM)-%E2%80%93-BIM-Manager.aspx?moda=1&polo=1&area=27&curso=3061&situ=1

 

E1. É capaz de visualizar o cenário completo, analisando o contexto, processos e pessoas envolvidas para promover uma atuação integrada.
E2. Avalia não apenas a sua necessidade imediata, mas o impacto e as consequências que sua decisão vai gerar para todas as outras áreas.

 

Primeiros Temas:

– A Cadeia de Valor da Companhia;
– Visão panorâmica dos serviços e instalações;
– Processos, interconexões e impactos entre setores;
– Integração das equipes;
– Indicadores e metas estratégicos e setoriais;
– Interrelação de projetos e programas;
– A conexão do ambiente interno e externo;
– Disseminação do conhecimento;
– Comunicação interna e externa nos diferentes níveis hierárquicos.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Coaching

À distância:
– Vídeos instrucionais sobre a atuação integrada da Appa

Curta duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/visao-sistemica-de-negocios/

 

E1. Apresenta o domínio necessário sobre softwares específicos de Georreferenciamento para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Georreferenciamento para analisar a disposição/utilização das áreas da poligonal portuária e adjacentes para monitorar e coletar dados pertinentes às atividades desenvolvidas pela unidade.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais Temas:

– Conhecimentos de ferramentas de Geoprocessamento para elaboração e plotagem de mapas;
– Conhecimento das funcionalidades do QGIS;
– Conhecimento das funcionalidades do ARCGIS;
– Funcionalidades do Google Earth Pro para plotagem dos pontos e locais de monitoramentos ambientais;

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva (ex: pelo fornecedor da solução);

À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Média duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/curso-de-georreferenciamento-utilizando-o-qgis/

 

https://www.iag.usp.br/geofisica/escoladeverao/index.php/cursos/

 

E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Processamento de Dados Geofísicos para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Processamento de Dados Geofísicos para fiscalizar e monitorar a qualidade dos dados gerados por empresas executantes.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais Temas:

– Aparelhos GPS em campo
– Oceanografia Física Estuarina e Costeira
– Levantamentos Hidrográficos;
– Maregrafia;
– Normas da Autoridade Marítima;
– Geologia Marinha;
– Recursos Hídricos;
– Leis Marítimas internacionais.
– Sonografia;

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução);

À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Média duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

(a inserir)

E1. Analisa os dados pertinentes à sua unidade ou ao Porto como um todo, buscando inter-relações úteis para gerar relatórios, análises integradas, recomendações e ações pertinentes.
E2. Identifica necessidades de ajustes em processos operacionais, propondo melhorias, investimentos e mitigação de riscos.

 

Principais Temas:

– Conhecimentos dos programas ambientais e condicionantes executados pelas Licenças de Operação dos Portos do Paraná;
– Conhecimento do Plano de Controle Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental dos Portos do Paraná e suas atualizações;
– Redação de pareceres técnicos;
– Interpretação de dados ambientais.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Aula expositiva e prática em sala;
Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;

À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.

Média duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/406/

https://www.udemy.com/course/analise-de-dados-microsoft-excel/

https://www.udemy.com/course/power-bi-completo-do-basico-ao-avancado/

https://www.udemy.com/course/power-bi-primeiros-passos-aos-primeiros-dashboards/

https://www.udemy.com/course/power-bi-e-excel-saiba-construir-dashboards-incriveis/

E1. Promove um ambiente agradável para o trabalho.
E2. Reconhece o valor das relações interpessoais, sabe elogiar, dar feedbacks, apoiar, agradecer e manter empatia com as pessoas que fazem parte do meio interno e externo (fornecedores, clientes e demais órgãos do estado).
E3. Demonstra satisfação, tolerância e disponibilidade no trato com os colegas e superiores.

 

Principais Temas:

– Empatia;
– Cortesia;
– Disponibilidade em ajudar;
– Colaboração;
– Compartilhamento de conhecimento;
– Paciência e tolerância;
– Reconhecimento do trabalho das pessoas, feedback e comunicação interpessoal;
– Entendimento do mindset das pessoas;
– Escuta ativa;
– Respeito;
– Humildade..

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.

À distância:
– EAD com interação entre os alunos.

Curta duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/840/?area=3https://www.udemy.com/course/desenvolvimento-pessoal-e-interpessoal/

 

 

 

 

E1. Atua com empenho, iniciativa e agilidade no atendimento a demandas e na solução de problemas.
E2. Visualiza oportunidades de melhoria, propõe e aplica ajustes nos processos de trabalho.
E3. Demonstra responsabilidade para antecipar-se e mitigar erros, problemas ou riscos visíveis.

 

Principais Temas:

– Ética e os princípios do servidor / empregado público
– Administração do tempo: como lidar com demandas simultâneas, prazos e qualidade
– Antecipando riscos, resolvendo problemas e ganhando tempo
– Iniciativa e inovação no trabalho
– As virtudes e a satisfação pessoal do empregado público.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual;
– Mentoria do gestor imediato;
– Aula expositiva dialogada;

À distância:
– EAD

Curta duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/colaboracao-criando-equipes-de-alto-desempenho/

 

 

E1. Reage de forma positiva às mudanças e adversidades, adaptando-se a novos contextos profissionais e mantendo um desempenho eficiente.
E2. Utiliza a diversidade de tarefas como uma oportunidade de desenvolvimento profissional, identificando e avaliando as alternativas capazes de resolver problemas e atingir resultados.
E3. Demonstra flexibilidade para modificar o plano de ação e alocação de recursos quando necessário de forma consciente, estruturada e fundamentada.

 

Principais Temas:

– Autoconhecimento;
– Adaptabilidade;
– Inteligência emocional;
– Autocrítica;
– Relacionamento e integração com a equipe;
– Ferramentas e técnicas de gestão da mudança;
– Flexibilidade em contextos adversos.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Mentoria do gestor imediato.

À distância:
– EAD com interação entre os alunos.

Curta duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.portaleducacao.com.br/curso-online-lideranca-resiliencia-com-eduardo-carmello/p

 

 

 

E1. Administra adequadamente divergências, antagonismos de interesses, ideias e posicionamentos.
E2. Demonstra habilidade para articular parcerias internas e externas visando ao alcance de resultados mutuamente benéficos.
E3. Consegue dialogar com colaboradores e superiores em situações de conflito, buscando a conciliação.

Principais Temas:

– Estilos de negociação;
– Negociação ganha-ganha;
– Apresentação do valor agregado dos serviços;
– Técnicas de persuasão;
– Empatia;
– Gerenciamento de conflitos;
– BATNA (best alternative to a negotiated agreement);
– Técnicas de articulação, argumentação e convencimento das partes em ambiente político;
– O estabelecimento de parcerias estratégicas
– Como transitar pelas diferentes esferas do poder público estadual com desenvoltura.

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Aula expositiva em sala com dinâmica de grupo;
– Simulações e vivências em grupo, em módulos intercalados com aporte conceitual.
– Grupos de estudos.

À distância:
– EAD.

Curta duração.

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/neuroconciliacao-e-gestao-de-conflitos/

https://www.udemy.com/course/gestao-de-conflito/

 

https://pt.coursera.org/learn/negociacao

E1. Analisa riscos possíveis em relação à sua unidade ou à organização como um todo, procurando as estratégias mais seguras para atingir resultados esperados.
E2. Planeja e articula informações e pessoas para mitigar riscos e evitar sua reincidência.
E3. Realiza o gerenciamento da matriz de riscos, seguindo procedimentos e normas previstas para evitar problemas ou disfunções.

 

Principais Temas:

– Planejamento e gerenciamento do risco;
– Identificação do risco;

– Metodologia Coso;
– Análise qualitativa;
– Análise quantitativa;
– Atividades de controle;
– Elaboração de documentação;
– Atuação na solução/mitigação;
– Normas técnicas (ISO 31000);
– Informação e comunicação;
– Monitoramento de riscos.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Aula expositiva dialogada;
– Treinamento on the job com outros colaboradores.

À distância:
– EAD
– Vídeoaulas

Curta duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.udemy.com/course/gestao-riscos-projetos-planejamento/

https://www.udemy.com/course/coso-gestao-de-risco-corporativo/

https://www.udemy.com/course/aplicacao-da-gestao-de-riscos-e-oportunidades/

https://www.udemy.com/course/gestao-de-riscos-iso-310002018/

 

E1. Comunica-se de forma clara e precisa, tanto na forma verbal como escrita, utilizando linguagem adequada a cada ambiente e tipo de público-alvo.
E2. Sabe ouvir ativamente, buscando compreender o contexto e dar o encaminhamento devido.
E3. Preocupa-se com a qualidade das informações fornecidas e recebidas.

 

Principais Temas:

– Comunicação: o emissor, a mensagem, o receptor, diferenças de interpretação, suas consequências e os cuidados necessários;
– A comunicação formal e informal
– Credibilidade, relevância, significado e atratividade;
– Cultura organizacional e estilo gerencial: conhecendo os pontos críticos;
– A comunicação verbal, escrita e visual – técnicas adequadas, erros mais comuns e como evitá-los;
– Canais de comunicação tradicionais e as mídias sociais;
– Comunicando-se em situações de conflito: como lidar com pessoas em estados de comportamento alterados – Rapport;
– Técnicas de redação;
– Técnicas para falar em público (oratória)

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

 

Presencial:
– Aulas expositivas com atividades práticas e dialogadas;
– Dinâmica de grupo;
– Mentoria do gestor imediato.


À distância:
– EAD
– Leitura de livros, documentos e relatórios da área de atuação

Média duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/comunicacao-oral-escrita-linguagem-corporal-completo/

https://www.udemy.com/course/comunicacao-consciente-aprenda-a-comunicar-de-verdade/

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1300/?area=3https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/1181/?area=3

 

E1. Apresenta posicionamento coerente com as normas, procedimentos legais e os códigos de ética e conduta da Portos do Paraná.
E2. Atua com ética, respeito, transparência e profissionalismo na execução de trabalhos e projetos, inclusive quanto à assiduidade, pontualidade e cumprimento de prazos.
E3. Mantém a devida impessoalidade, discrição e sigilo sobre as informações e acontecimentos sensíveis ao ambiente de trabalho.

 

Principais Temas:

– Código de Ética;
– Inteligência emocional;
– Cumprimento de normas e procedimentos internos;
– Confiança;
– Sigilo;
– Profissionalismo;
– Disciplina;
– Bom senso;
– Transparência;
– Compromisso com o trabalho.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Dinâmica de grupo;
– Grupos de simulação e vivências comportamentais;
– Mentoria do gestor imediato.

À distância:

EAD.

Curta duração.

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

 

https://www.ead.senac.br/cursos-livres/etica-e-trabalho/

 

 

E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de planilhas eletrônicas.
E2. Utiliza adequadamente o software de planilhas eletrônicas com destreza para elaborar planilhas, permitindo inserir, organizar, cruzar, consultar dados e gerar gráficos e relatórios consolidados.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais Temas:

– Elaboração de gráficos no Excel;
– Elaboração de planilhas dinâmicas, macros;
– Estruturar, configurar as planilhas;
– Elaboração de fórmulas: do básico ao avançado;
– Conhecimento em banco de dados;
– Ferramentas para para gerenciamento de banco de dados.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:
– EAD

Curta duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/884/?area=2

https://www.udemy.com/course/microsoft-excel-completo-de-a-a-z/

https://www.udemy.com/course/excel_essencial/https://www.udemy.com/course/excel-completo-/

 

E1. Apresenta o domínio necessário das técnicas e ferramentas de desenho técnico para elaborar layouts operacionais, estruturas e instalações.
E2. Utiliza, com destreza, técnicas e ferramentas para criação de soluções espaciais e de infraestrutura adequadas à Portos do Paraná.

 

Principais Temas:

 

– Capacidade para elaboração de desenhos para comunicação social e educação ambiental;
– Elaboração de gráficos e produtos para apresentação para o público-alvo a saber:
1) Comunidade Portuária;
2) Comunidades pesqueiras atendidas pelos programas ambientais do Porto;
3) Público interno do Porto (Profissionais da própria APPA e contratadas)
4) Público externo do Porto.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução);

À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Curta duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/curso-de-leitura-e-interpretacao-de-desenho-tecnico-mecanico/

https://www.udemy.com/course/curso-de-autocad-2d-2017/?gclid=Cj0KCQjw-NaJBhDsARIsAAja6dNZj68GsjnzjfDRar0Wz3KIueEwLc_YipFxePPLZ_9TbAHp9WrbNhMaApYeEALw_wcB&utm_campaign=AutoCAD_new_v.PROF_la.PT_cc.BR_ti.4674&utm_content=deal4584&utm_medium=udemyads&utm_source=adwords-intl&utm_term=_._ag_102730758238_._kw_%2Bcurso+%2Bde+%2Bautocad+%2Bon+%2Bline_._ad_437741554204_._de_c_._dm__._pl__._ti_kwd-365290101828_._li_1001541_._pd__._

 

E1. Apresenta o domínio necessário sobre sistemas e softwares específicos de Tramitação de Documentos para realizar seu trabalho com qualidade e celeridade.
E2. Utiliza adequadamente os Sistemas e/ou Softwares de Tramitação de Documentos para cadastro, numeração, gerenciamento e arquivamento de documentos.
E3. Esforça-se para conhecer novas funcionalidades e recursos, quando disponibilizados, para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais Temas:

– Gerenciamento de planilhas das autorizações ambientais das empresas dos serviços de apoio portuário gerenciados pela Diretoria de Meio Ambiente;
– Gerenciamento das planilhas dos planos de trabalho das empresas autorizadas pelo Diretoria de Meio Ambiente;
– Gerenciamento das planilhas de prestação de contas dos serviços autorizadas pela Diretoria de Meio Ambiente;
– Conhecimento do EPROTOCOLO do Estado do Paraná e suas atualizações para inserção e assinatura de documentos;
– Ferramentas e novas alternativas para controle e gerenciamento de documentos;

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva/prática (ex: pelo fornecedor da solução);

À distância:
– Curso em EAD.
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e experimentação

Curta duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

(a inserir)

E1. Apresenta o domínio necessário da Legislação e Normativos de Segurança no Trabalho e acompanha as atualizações normativas.
E2. Aplica seus conhecimentos sobre Legislação e Normativos de Segurança no Trabalho (Leis, Decretos, Portarias, Instruções Normativas, Resoluções e outros atos normativos federais e estaduais) para consolidar suas análises, registros e ações preventivas de maneira segura e assertiva.

 

Principais Temas:

– Saúde e Segurança da APPA (OS 173/2020)
– NR’s 04, 06, 07, 09, 10, 11, 12,15, 16, 17, 23, 26, 33;
– Programas PPRA, PCMSO, LTCAT;
– NBR’s e normas estaduais de segurança e combate a incêndios (projeto de incêndios);
– Elaboração de normas internas de segurança de saúde e comportamental;
– Treinamento brigada de incêndio;
– Procedimentos de averiguação de cargas e trânsito;
– Plano de ação de emergência.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Grupo de estudo com vários setores;
– Pesquisas sobre jurisprudência do setor de segurança;

À distância:
– Cursos em EAD;
– Vídeoaulas.

Média duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

 

Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho

E1. Demonstra entendimento dos processos internos, identificando e avaliando os pontos de controle com precisão e objetividade.
E2. Aplica os conhecimentos para controle e monitoramento dos processos e procedimentos internos de forma sistemática e efetiva, com vistas a orientar e garantir sua correta execução conforme os normativos vigentes. 

 
Temas de aprendizagem:
– Elaboração, reunião e padronização de normas, políticas e procedimentos;
– Gestão de processos (mapeamento e desenho);
– Atendimento a órgãos de controle (CGE, TCU);
– Monitoramento de riscos;
– Mitigação de riscos;
– Acompanhamento de PCA;
– Técnicas de auditoria e perícia de dados;
– Cruzamento de dados;
– Processamento e análise de dados;
– Análise de riscos e probabilidades.

Modalidades mais recomendadas:

Presencial:

 – Treinamento on the job com outros colaboradores;

 – Aula expositiva e prática em sala;

 – Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos; 

À distância:

 – Curso em EAD;

 – Vídeoaulas.

 Média duração

Primeiras opções de aprendizagem:

 https://www.escolavirtual.gov.br/curso/314/

 https://www.escolavirtual.gov.br/curso/312/

 https://www.udemy.com/course/formacao-de-auditores-internos-da-qualidade/

E1. Apresenta o domínio necessário dos recursos do software de apresentações.
E2. Utiliza adequadamente o software de apresentações com destreza para resumir informações e apresentá-las de maneira concisa e adequada graficamente.
E3. Busca conhecer novas funcionalidades e recursos para aprimorar seu trabalho e compartilhar com os colegas.

 

Principais Temas:

– Elaboração de apresentações;
– Formação de slides;
– Animações e automações;
– Hiperlinks, áudio e vídeo.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Treinamento on the job com outros colaboradores;
– Aula expositiva e prática em sala;

À distância:
– EAD

Curta duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/curso-de-powerpoint-do-basico-ao-avancado/

https://www.udemy.com/course/decole-sua-carreira-crie-apresentacoes-profissionais-no-powerpoint/

E1. Apresenta o domínio necessário sobre os conceitos de Gestão de Projetos quanto a escopo, prazos, custos, riscos, pessoas, stakeholders, qualidade, comunicação e metodologias ágeis, dentre outros.
E2. Aplica adequadamente seus conhecimentos para mobilizar recursos técnicos, financeiros e humanos, verificar desvios e promover a realização de projetos bem-sucedidos e alinhados à estratégia organizacional.
E3. Apresenta o domínio necessário dos recursos de softwares de Gestão de Projetos.

 

Principais Temas:

– A tríplice restrição;
– Metodologias PMI;
– Metodologias ágeis no gerenciamento de projetos;
– Gestão da comunicação;
– Criação de dashboards para projetos;
– Gestão de reuniões;
– Gestão de prioridades;
– Planejamento das etapas;
– Conhecimento das normativas internas e externas;
– Princípios de visão estratégica.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Aula expositiva dialogada;
– Treinamento on the job com outros colaboradores.

À distância:
– EAD
– Videoaulas

Média duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/328/?area=8

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/104/

https://www.udemy.com/course/planejamento-gestao-de-projetos-tradicional-pmi-completo/

https://www.udemy.com/course/gestao-riscos-projetos-planejamento/

E1. Explora novas ideias que agreguem valor na realização das atividades, garantindo bons resultados.
E2. Propõe aprimoramentos significativos dos serviços, métodos, processos, práticas organizacionais, gerando avanços para a Portos do Paraná.

 

Principais Temas:

– Benchmarking;
– Visão analítica de sistemas e novas ferramentas;
– Técnicas de gestão de processos;
– Ferramentas de geração e gestão de ideias;
– Brainstorming;
– Visitas técnicas;
– Ferramentas de desenvolvimento de cultura de inovação.

 

Modalidades de Aprendizagem e Duração:

Presencial:
– Autodesenvolvimento com leituras, pesquisas e encontros periódicos em grupos;
– Visitas técnicas;

À distância:
– Curso em EAD;
– Vídeoaulas.

Média duração

 

Primeiras Sugestões de Aprendizagem:

https://www.udemy.com/course/gestao-da-inovacao/

Sugestões de cursos e materiais de aprendizagem

Sugira ao lado cursos ou materiais de aprendizagem relacionando à respectiva competência e Trilha para a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas analisar e incorporar